A Hyundai está lançando nos EUA o Novo Elantra 2021, a nova geração do sedan traz tudo novo, trocou de plataforma, ficou maior, mais luxuoso e equipado, porém o grande destaque mesmo seu novo visual, bastante futurista, agressivo e um tanto polêmico, enquanto a geração passada apostava em um estilo conservador e comportado, a Hyundai apostou em mudar radicalmente o perfil do Elantra 2021, justamente para chamar atenção.
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Além de mais ousado e chamativo, a nova carroceria do Elantra é maior, o modelo 2021 será o maior Elantra já feito, o comprimento total aumentou em 5,6 centímetros, a largura foi ampliada em 2,5 cm, enquanto que a distância entre-eixos cresceu 2 cm, a única medida que diminuiu foi a altura, que baixou 2 cm em relação ao modelo anterior, isso é explicado devido ao teto estar mais baixo.
As mudanças alteraram as proporções do Elantra, a base do para-brisa foi recuada em quase 2 cm, deixando o capô mais longo, sem roubar espaço do interior, que alias ficou maior, o espaço interno para as pernas e os ombros de quem viaja no banco traseiro foi ampliado. Em dimensões externas e internas o novo Hyundai Elantra 2021 será o maior em sua categoria, superando rivais como Toyota Corolla, Honda Civic e VW Jetta.
Lembrando que o Hyundai Elantra 2021 mudou de plataforma, agora ele passa a ser montado sobre uma nova base chamada de K3, ela é mais leve e rígida em relação a anterior, além de ter o centro de gravidade mais baixo, o que deve proporcionar uma melhora significativa no desempenho, no comportamento em curvas e no consumo de combustível.
O Elantra 2021 é mais um fruto da nova e polêmica proposta de estilo da Hyundai, inaugurada ano passado pelo novos Sonata e Azera (já presente também no nosso HB20), o Elantra 2021 mudou 100%, agora o modelo passa a ter traseira do tipo “coupé / fastback” (com porta-malas, coluna e vidro com caimento mais suave, seguindo um mesmo ângulo), um conceito bastante ousado e diferente, porém é a dianteira do carro que divide opiniões, com estilo exagerado e chamativo.
O novo design é marcado pela enorme grade em forma de boca de peixe e desenho em cascata na dianteira do carro, além disso os faróis ficaram mais finos e longos, agora se integram a grade e tem uma nova iluminação 100% por LED. Ainda na dianteira, ela está mais baixa e proeminente, o capô tem um desenho curvo e novos vincos e o para-choque adotou um perfil esportivo com falsas tomadas de ar nas laterais.
Nas laterais, a carroceria do Elantra 2021 está mais robusta e encorpada, há novos vincos com ângulos retos, que parecem inspirados em superesportivos como os carros da Lamborghini. O teto está mais baixo e curvo, além disso agora tem um caimento suave que se integra com o porta-malas, lembrando os antigos modelos fastback.
Na traseira o vidro está maior, e a tampa do porta-malas chama atenção pelo desenho diferente, chega a lembrar alguns supercarros por possuir uma espécie de spoiler integrado, a tampa tem uma abertura maior em relação aos sedans normais, porém o vidro traseiro é fixo.
Além do visual diferente, chama a atenção também o desenho das lanternas, elas são totalmente em LED, contanto com uma régua luminosa em LED que corta a traseira do Elantra de um lado ao outro, criando um efeito sofisticado e futurista quando estão acesas (foto acima). Outro detalhe, porém este mais sútil é a inscrição “ELANTRA” em destaque com letras grandes na tampa do porta-malas.
O novo Elantra 2021 poderá vir com rodas aro 15, 16 ou 17. Serão quatro versões de acabamento: SE, SEL e Limited, além da variante Hybrid.
Assim como o exterior o interior do novo Hyundai Elantra 2021 também impressiona, ele evoluiu muito em relação ao modelo anterior, a cabine abandonou o estilo tradicional e sóbrio da geração passada, para adotar uma aparência esportiva, limpa e moderna.
A arquitetura interna do novo Elantra foi inspirada em um “cockpit” de aeronave com comandos orientados ao motorista, o painel está mais baixo, há uma divisão entre o espaço do motorista e o passageiro, os botões e os comandos estão menores e melhor agrupados, além de terem aspecto mais bonito, outro ponto legal são as saídas de ar, elas ficam camufladas em uma faixa central no painel com três frisos prateados conferindo um aspecto mais limpo ao interior, o desenho das forrações das portas dianteiras se integram com o painel, o que também é um ponto positivo, detalhes até então só vistos em carros de luxo, já que sobem o custo de produção do modelo na linha de montagem.
Ainda no acabamento o painel aparentemente tem partes feitas em plastico macio ao toque e um revestimento diferente texturizado na parte superior, as forrações das portas dianteiras tem couro com costuras brancas, o console central tem apliques em black piano, assim como o painel nas versões mais caras, outro ponto que mostra sofisticação é o volante que traz novos tipos de botões e os bancos mais largos e confortáveis.
