A Honda já está vendendo na Europa a nova X-ADV 2022, a scooter de alta cilindrada passou por uma grande atualização, podemos dizer que esta é uma nova geração da X-ADV, que ganhou uma série de aprimoramentos, do motor 2 cilindros que ficou mais potente, passando a contar com 58 CV, ela ganhou ainda um novo chassi, novas tecnologias e um design que está mais moderno e atraente. A expectativa é que essas melhorias sejam aplicadas a X-ADV vendida no Brasil em algum momento no próximo ano, o modelo atualizado chegará ao país já como Honda X-ADV 2022
Índice desta matéria
Já à venda na Europa desde o inicio desse ano, a Honda X-ADV 2022 é mais refinada e moderna do que sua antecessora que foi lançada em 2017, o destaque principal fica por conta do novo motor que tem dois cilindros paralelos de 750 cc, o bloco recebeu uma série de melhorias e ficou cerca de 5 cv mais potente, agora desenvolve 58,6 CV a 6.750 rpm, com um torque máximo de 6.9 kgfm a 4.750 rpm. Este motor ficou mais econômico e menos poluente.
Além de mais potente, a X-ADV 2022 também é mais leve, graças principalmente ao novo chassi, que foi redesenhado recebendo novos tipos de aço tubular, mais finos, porém feitos com aços mais leves e resistentes, somente o chassi foi responsável por baixar 1.4 kg do peso da scooter, além disso, com o chassi mais fino, houve um ganho no espaço sobre o banco. No geral a redução no peso da X ADV 750 chega quase a 3 kg, sendo agora de 236 kg.
A eletrônica da Honda X ADV 2022 também ficou mais refinada e eficiente, a scooter de 750 cc conta agora com acelerador eletrônico do tipo “Throttle By Wire”, que além de oferecer mais segurança, evitando por exemplo acelerações bruscas involuntárias, permite ao condutor escolher entre 4 diferentes modos diferentes de pilotagem.
Não menos importante o câmbio da X-ADV é do tipo DCT semi-automática, ele ganhou novas relações, com as marchas iniciais mais curtas, para justamente aumentar a agilidade da scooter em arrancadas.
O novo acelerador TBW, possui quatro modos de condução sendo que cada um deles altera a resposta do acelerador, freio, o mapa do motor, além do controle de tração e a atuação do ABS. Há os seguintes modos: STANDARD, SPORT, RAIN (chuva), e GRAVEL (terra e cascalho), há ainda um quinto modo chamado USER, porém este tem de ser ativado e configurado pelo piloto, que pode personalizar como quer cada um dos parâmetros da scooter.
Na Europa a scooter X ADV da Honda conta ainda com uma versão mais mansa de 48 CV, que é voltada para os condutores com carteira do tipo A2, já que na Europa, em alguns países o tipo de carteira de moto é dividido pela potência, para justamente evitar acidentes envolvendo pilotos menos experientes com motos de maior cilindrada.
Pelo menos na Europa (que usa uma gasolina mais pura que a brasileira que tem 25% de etanol), a Honda X-ADV tem consumo bem interessante para uma motocicleta de 750 cilindradas, tendo consumo médio declarado de 27.2 km/l, o seu tanque de 13.2 litros produz uma autonomia de cerca de 370 km com um tanque cheio, permitindo por exemplo, fazer trechos de viagens mais longos sem se preocupar com os pontos de gasolina.
Passando para o visual, a Honda X-ADV 2022 está mais bonita e moderna, seu estilo passou por uma grande reestilização, praticamente toda a X-ADV 2022 tem um novo desenho, começando pelos farois em LED, que ficaram maiores e mais eficientes que os anteriores, além de contarem com luzes DRL de condução diurna, o que também conferiu uma assinatura visual bem mais moderna ao modelo (foto abaixo).
As laterais da X ADV tem um desenho mais agressivo e musculoso, todas as carenagens laterais são novas, inclusive a tampa do compartimento que cobre o motor (foto abaixo).
Também há um novo para-brisa, que agora permite o ajuste em até cinco posições de altura. Destaque ainda para os protetores de mão (foto abaixo), que protege o condutor em uma série de situações na estrada como vento, chuva e pedras.
Há ainda uma placa de alumínio que protege a parte inferior da moto contra uma pancada, sobretudo o que ocorre em terrenos off-road, lembrando que o modelo é uma das poucas scooters do mundo a contar com uma certa capacidade para ir além do asfalto.
A Honda X ADV 2022 também recebeu um novo painel de instrumentos digital colorido em TFT com 5 polegadas, o equipamento vem com o sistema “Honda Smartphone Voice Control”, que permite ao condutor controlar uma série de funções do seu smartphone através de comando de voz, como por exemplo usar o GPS, além de conectar e controlar o smartphone através da scooter, assim como acontece com uma multimídia de um carro, as imagens das funções do smartphones aparecem no painel.
O compartimento embaixo do banco teve sua capacidade ampliada para 22 litros, além disso, a tomada de 12V do modelo anterior deu lugar a uma tomada de carregador do tipo de alta potência “USB-C”. Destaque ainda para suporte central da moto que conta agora com um sensor de inclinação, que permite estacionar a scooter em ladeiras sem correr o risco de capotamento.
Por fim, outro diferencial da Honda X-ADV 2022 é a sua chave inteligente Smart-Key, já presente em alguns outros modelos da Honda, o equipamento permite que a chave física fique no bolso, permitindo o desbloqueio remoto da moto por aproximação, após o desbloqueio para ligar o motor basta pressionar um botão principal à frente do piloto. Também é possível sem a chave, abrir a tampa do tanque de combustível e ter acesso ao compartimento embaixo do banco.
A expectativa é que essa versão atualizada da Honda X-ADV chegue ao Brasil em um algum momento do próximo ano (2022), como linha 2022 ou até mesmo já como modelo X ADV 2023, isso vai depender do mês que o modelo for lançado.
Lembrando que atualmente em sua linha 2021 no Brasil, a Honda X-ADV é oferecida no mercado com preço de R$ 71.487. E claro que como ficou melhor e mais equipada o modelo novo será mais caro. Na Europa o modelo atualizado 2022 tem preço de 12.490 euros, o que em uma conversão direta equivale a R$ 79.000.
Portanto podemos esperar que a X-ADV 2022 tenha um preço mais salgado no Brasil, possivelmente acima dos R$ 80.000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.