Enquanto no Brasil o WR-V saiu de linha no início deste ano, lá na Ásia a versão aventureira do Honda Fit segue firme e forte no mercado, o modelo acaba de ganhar uma nova geração totalmente nova. Apresentada nessa última quarta-feira (02 de novembro), o Novo Honda WR-V 2023 ganhou identidade própria, abandonado por completo o parentesco com o Fit, será o novo SUV de entrada da Honda, ficando abaixo do HR-V, e ai será que virá ao Brasil?
Índice desta matéria
Enquanto a geração passada do WR-V nada mais era do que uma versão com visual aventureiro do Honda Fit, este novo modelo mudou por completo, o projeto é baseado no conceito “RS”, exibido no último ano lá na Ásia. Medindo 4.06 m de comprimento por 1.78 m de largura, e 1.60 m de altura, o carro manteve praticamente o mesmo comprimento do WR-V original, porém ficou mais largo e alto, virando um mini SUV, porém o espaço interno foi reduzido, vamos explicar.
Acima o Honda WR-V que era vendido no Brasil, foi lançado em 2016 e saiu de linha em janeiro de 2022
Importante comentarmos que este WR-V é um modelo de baixo custo, feito para ter preço competitivo e conquistar os países emergentes, ou seja, ele não será vendido em lugares como Japão, EUA e Europa.
Nesta nova geração, o Honda WR-V passa a ser feito em uma plataforma mais simples, a do sedan compacto Amaze, vendido lá na Tailândia, com isso o espaço interno foi reduzido, devido a distância entre eixos que passou de 2.55 m da geração passada, para 2,48 metros, ou seja, o espaço no banco traseiro ficou menor comparado com o modelo anterior baseado no Fit.
Foto: Istagram: @indra_fathan
No novo WR-V 2023 o porta malas ficou cerca de 20 litros maior, graças a maior altura da carroceria e do compartimento de carga, sendo agora de 380 litros, contra 363 litros da geração passada.
Além disso, a nova carroceria é mais alta e robusta em relação ao Fit, com isso o WR-V poderá se aventurar em trechos leves fora do asfalto, chama atenção a boa altura de 22 cm relação ao solo, a maior entre os modelos desta categoria, curiosamente ele é mais elevado que o próprio Honda HR-V.
O WR-V 2023 chega na Ásia com a missão de concorrer diretamente com SUVs compactos como Hyundai Venue e Kia Stonic, aqui no Brasil ele ocuparia a mesma faixa de mercado do Fiat Pulse.
Ao contrário do antigo WR-V, lançado no Brasil em 2016, o novo modelo é um SUV de fato e não um hatch com suspensão elevada e adereços off-roads. Para fazer sucesso, o novo modelo aposta em um visual moderno e atraente, sua dianteira conta com um padrão inédito entre os SUVs da Honda, enquanto de perfil ele lembra um pouco o Novo HR-V.
Na dianteira, o novo Honda WR-V 2023 ostenta uma grade ampla e com acabamento com detalhes cromados, além de um para-choque com estilo imponente, alias, já a partir da versão intermediária RS, o novo SUV compacto já terá faróis do tipo Full LED, além de rodas em liga leve diamantadas aro 17 e opção do teto pintado em preto brilhante.
Foto acima e abaixo: Kompas.com
Assim como no Novo HR-V, as maçanetas da segunda porta ficam escondidas na coluna C, dando um aspecto mais limpo as laterais, visto de lado, o modelo passa a impressão de ter apenas 2 portas.
Na traseira destaque para as lanternas grandes, com LED de série em todas as versões, elas invadem a tampa do porta-malas, além do para-choque que tenta ter um perfil mais esportivo, trazendo falsas saídas de ar.
Ao todo o Honda WR-V 2023 terá três versões de acabamento: E, RS e RS Sensing, a primeira é mais simples, porém mesmo assim já virá muito bem equipada, os preços partem de Rp$ 271.900.000 (R$ 89.300), indo até Rp$ 309.900.000 (R$ 102 mil), valores no mesmo patamar do antigo WR-V brasileiro.
O interior do novo WR-V 2023 é simples e minimalista, segue a nova filosofia da Honda com poucos botões no painel, embora se trata de um carro “popular”, o Novo Honda WR-V 2023 virá bem equipado e tem acabamento de bom nível.
A lista de equipamentos da versão top de linha do novo WR-V 2023 chama atenção, inclui itens como frenagem automática frontal com detecção de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo inteligente ACC, aviso de saída de faixa e auxílio para manter o carro dentro da faixa, partida do motor por botão, chave inteligente com botão para partida do motor à distância, abertura e travamento das portas por aproximação.
A lista ainda inclui, central multimídia touchscreen com tela de 7 polegadas, câmera de ré com diferentes ângulos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, computador de bordo com tela TFT de 4.2 polegadas, ar condicionado automático digital, alerta de esquecimento de pessoas ou animais no banco traseiro, bancos em couro, retrovisores com rebatimento automático, faróis Full LED com acendimento automático e comutação automática do farol alto, rodas aro 17 com acabamento diamantado. Enfim itens de fazer inveja a muito “SUV maior e mais caro” vendido no Brasil.
Desde a versão mais barata “E” – foto acima, o novo WR-V 2023 da Honda sairá de fábrica com rodas em liga leve aro 16, sistema multimídia com tela de 7 pol, câmbio automático CVT, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED, faróis de neblina em LED, lanterna traseira em LED, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, ar-condicionado, sistema keyless com partida do motor remota pela chave, controles de tração e de estabilidade, assistente de partidas em rampas, tomadas USB na dianteira e na traseira, além de 4 airbags.
Em termos de motores, o Novo Honda WR-V 2023 virá equipado em todas as suas versões com o mesmo bloco 1.5L aspirado, usado no Honda City, o 1.5L DOHC i-VTEC, 4 cilindros, calibrado para desenvolver 121 CV de potência e 14.5 kgfm de torque, lembrando que por lá ele bebe apenas gasolina.
Esse motor é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula sete velocidades, a tração é 4×2 dianteira, o freio traseiro é a tambor.
Inicialmente o Novo Honda WR-V 2023 foi mostrado na Indonésia, porém a previsão é de que ele seja lançado também em outros mercados da Ásia, porém no Brasil ainda não há informações, ou qualquer previsão de lançamento, o que pode travar a vinda deste modelo ao Brasil é sua plataforma, que não é usada no país, além do seu tamanho, muito compacto pelo preço cobrado, comparado por exemplo com o Fiat Pulse, o novo WR-V tem entre eixos 5 cm mais curto e é cerca de 5 cm menor, (4.06 m vs 4.10 m).
Além disso com o fim da produção do WR-V em 2021 e a nova geração do HR-V custando a partir de R$ 150.000, a Honda ficou órfã de um SUV compacto mais barato no Brasil.
E ai você acha que a Honda deveria trazer o novo WR-V ao Brasil? O modelo mostrado aqui seria uma boa opção para ser o SUV de entrada da marca no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Olá, Honda não nos deixe (Brasil) sem nosso amado WR V queremos esse carro por favor
Atenciosamente,
fã Honda
Sim estou aguardando ele em nosso pais
Eu estou aguardando com muira ansiedade, um SUV bem compacto da Honda! Espero que venha logo para o Brasil.
O City Hatch é muito bom, só que tem 2 inconveniências para mim: não é SUV e é mais comprido do que desejo. Prefiro mil vezes, o SUV compacto da Honda do que o da Fiat.