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Hyundai Elantra dica de usado – Tudo o que você precisa saber na hora da compra, vale a pena?

Este é o Hyundai Elantra 2014, uma opção muito interessante em relação a sedans mais famosos como Honda Civic e Toyota Corolla, um exemplar como este hoje (2022) custa na faixa dos R$ 60.000 a R$ 70.000, é mais barato que um Volkswagen Gol 1.0 0 km, mesmo 11 anos após ter sido lançado no Brasil, o sedan da Hyundai agrada pelo design moderno, bom espaço interno e acabamento de alto nível, além do potente motor 2.0 flex de 178 cv.

Caso prefira, assista ao nosso teste de usado com o Hyundai Elantra:

Primeira geração do Hyundai Elantra, foi lançado em 1992

O Hyundai Elantra no Brasil

Esta é a quinta geração do Hyundai Elantra, apesar de pouca gente saber, todas as anteriores foram vendidas no Brasil, porém tiveram poucas unidades vendidas, desde o inicio da década de 1990 a Hyundai vende o Elantra no Brasil, porém foi somente nesta quinta geração, lançada em 2011, que o sedan chamou atenção do mundo.

Quinta geração fez sucesso lá fora

Disparado esta foi a geração mais bem sucedida do Hyundai Elantra a nível mundial, tanto é que no ano de 2012 ele foi o terceiro carro mais vendido em todo mundo, sendo um grande sucesso da Hyundai principalmente no mercado norte-americano, mudando a história da marca.

Quando chegou ao Brasil em 2011, o Hyundai Elantra tinha apenas a opção do motor 1.8 a gasolina de 150 cv, combinado com câmbio automático de seis marchas, por falar no câmbio nenhuma versão do Elantra no Brasil tem borboletas atrás do volante.

Porque o Elantra não fez sucesso no Brasil?

Apesar de ter sido um sucesso a nível mundial, o Hyundai Elantra não vendeu o quanto merecia no Brasil, alguns dos motivos foram o preço mais alto em relação aos rivais Civic e Corolla, devido ao fato de vir importado – enquanto rivais tinham produção local, em abril de 2011 o Hyundai chegou ao nosso país com preço inicial tabelado de R$ 72.000 em versão única GLS, porém que nunca existiu por este preço.

Na pratica, a maioria dos exemplares do Elantra trazidos ao Brasil eram recheados de equipamentos opcionais como teto solar, banco do motorista elétrico, ar condicionado dual zone, rodas aro 17, o que elevava o preço do sedan para casa dos R$ 95.000, enquanto Corolla e Civic custavam entre R$ 60.000 até R$ 80.000.

Para piorar ainda mais, na época 2011, as concessionárias da CAOA oportunistas, chegaram a cobrar um ágil de R$ 5.000 a mais sobre o preço do Elantra, com a justificativa que a procura estava maior que a demanda. Essas bolas fora da Hyundai CAOA, acabaram prejudicando as vendas do sedan no Brasil, que podemos dizer que devido as qualidades, foi injustiçado no Brasil.

No ano de 2014, o Toyota Corolla emplacou 63.290 unidades, enquanto o Hyundai Elantra era praticamente esquecido no mercado, vendendo apenas 3.518 unidades, uma diferença absurda.

Elantra motor flex de 178 cv

Em abril de 2013, o Hyundai Elantra foi melhorado no Brasil, passou a usar o motor 2.0 flex que desenvolve 165 cv com gasolina ou 178 cv com etanol, este é o motor do carro que estamos testando neste vídeo, ele fez do sedan da Hyundai um dos mais potentes da categoria, perdendo apenas para o famoso Jetta TSi de 211 cv, lembrando que na época Corolla e Civic em suas versões mais caras, tinham motor 2.0 de 155 cv.

O motor 2.0 do Elantra era o mesmo usado no Hyundai iX35 brasileiro, tem duplo comando de válvulas variável D-CCVT, bloco em alumínio, coletor de admissão variável, porém tem injeção MPI tradicional, ao invés de injeção direta GDi que a Hyundai já tinha em seus modelos no mercado exterior, o consumo deste 2.0 é elevado, já que a Hyundai optou por calibrar o motor visando obter mais potência, sacrificando o consumo.

Consumo do Hyundai Elantra

Resultado, o motor 2.0 do Elantra empurra muito e deixa o carro prazeroso de ser dirigido, ele vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos, porém em cada acelerada mais forte, o carro bebe com vontade, alias a coisa complica bastante com relação ao consumo rodando com etanol na cidade, onde ele faz em torno de 6 km/l, enquanto na estrada o consumo fica em 9 km/l, ou seja, o Elantra tem sede pelo álcool brasileiro.

Na gasolina, a coisa melhora, fazendo 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ficando praticamente na mesma faixa de consumo de Civic e Corolla com motor 2.0.

Design é o grande diferencial do Elantra

O Hyundai Elantra tem como ponto forte o design da carroceira, talvez esta foi a época mais inspirada e acertada em termos de estilo da marca coreana, não tem como, goste ou não da Hyundai, o Elantra é um carro bonito, chamando muita atenção na rua mesmo hoje em dia, seu desenho estava muito a frente do seu tempo, e desculpe os fãs de Honda Civic e Toyota Corolla, no quesito design, o Hyundai Elantra de 2011 até 2015 era muito mais bonito, principalmente pelo desenho coupé de 4 portas da carroceria, uma grande inovação entre os sedans da época.

