A Honda revelou na última semana, os seus lançamentos para o segundo semestre, uma das novidades é a chegada da VFR 1200 X Crosstourer, esbanjando estilo, potência e tecnologia, o modelo importado chega ao Brasil em outubro.
A VFR 1200 é considerado pela Honda uma “Big On Off Touring, uma moto grande porte de uso misto, ele é ideal pra quem gosta de cair na estrada, sendo ela asfaltada ou de terra, uma moto desenvolvida para percorrer grandes distâncias.
Seu chassi é todo em alumínio, é o mesmo da esportiva VFR 1200 F. O tanque de combustível é bastante amplo, tendo capacidade para 21.5 litros.
Junto com o design moderno, imponente e sofisticado, o maior atributo dessa estradeira é o seu moderno motor V4 (quatro cilindro e “V”) de 1.236 cm³, o bloco desenvolve uma potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm e um torque de 12.8 kgfm a 6.500 rpm.
A VFR é uma das motos mais modernas da Honda, ela traz uma série de tecnologias inovadoras. Além do motor, outra tecnologia é sua caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem (Dual Clutch Transmission), ela permite que a moto seja pilotada de forma manual ou totalmente automática, porém esta transmissão automatizada será oferecida como opcional. De série a VFR 1200 X Crosstourer conta com câmbio manual de 6 marchas.
Um detalhe interessante é que a transmissão é feita por eixo-cardã, e não por corrente.
A lista de equipamentos, inclui ainda sistema de controle de tração e freios C-ABS. Na frente, a VFR 1200X conta rodas aro 19, equipadas com um disco duplo de 310 mm, na traseira a roda é de 17 e o disco simples de 276. A suspensão também é interessante conta com garfo telescópico de 43 mm de diâmetro e 16.5 cm de curso, já na traseira a suspensão é do tipo mono amortecida a gás, com ajustes de extensão e de pré carga.
No Brasil o lançamento da Honda terá concorrentes de peso, entre os futuros rivais por aqui estão modelos como BMW R 1200 GS e Yamaha Super Ténéré. Por enquanto o preço ainda não foi divulgado.