*Atualizado em outubro de 2024
O Novo Honda WR-V 2025 já está no Brasil, recentemente o modelo foi flagrado no interior de São Paulo rodando em testes de resistência, já com pouca camuflagem, o que indica que seu lançamento está próximo. O novo WR-V deve ter sua produção no Brasil começando no primeiro trimestre de 2025, ele virá como a grande aposta da Honda para voltar a vender bem no Brasil. Mirando rivais como VW Nivus, Fiat Pulse e Renault Kardian, o novo WR-V 2025 deve ter preço inicial na casa dos R$ 125 mil, ficando posicionado no mercado abaixo do HR-V. O modelo tem qualidades para vender bem no Brasil, como o visual de estilo robusto, o interior espaçoso e a boa lista de equipamentos.
Índice desta matéria
O nome será Honda WR-V ou Honda Elevate?
Ainda há uma certa dúvida com relação ao nome deste novo SUV no Brasil. Em alguns mercados, como na África do Sul e na Índia, ele é chamado de Honda Elevate, já em outros como no Japão, foi batizado de WR-V para assim ficar alinhado aos demais SUVs da Honda, todos terminados em “R-V”. No Brasil, acreditamos que a Honda deva usar esta mesma solução do Japão, resgatando o nome WR-V, que inclusive, era utilizado na finada versão aventureira do Fit, que saiu de linha em 2021 no nosso país, porém que ainda segue firme e forte em outros países da América Latina, como Chile e Peru.
Modelo que virá ao Brasil será o Honda WR-V japonês e não o indiano
Outro ponto que é bom a gente esclarecer é que há duas versões distintas do WR-V, a versão indiana (foto acima) e a versão japonesa, apesar de ambas serem montadas sobre a mesma plataforma, a base do Honda City, o WR-V japonês tem comprimento 30 cm maior, além de ter interior e visual completamente diferente. No Brasil teremos a versão japonesa, afirmamos isso baseado no modelo que a Honda registrou no país (foto abaixo), pelas unidades que foram flagradas recentemente no Brasil e também pelo fato do WR-V indiano ser pequeno demais para a categoria no Brasil, tendo apenas 3,99 metros, enquanto o Fiat Pulse já tem 4.10 m.
Novo WR-V já está no Brasil
Agora em outubro de 2024 o WR-V foi flagrado pela primeira vez aqui no Brasil, o que da indícios que seu lançamento está próximo, o carro foi flagrado no interior de São Paulo fazendo testes de resistência ainda com bastante camuflagem, lembrando que o WR-V será montado na fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo.
Com visual equilibrado o novo WR-V quer agradar a diferentes tipos de publico
Design Honda WR-V 2025
O Novo Honda WR-V 2025 se destaca pelo visual robusto e “quadrado”, trazendo uma linguagem de estilo completamente diferente da vista em outros modelos da Honda, como o HR-V, o que de certa forma é muito bom, já que apesar de ser menos chamativo em relação ao seu irmão mais caro, o visual mais equilibrado do novo WR-V deve agradar mais facilmente a diferentes tipos de públicos e gostos.
A frente do WR-V 2025 é imponente, se sobressai a enorme grade do radiador em formato de boca integrada aos faróis de LED por uma barra cromada, além do capô reto e elevado, que segue a nova tendência nos novos “mini” SUVs. Um detalhe importante é que todas as versões do novo SUV da Honda já virão com conjunto de luzes 100% em LED.
De perfil, o SUV traz um desenho limpo e sem muitos detalhes, a linha de cintura alta e as caixas de rodas grandes, com bastante projeção para fora, reforçam a aparência imponente da carroceria deste SUV. Na versão de entrada as rodas serão aro 16 em aço com calotas, enquanto na opção intermediária serão aro 16 em liga leve, ambas calçadas por pneus 215/60 R16, enquanto a versão mais cara terá rodas aro 17 com acabamento diamantado e pneus 215/55 R17.
Enquanto na traseira chama atenção o estilo das lanternas, elas tem efeito 3D de profundidade, são em 100% em LED e cortam a traseira do WR-V de um lado ao outro.
Dimensões Honda WR-V 2025 impressionam
O novo Honda WR-V 2025 é construído sobre a mesma plataforma do Honda City, chamada de GSC, ele mede 4.32 m de comprimento, já a largura é de 1.79 m, a altura fica em 1.65 m, porém chama atenção a excelente distância entre eixos é de 2.65 m, assim como o porta malas que tem bons 458 litros de capacidade, maior inclusive do que o seu irmão HR-V, que tem apenas 354 litros. A distância em relação ao solo fica ai no padrão de outros SUVs, é de 19,9 cm, é a mesma por exemplo do Hyundai Creta.
As dimensões amplas e o bom espaço interno devem ser os grandes chamarizes do novo Honda WR-V 2025 no Brasil, seu espaço interno chega a superar modelos mais caros como Hyundai Creta, Jeep Renegade e VW T-Cross. Só para termos uma ideia, a distância entre eixos e o porta malas deste Honda são maiores que o do Toyota Corolla Cross (2,64 m e 440 litros respectivamente).
WR-V pode roubar compradores do HR-V ?