Pegada esportiva do Elantra agrada…

Alias, a esportividade do Hyundai Elantra não fica apenas no seu visual, se você já dirigiu um Corolla desta mesma época 2014 2015, irá sentir uma diferença gritante para o Elantra, ao começar por entrar no carro, que é muito mais baixo, você tem a impressão de estar entrando em um carro rebaixado, mesmo nesta versão testada, que traz rodas grandes aro 17.

Isso não é por acaso, realmente a Hyundai optou por fazer um ajuste de suspensão mais firme e esportivo, o que é positivo, já que o carro parece grudar no chão, passa muita segurança em curvas, mesmo em velocidades mais elevadas a carroceria se mantem bastante estável, mantendo o piloto 100% no controle.

Em contrapartida, caso você busque um carro confortável acima de tudo, talvez não curta muito o Elantra, comparado com Honda Civic e Toyota Corolla, a suspensão do Hyundai é mais dura e menos confortável, você sente de forma ampliada as imperfeições do piso, principalmente ao andar por uma rua ruim, alias esta dureza da suspensão é uma das principais criticas dos donos desta geração aqui no Brasil.

Talvez o modelo 2015 com rodas menores aro 16 (na linha 2015 a Hyundai trocou as rodas aro 17 e perfil dos pneus), o Elantra seja mais confortável, e por falar em rodas, uma dica é sempre tomar cuidado com buracos, já que as belas rodas aro 17 calçadas por pneus de baixo perfil, não resistem a buracos, os pneus acabam furando ou até rasgando com facilidade.

Graças a distância entre eixos de 2,70 metros, o espaço interno no Elantra agrada

Interior do Elantra…

Bom espaço interno, o Hyundai Elantra na época era o maior sedan da categoria espaço, graças a distância entre-eixos de 2,70 metros, enquanto Civic e Corolla ficavam em 2,55 m e 2,66 m respectivamente, porém devido ao desenho coupé com traseira curta, o porta-malas do Elantra tem 420 litros, é menor comparado com o Civic 455 litros e Corolla 470 litros, deste mesmo ano 2014.

Manutenção do Elantra é cara ?

É caro manter um Hyundai Elantra ? Esta resposta não é tão simples assim, peças mais especificas como sensores, bombas, assim como peças de acabamento como: Para-choques, capô, grade, frisos, vidros e etc, não são fáceis de serem achadas, realmente você pagará mais caro, o que acaba também elevando o preço do seguro do carro.

Porém calma, peças mais comuns de serem trocadas, ou de desgastes naturais, são até baratas no Elantra de 2011 até 2015, como os amortecedores dianteiros, acredite, eles custam o mesmo de um conjunto para o Hyundai HB20 ou Chevrolet Onix, o par de amortecedor dianteiro da marca Nakata sai por R$ 800.

As pastilhas de freios são as mesmas de outros modelos Hyundai, são relativamente baratas, custam a partir de R$ 200 o par dianteiro, o mesmo vale para os faróis, é possível comprar um par de farol paralelo do Elantra por R$ 1.800, a lanterna traseira paralela custa cerca de R$ 500, claro que não é barata, porém estes valores estão de acordo com a categoria do carro e no mesmo patamar de Civic e Corolla, agora se você faz questão de peças originais ai a coisa complica, um par farol do Elantra custa em torno de R$ 4.000, já que são peças importadas.

Principais problemas do Elantra…

Além disso, o carro tem alguns probleminhas chatos que podem surgir, como o defeito da comunicação da chave presencial com o módulo do carro, por ser um sistema keyless mais antigo, há casos de simplesmente a chave presencial deixar de ser reconhecida pelo carro, com isso você não consegue mais ligar o motor, o custo de reparo é salgado, você tem de reparar ou trocar o módulo keyless, este serviço fica na faixa dos R$ 2.000 a R$ 3.000, já que é necessário desmontar todo o painel, um problema comum é com a cinta do airbag, que acaba fazendo com que os botões do volante deixem de funcionar, e peça é barata, custa R$ 150 e a mão de obra mais de R$ 100.

Outro defeito comum é com relação a central multimídia, o equipamento original disponibilizado pela Hyundai na época era terrível, são comuns relatos do touch que deixar de responder ou a multimídia simplesmente trava de vez, a maioria dos donos acaba substituindo a multimídia original.

Os donos do Elantra reclamam da falta de um computador de bordo mais eficiente, na verdade, o Elantra Flex de 2013 até 2016 não exibe informações sobre o consumo de combustível no computador de bordo, o carro originalmente tinha estas funções, porém elas foram desabilitadas pela importadora Hyundai/CAOA no Brasil, quando instalou o motor 2.0 flex.

Vale a pena comprar um Hyundai Elantra?

A resposta é sim, vale a pena comprar um Elantra usado, ele oferece estilo moderno e chamativo, agrega uma boa imagem ao dono, tem motor potente com manutenção relativamente simples, uma tocada esportiva, porém para evitar surpresas ou frustrações, analise com cuidado o consumo de combustível, custo de manutenção e o valor do seguro.

Equipe Encontracarros

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