A Hyundai aproveitou a CES 2018 (maior feira de eletrônicos do mundo) que acontece em Las Vegas, EUA, para mostrar o Nexo, o um SUV que traz como grande diferencial seu sistema de propulsão, ele é movido a células de hidrogênio, tendo autonomia para rodar por até 800 km, ele começa a ser vendido já em 2018 em alguns mercados.
O Nexo é um dos primeiros modelos da Hyundai de uma safra de 18 lançamentos a serem lançados até 2025, que contarão com motores com baixa emissão de poluentes. A marca coreana acredita que o “hidrogênio é a fonte de energia que construirá uma sociedade mais sustentável”, a montadora já havia feito um carro com este tipo de tecnologia o ix35 Fuel Cell , lançado em 2013 e que teve unidades vendidas na Coréia do Sul, Europa e América do Norte.
O SUV Nexo inaugura a segunda geração deste sistema de propulsão com células de hidrogênio desenvolvido pela Hyundai, o carro surpreende ao ter uma autonomia para rodar 800 quilômetros, sem parar para abastecer, são 215 km a mais de autonomia em relação ao ix35 Fuel Cell de 2013. O reabastecimento das células de hidrogênio pode ser feito em apenas 5 minutos.
Apesar de ser movido a hidrogênio o desempenho do Nexo agrada, seu motor desenvolve o equivalente a 163 cv de potência e 40kgfm de torque, indo de 0 a 100km/h em 9.9 segundos. O carro mede 4,67 m de comprimento, ele é maior que o ix35.
Além do motor a hidrogênio o Hyundai Nexo contará com diversas tecnologias de condução semi-autônomas, como LFA (Lane Following Assist), que ajusta automaticamente o volante do Nexo para permanecer na faixa de rolagem, tanto na cidade quanto em estradas em velocidades de 0 a 145 km/h, enquanto o sistema HDA (Highway Driving Assist) utiliza mapas e sensores para ajustar e manter a velocidade de forma automática dentro dos limites, mantendo também uma distância segura do veículo a frente, há inda o Remote Smart Parking Assist (RSPA) um sistema de estacionamento autônomo, que além de estacionar o carro de forma automática com um toque de botão, também permite ao motorista estacionar ou “chamar” o carro de volta da vaga sem precisar estar dentro do carro, através de um botão no controle remoto.
Como o hidrogênio é muito sensível a temperatura, para assegurar o funcionamento do modelo em qualquer condição, a Hyundai testou o modelo em condições extremas e afirma que ele é capaz de funcionar perfeitamente após submetido a condições como uma noite sob temperatura de -28 graus celsius. A partida a frio do modelo demora apenas 30 segundos, o que é uma marca líder entre os carros com este tipo de combustível, o modelo também é eficiente em refrigeração, funcionando com eficiência em temperaturas de até 48 graus.
A Hyundai não divulgou em quais paises o Nexo será vendido, nem seu preço, apenas afirma que o modelo começa a ser produzido nos primeiros meses de 2018.