Embora o WR-V ocupe uma faixa de mercado inferior ao HR-V, ambos têm dimensões próximas, sendo o “WR-V” apenas 4 cm mais curto, a largura é igual, enquanto a altura supera em 6 cm a do HR-V, isso mesmo o WR-V é mais alto que o HR-V, se você ainda não se surpreendeu saiba que a distância entre eixos é 4 cm maior no WR-V, ou seja, o espaço interno neste novo SUV, teoricamente, é maior. Fato este que pode ser evidenciado pela enorme diferença nos porta-malas dos dois SUVs, tendo o WR-V uma vantagem de mais de 100 litros em relação ao HR-V. Porém calma que eles não irã se enfrentar no mercado brasileiro.
A diferença está nos equipamentos
Apesar das dimensões parecidas, o Novo WR-V 2025 ocupará uma faixa de mercado muito inferior a do HR-V, a cabine deste novo modelo (WR-V) tem acabamento mais simples, além da lista de equipamentos também ser mais modesta. Aqui o ar-condicionado não é dual zone, o freio de estacionamento é tradicional com alavanca, os bancos não tem opção de ajustes elétricos e tem revestimentos mais simples, a multimídia também é mais simples, há também detalhes como os freios traseiros serem a tambor, ou seja, são detalhes que mostra que o WR-V é um modelo que deve focar no custo benefício.
Equipamentos do novo Honda WR-V 2025
Apesar de ser um SUV bem mais simples em relação ao HR-V, o novo WR-V entregará uma lista de equipamentos bastante interessante, destaque para o painel digital de 7 polegadas e a central multimídia de 8 polegadas que virão de série em todas as versões, de série também haverá faróis Full LED, partida do motor por botão, câmera de ré e ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, a versão mais cara do WR-V virá com recursos como bancos revestido em couro ecológico, borboletas atrás do volante, carregador wireless para smartphones, além de serviços remotos, Honda Connect, que permite por exemplo realizar diversas operações a distância, como ligar o carro ou consultar sua localização via smartphone.
Outro ponto positivo é o pacote Honda Sensing, assim como acontece com o Honda City, este pacote deve vir de série na versão mais cara do novo WR-2025, a “Touring” entre outros recursos ele agrega ao carro o pacote ADAS com frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro na estrada, monitoramento de pontos cegos, além de piloto automático adaptativo ACC.
Qual será o motor Novo Honda WR-V 2025 ?
Você ai que é fã de motores turbo, talvez pode se decepcionar, saiba que aqui a Honda não vai inventar moda, eles vão usar no WR-V o mesmo motor 1.5 aspirado, 4 cilindros, flex, com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, este é exatamente o mesmo motor presente no City e nas versões mais baratas do HR-V. O câmbio também será a já conhecida caixa automática CVT que simula até 7 velocidades, a tração será apenas 4×2 dianteira. Lembrando que apesar de ser 4 cilindros e não ter turbo, este motor 1.5 da Honda é bastante econômico, graças ao ótimo trabalho de engenharia da marca japonesa.
Quando chega, preços e versões do novo WR-V 2025
A previsão é de este novo SUV chegue as ruas no segundo ou terceiro trimestre de 2025. Acreditamos que o novo WR-V 2025, devido a sua faixa de preço estreita e proposta mais “acessível”, terá poucas versões no Brasil, apostamos em somente duas ou três versões: EX, EXL e Touring, os preços devem partir da casa dos R$ 125 mil a R$ 130 mil, enquanto a opção intermediária deva ficar na casa dos R$ 140 mil e a opção mais cara Touring, já com o pacote Honda Sensing, deva encostar nos R$ 150 mil. Lembrando que hoje o HR-V parte de R$ 152.700 e vai até os R$ 199.800.
Situação da Honda no Brasil é preocupante e todas as fichas estão no novo WR-V
Atualmente a Honda vive um momento de baixa no mercado brasileiro, com exceção do HR-V que tem vendas até razoáveis, todos os demais modelos da marca no Brasil não estão nada bem no mercado.
A nova geração do Civic que chegou ao Brasil importado da Ásia em 2023, está sendo um enorme fracasso em vendas, acredite, o Honda Civic que em um passado recente era um dos sedans mais populares e desejados do país, hoje vende menos do que o Porsche 911, de acordo com dados da Fenabreve, de janeiro até setembro de 2024 foram vendidas apenas 1.147 unidades do Civic, contra 1.286 do Porsche 911.
Outro lançamento da Honda o ZR-V, que chegou ao país importado do México no final de 2023 também ainda não conseguiu agradar, emplacou de janeiro até setembro de 2024 apenas 4.089 unidades, enquanto rivais como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass já superam as 35 mil unidades cada neste mesmo período.
O Honda City, outro modelo tradicional da marca japonesa, hoje está quase esquecido no mercado brasileiro, de janeiro até setembro de 2024 a versão sedan do City vendeu somente 11.218 exemplares, enquanto a versão hatch 10.298 unidades, números bastante ruins, o City hoje vende menos do que o Toyota SW4, SUV que hoje já supera os R$ 400 mil e emplacou até agora em 2024 mais de 12 mil unidades.
Por isso, todas as fichas da Honda no Brasil estão depositadas no novo WRV, a montadora está fazendo um mega investimento na casa dos R$ 4 bilhões (US$ 700 milhões) para produzir este novo SUV no Brasil, contratará mais de 1500 novos funcionários para sua fábrica no interior de São Paulo.
FONTE: theautomotiveindia
Fotos: indulgexpress e autox.com