A Hyundai acaba de revelar a nova geração do carro elétrico IONIQ, lançado em 2016, o modelo chega a linha 2020 com visual atualizado, interior mais requintado e tecnológico, além de novas baterias com capacidade de armazenamento 36% maior, que permite ao Hyundai IONIQ ir mais longe com uma carga, lembrando que um dos grandes destaques do modelo elétrico da Hyundai é o fato dele ser oferecido com três tipos de motores: híbrido (motor a gasolina e elétrico), plugin híbrido (motor a gasolina e elétrico recarregado na tomada) e totalmente elétrico (apenas motor elétrico).
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
Na linha 2020, o grande destaque do Hyundai IONIQ na versão 100% elétrica são as novas baterias, a capacidade passou de 28 kwh para 38,3 kwh, aumentando a capacidade de armazenamento em 36 %, o que na pratica permitirá ao novo IONIQ ir mais longe com uma carga, agora ele roda até 300 quilômetros (293 km ciclo WLTP). Seu motor que funciona apenas com eletricidade desenvolve o equivalente a 136 cv de potência e 29.5 kgfm de torque. O tempo de recarga também foi diminuído, usando uma estação de carga rápida de 100 kW, 80% da carga é obtida em 54 minutos.
Clique na imagem para ampliar
Motor 1.6 a gasolina
As versões híbrida e plugin híbrida do Hyundai IONIQ seguem equipadas com o conhecido motor a gasolina, 1.6 GDI com injeção direta de combustível, aspirado, 4 cilindros, este motor entrega 105 cv de potencia e 14,7 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico com dois níveis de potência.
Clique na imagem para ampliar
Versão híbrida…
Na versão híbrida o IONIQ traz além do motor 1.6 a gasolina GDI, um pequeno motor elétrico magnético que desenvolve a potência equivalente de 43,5 cv e um torque de 17 kgfm, este motor é alimentado por um pack de 1.56 kwh de baterias de polímeros de lítio, posicionadas em um compartimento embaixo do banco traseiro.
Clique na imagem para ampliar
Versão plug in híbrido
Já a versão plugin híbrida do IONIQ tem o mesmo motor 1.6 GDI a gasolina, porém o motor elétrico neste caso é mais potente, desenvolve 60,5 cv e tem 17 kgfm de torque, a grande diferença é o pack de baterias bem mais potente na versão plugin híbrida, ele tem 8.9 kwh, e ao contrário da versão híbrida normal, a plugin pode ter suas baterias recarregadas na tomada, e permite ao motorista a possibilidade de rodar com o carro usando apenas o motor elétrico por até 51 quilômetros, ou seja, sem beber nenhuma gota de gasolina.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Outra evolução do Hyundai IONIQ 2020 é o sistema de info-entretenimento Blue Link, que além das funcionalidades já conhecidas como conexão com smartphones via Adroid Auto ou AppleCarPlay, sistema de áudio e telefonia, também possui recursos remotos via internet, no caso do modelo elétrico há funcionalidades como ligar e desligar o carro a distância, todas as versões do IONIQ possibilitam ao dono fazer algumas funções através de um app no celular, como travar e destravar as portas, ligar e ajustar a temperatura do ar-condicionado, e no caso do modelo plugin híbrido há ainda a possibilidade de checar online pelo telefone informações sobre o carro como, localização, nível de bateria e autonomia restante, além de controlar a recarga que está sendo feita e saber quanto ainda falta para a carga completa, tudo remotamente pelo celular. Outra novidade é o sistema de segurança eCall, que em caso de acidente aciona o serviço de emergência de forma automática, quando os airbags são acionados, o carro informa o horário do acidente, direção do motorista, sensor de colisão e a localização do carro.
O comprador do Hyundai IONIQ 2020 ganhará 5 anos gratuitos de acesso ao serviço LIVE com informações via satélite e por voz, que incluem navegação por satélite, informações em tempo real sobre o transito, tempo no local, alerta de radares, estacionamentos, pontos de recarga próximos e etc.
Tudo isso é controlado através de uma nova e enorme tela touch de 10,25 polegadas no centro do painel, esta tela pode ser divida em duas partes e assim como um smartphone ou um tablet, permite customizar a ordem e aparência de links e aplicativos, além de possuir reconhecimento por voz em cinco linguás.
Clique na imagem para ampliar
Ainda no interior, o IONIQ ganhou retoques no painel, que está melhor acabado, a cabine traz agora novos materiais como alumínio, além de iluminação por LED configurável, vários comandos agora são touch como o controles da temperatura dos bancos e do ar-condicionado, há ainda como opcional na versão elétrica painel digital de 7 polegadas configurável.
Clique na imagem para ampliar
Externamente o Hyundai IONIQ 2020 ganhou algumas atualizações em seu desenho, na dianteira o para-choque ficou mais arrojado e traz faróis de neblina também por LED, a grade frontal está mais moderna e tecnológica, enquanto os faróis também foram atualizados, ganharam nova iluminação total por LED, já na traseiras as lanternas também mudaram tem agora iluminação por LED e lentes com efeito 3D, o para-choque também foi redesenhado.
Por fim as rodas também foram atualizadas e também tem melhor aerodinâmica, elas podem ser aro 15, 16 ou 17.
Clique na imagem para ampliar
Para terminar o Hyundai IONIQ 2020 ganhou em todas as versões de série o pacote Hyundai SmartSense, que agrega ao carro recursos de segurança como alerta de colisão dianteira com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, o sistema alerta ao motorista e aplica os freios de forma automática, há ainda monitoramento de atenção do motorista, auxilio para manter o carro na faixa de rolagem e farol alto com ajuste automático, as versões mais caras do carro ainda agregam LANE Follow Assist, um sistema que mantém de forma automática o Hyundai dentro da faixa de rolagem e literalmente segue o veículo que vai à frente, acelerando e freando conforme o transito, mantendo uma distância segura, além de piloto automático inteligente Smart Cruise control com função Stop / GO, que na estrada além de manter uma velocidade programada conservando uma distância segura do veículo à frente, enquanto na cidade no transito o carro anda e para sozinho.
O Hyundai IONIQ por enquanto ainda não tem data para vir ao Brasil, assim como os outros modelos elétricos ou híbridos da Hyundai como o SUV Kona elétrico, o modelo seria um bom rival para o Toyota Prius, além de elétricos recém chegados como o Nissan Leaf. Nos EUA o modelo custa a partir de US$ 23.400 dólares (algo em torno dos R$ 95.800).
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.