Assim como em sedans premiums como nos Mercedes Benz, o novo Hyundai Elantra 2021 passa a vir opcionalmente com um sistema multi-mídia integrado com o painel de instrumentos, são duas telas, cada uma com 10,25 polegadas, elas são totalmente configuráveis e ficam envoltas em um vidro escuro formando uma peça única, além disso, o novo sistema tem suporte wireless para Android Auto e Apple Carplay, com novas funções como comandos por voz, é possível por exemplo ajustar a temperatura do ar-condicionado, direcionar o ar para determinada parte do carro, desembaçar os vidros ou ativar o aquecimento dos bancos, tudo via comandos de voz, ou ainda fazer pesquisas na internet como encontrar pontos de interesses, como restaurantes, bares ou shoppings ou ainda fazer perguntas simples como o clima em alguma cidade, previsão do tempo e etc.
Há um terceiro display digital a esquerda do volante para controlar as funções do smartphones, que são conectados sem fio ao sistema do carro e têm sua tela espelhada, ou seja, o motorista entra no carro e através desta tela tem aceso a funções do seu celular sem precisar pegar no aparelho, ou até mesmo tirar ele do bolso ou da bolsa, não há necessidades de cabos, uma tecnologia ainda rara em carros de categoria superior e que será de série no novo Elantra.
Ainda falando em tecnologia, há iluminação interna com diversos pontos de LED com cores configuráveis de acordo com o humor do motorista, são nada menos do que 64 opções de cores. Há ainda sistema de chave digital que permite ao motorista travar ou destravar o carro remotamente, além de dar a partida sem precisar ter a chave em mãos, apenas usando um smartphone com tecnologia NFC pré cadastrado como o dono do carro. Outros equipamentos como sistema de som BOSE com 8 alto falantes + subwoofer, freio de estacionamento eletrônico, sistema wireless para carregamento de celulares por indução e teto solar são alguns dos itens oferecidos nas versões mais caras.
Em termos de motores a grande atração do novo Hyundai Elantra 2021 é a nova variante híbrida, composta pelo novo 1.6 GDI turbo com injeção direta, quatro cilindros, combinado com um motor elétrico de 32 kw, alimentado por baterias de 1.32 kw/h, elas ficam instaladas sobre o assoalho embaixo do porta-malas. A potência combinada do novo Elantra híbrido é de 141 cv e o torque é de 26,4 kgfm.
Esta versão terá câmbio automático de seis marchas e dupla embreagem, de acordo com a Hyundai o consumo pode superar os 21 km/l. Um detalhe é que a versão híbrida será a única a vir com suspensão traseira do tipo independente.
Além do motor híbrido o novo Elantra 2021 nos EUA seguirá sendo equipado com o já conhecido e antigo 2.0 MPi, aspirado que desenvolve 147 cv de potência, vindo com câmbio automático IVT, e por enquanto nada de uma versão esportiva.
Para completar a nova geração do Hyundai Elantra, ganha inéditos equipamentos de segurança e condução semi-autônoma, de série ele virá como alerta frontal de colisão com frenagem automática detecção de pedestres e ciclistas com câmera frontal e radar, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, sistema LFA que faz pequenas correções no volante mantendo o carro dentro da faixa de rolagem tanto em cidades quanto em estradas, faróis full LED com ajuste automático que em condições de baixa luminosidade aciona os faróis alto de forma automática sem ofuscar os outros motoristas, monitoramento da atenção do motorista e câmera traseira com guias inteligentes de aproximação.
Opcionalmente o novo Hyundai Elantra pode vir com piloto automático inteligente adaptativo SCC, capaz de manter a velocidade programada e uma distância segura do veículo à frente, podendo acelerar e frear de forma automática, há ainda monitoramento de pontos cegos e trafego cruzado na traseira, HDA, um auxilio para condução em alto-estradas que mantém a velocidade de forma automática seguindo o veículo à frente, além de fazer correções para manter o Elantra no centro da faixa na estrada de forma automática.
Ainda no pacote de segurança opcional, há recursos que prometem ajudar motorista e passageiros no dia a dia, como um alerta sonoro que informa a presença de veículos ou ciclistas nas laterais do carro na hora de abrir as portas, além de um sistema que alerta a presença de pedestres ou obstáculos na hora e dar marcha ré e freia o carro sozinho.
Apesar de estar sendo revelado agora no mês de março na Coreia do Sul e nos EUA, ainda vai demorar um bom tempo para a nova geração do Hyundai Elantra chegar as lojas, nos EUA a previsão é que as vendas comecem somente a partir do segundo semestre de 2020, sendo que as primeiras unidades só devem ser entregues aos compradores em setembro. Os preços ainda não foram divulgados.
Por enquanto não há qualquer informação sobre a volta do Hyundai Elantra ao mercado brasileiro, lembrando que o modelo de geração anterior saiu de linha por aqui em 2019, após vendas muito abaixo do esperado, a geração passada do Elantra definitivamente não agradou, tanto é que durante todo o ano de 2019 foram comercializadas apenas 82 unidades do Elantra no Brasil.
Um dos problemas que podem complicar a vinda do novo Elantra, poderá ser o preço elevado como cresceu e ficou mais equipado certamente seu preço será maior, e além disso há outro fator complicante, ele teria de ser importado da Coréia ou Estados Unidos, enquanto que rivais diretos como Corolla, Civic são produzidos no Brasil ou feitos em países que tem parceria de livre comércio com o Brasil, como o caso do Cruze vindo da Argentina e o Jetta que é montado no México.
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