O Hyundai i30 foi talvez um dos grandes responsáveis por fazer a Hyundai passar a ser popular no Brasil, até hoje a primeira geração do modelo, lançada por aqui em 2008, é elogiada. Porém, o tempo passou, o Hyundai i30 evoluiu e hoje em sua terceira geração o modelo infelizmente ficou caro demais para o Brasil. O i30 2025 acaba de ser lançado na Europa e traz algumas evoluções sutís no visual, no interior e nos recursos de segurança. O Hyundai i30 hoje é uma família composta pelo Hatch, Fastback e Wagon.
Índice desta matéria
Visual atualizado sutilmente
O i30 2024/2025 apresenta uma plastica de meia vida a terceira geração do modelo lançada na Europa em 2020. Porém, a Hyundai parece que quis economizar nas mudanças. O visual foi apenas retocado em relação ao modelo 2020, a grade frontal manteve o mesmo desenho polêmico “boca de bagre” ganhando apenas uma nova malha, o para-choque também manteve o desenho antigo, recebeu apenas um novo acabamento nos nichos dos faróis de neblina.
Também mudaram as rodas que são de 16 ou 18 polegadas. Enquanto na traseira o i30 2025 virá com lanternas em LED de série em todas as versões e o para-choque tem um novo desenho mais angular e esportivo.
Interior também mudou pouco
Na cabine o novo Hyundai i30 2025 também mudou muito pouco em relação ao modelo de 2020, há uma novo painel digital de 10.25 polegadas que será opcional, sendo que de série o carro virá com um painel misto com mostradores analógicos e uma pequena tela de 4,2 polegadas colorida.
Há novas tomadas USB tipo C na dianteira e na traseira, além de melhorias no sistema multimídia que agora possui atualizações remotas via internet OTA dos seus recursos e mapas, mudaram também o desenho do volante e os revestimentos dos bancos, enquanto o console central tem agora acabamento em Black Piano.
Equipamentos
Todas as versões do Hyundai i30 2025 saem de fabrica com faróis full LED com acendimento automático, rodas aro 16 em alumínio, retrovisores com rebatimento automático e sistema de aquecimento, piloto automático, três modos de condução: ECO/Normal/Sport e multimídia de 8 polegadas.
Enquanto as versões mais caras: Premium e N Line, têm recursos como ar-condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico, painel digital de 10 polegadas e mutimídia também com 10,25 polegadas.
Segurança aprimorada…
Todas as versões passaram a vir de série com o pacote de segurança Hyundai Smart Sense, composto por frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manutenção de faixa que mantém o veículo de forma automática na faixa nas estradas, há ainda um alerta de limite de velocidade que avisa ao motorista com alertas sonoros e visuais quando o limite da via e ultrapassado, o i30 também ganhou um alerta de esquecimento de pessoas ou animais no banco traseiro.
Opcionalmente há uma versão mais moderna e completa deste pacote, que adiciona frenagem automática também em cruzamentos e ao dobrar esquinas, além do piloto automático adaptativo – capaz de manter uma distância segura do veículo à frente e ajustar a velocidade do i30 de acordo com o transito, curvas ou limite da via.
Motores
Não houve mudanças nos motores, a linha Hyundai i30 2024 2025 na Europa tem duas opções de bloco: As versões SE e Premier tem o 1.0 turbo de 120 cv com sistema híbrido leve de 48v.
Enquanto a versão esportiva i30 N Line se diferencia por vir com potente 1.5 turbo de 160 cv, também com sistema híbrido leve de 48v. Todas as versões tem opção de câmbio manual de seis marchas ou automatizado de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
Hyundai i30 voltará ao Brasil?
Não há planos da Hyundai trazer o i30 de volta ao Brasil, vale lembrar que nós tivemos a primeira e a segunda gerações do carro vendidas no país, porém nesta terceira o o modelo ficou muito caro. Na Inglaterra o i30 2025 partirá de 23.000 libras, algo em torno de R$ 145,560 na opção de entrada SE, podendo chegar até 27.000 (R$ 170.000) na versão N Line. Ou seja, preços pouco convidativos pela categoria do i30.
As vendas do novo i30 na Europa começam agora em abril de 2024.