Apesar de dominar quase 80 % do mercado brasileiro de motos, a Honda parece estar determinada a aumentar ainda mais o seu domínio. No inicio desse mês, entre reestilizações e lançamentos inéditos, a Honda lançou sete novos modelos, uma dessas novidades foi a nova NX 400i Falcon 2013. O modelo que será produzido na fábrica em Manaus chega custando R$ 18,900 e marca o retorno da Honda ao segmento das motos de 400cc, e claro o retorno da Falcon ao Brasil.
A NX 400i Falcon é uma versão evoluída da NX4 Falcon que deixou de ser vendida no Brasil em 2009. O novo modelo traz varias novidade em relação a sua antecessora.
Embora lembre bastante o antigo modelo, a Nova Falcon conta com um estilo mais moderno e atraente. A carenagem dianteira e das laterais foram toda reestilizada, assim como o guidão que ficou mais largo e alto, na traseira. A moto também ganhou um novo conjunto óptico dianteiro e traseiro, além de um novo escape, novos piscas e bagageiro de série. Outra novidade é o painel que agora é todo digital.
Suspensão e freios…
A Falcon é uma moto de uso misto, um modelo feito para se dar bem tanto no asfalto quanto na terra. Por isso o conjunto de suspensão possui curso longo, com 215 mm na dianteira e do tipo Pro Link com 180 mm na traseira. Garantindo conforto ao se rodar no asfalto e valentia quando se anda fora dele. Os pneus da Nova Falcon 2013 são de uso misto MT 60, 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Outro ponto que merece ser comentado é o sistema de freio com disco na dianteira e traseira, sendo disco de 256 mm na dianteira, mordido por pinças de pistão duplo, e com disco 220 mm na traseira mordido por pinça de pistão simples na traseira.
Motor 400 cc agora com injeção eletrônica...
Além do novo design, o principal diferencial em relação a NX4, está no motor para ficar de acordo com as normas de emissão de poluentes (Promot 3), a Honda Falcon agora é equipada com injeção eletrônica.
Essa foi o principal fator que fez com que a Honda aposentasse a antiga Falcom NX4, na época ela não atendia o Promot 3 (que entrou em vigor em 2009), com isso o modelo montado em Manaus passou a ser destinado apenas para a importação.
O motor da Falcon continua sendo o conhecido propulsor o OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco com sistema RFVC (Radial Four Valve Chamber), a potência também continua a mesma, 28.7 CV a 6.500 rpm, já o torque máximo é de 3.27 kgfm a 6.000 rpm. Este motor é bastante valente garante uma ótima agilidade a Falcon.
O câmbio da nova NX 400i Falcon também é o mesmo da geração passada, uma transmissão manual de 5 marchas, a partida é elétrica. O tanque de combustível tem 15.3 litros, sendo 5.3 litros de reserva.
Apesar do preço não ser uma pechincha, a Honda está confiante no sucesso da NX 400i Falcon 2013, a expectativa é de 11,000 exemplares saíam de suas concessionarias ao ano.
A NX 400i Falcon 2013 chega ao mercado em agosto, disponível nas cores preta sólida, vermelha metálica e prata metálica, ele terá um preço de tabela de R$ 18,900, tendo com base São Paulo, não incluindo despesas com frete e seguro.
Respostas de 3
vcs sao loucos eu nao compro esta muito cara
sou proprietario de uma falcom 2002 a 6 anos,uma das melhores motos que ja tive.a honda nunca devia ter parado de fabricar.honda pelo amor de deus,tira essa roda 21 da frente,coloca uma 17,estilo motard,eu fiz na minha,fica linda,uma super moto
Gostei ficou o visual ficou mais bonito !! E a injeção eletrônica é uma tecnologia comum nos dias de hoje, já devia ter sido lançada antes