A divisão de carros elétricos da Hyundai vem fazendo bastante sucesso, o hatch Ioniq 5 foi um dos EVs mais vendidos da Europa e dos EUA, além de ter ganho o premio de carro do ano. Agora a Hyundai espera ampliar esse sucesso com a chegada de um novo modelo 100% elétrico, o Ioniq 6 2023. Dotado de visual minimalista e um tanto exótico, o sedan chega para desafiar nada menos do que o queridinho Tesla Model 3, em alguns mercado como na Inglaterra, suas vendas se iniciaram agora em janeiro, com preços começando a partir de 46.745 libras (algo próximo de R$ 290.000).
Índice desta matéria
Na Inglaterra, o Hyundai Ioniq 6 será oferecido em duas versões: Premium e Ultimate. A principal diferença entre elas é o seu conjunto de equipamentos de série, sendo que ambas vêm muito bem equipadas, porém a Hyundai cobrará um preço salgado por isso, a versão de entrada “Premium” que custa 46.475 libras, já é mais cara que um Tesla Model 3 que custa £42,990 no Reino Unido.
Porém a lista de equipamentos do elétrico da Hyundai é bastante recheada, há de série itens como rodas aro 20, central multimídia com tela grande de 12.3 polegadas, painel 100% digital também com 12 polegadas, iluminação ambiente em LED configurável, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ajustes elétricos, além de um sofisticado pacote de condução autônoma (Nível 2) com assistente total de condução em estradas, assistente inteligente para a velocidade e assistente para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
Já a versão top de linha Ultimate, além destes itens, adiciona sistema de som Bose, teto solar panorâmico, bancos couro com sistema de resfriamento, além de itens como portas com fechamento semiautomático e carregador wireless para smartphones. O preço é desta versão é de pouco mais de 50.000 libras (£50.245), R$ 322.000.
Em ambas as versões como opcional, há a possibilidade de personalizar todo o acabamento interno, além de equipar o carro com os super futuristas retrovisores com câmeras de alta resolução, são duas telas embutidas nas laterais do painel que exibem as imagens das câmeras (foto acima). Apesar destes sistema não ser barato, custa sozinho cerca de 1.000 libras (cerca de R$ 6.200), ele da um charme muito especial ao interior do Hyundai Ioniq 6.
De série tanto a versão Premium quando a Ultimate, vêm com motor elétrico com potência de 228 cv e torque de 35 kgfm. Porém como um opcional, por 3.000 libras (R$ 18.500), há a opção de um conjunto elétrico mais potente, dotado de dois motores, um sobre cada eixo, tração 4×4 AWD e potência total de 325 cv para um torque de 60 kgfm.
A versão com 228 cv acelera de 0 a 100 km/h em 7.4 segundos, enquanto a de 325 cv 4×4 é muito mais veloz, faz de 0 a 100 km/h em 5.1 segundos. Em ambas a velocidade máxima é limitada em 185 km/h.
Inicialmente o Hyundai Ioniq 6 2023 será oferecido apenas com uma única versão de bateria, um pack de 77 kWh capaz de oferecer uma autonomia máxima de 515 km na versão mais potente com 325 cv, suficiente para rodar no dia a dia, além de permitir viagens de curtas e médias distâncias. Enquanto a versão mais barata e menos potente, com seus 225 cv tem autonomia maior, fazendo 543 km com uma carga completa das baterias.
Em um futuro próximo, é esperado a chegada de uma versão com menor autonomia, porém com um preço mais em conta.
De acordo com a Hyundai, usando um carregador ultra rápido com potência de 350 KW, é possível obter de 10 a 80% da energia das baterias em apenas 18 minutos de carga. Enquanto que usando um carregador mais comum, com 50kW são necessários 75 minutos para carregar de 10 até 80% de carga.
Porém usando um carregador caseiro “Wallbox” de 11kW, o tempo para carregar de 10% até 100% das baterias é de longas 7 horas e 10 minutos.
Um detalhe legal é que o Hyundai Ioniq 6 também pode ser usado como um gerador portátil, é possível usar o carro para recarregar aparelho eletrônicos, como notebook, caixa de som, ferramentas de trabalho e etc.
Por fim, também não podemos deixar de falar do visual do Hyundai Ioniq 6 2023, quando apresentou o modelo no último ano, muita gente achou fabuloso o design do sedan elétrico, enquanto outros acharam exótico ou feio, ou seja seu visual é diferente e dividirá opiniões e gostos.
Porém uma coisa todos tem de concordar, a Hyundai não teve medo de ousar no desenho do Ioniq 6, sua carroceria que mede 4.85 m conta com uma aparência aerodinâmica seguindo o estilo de coupé de 4 portas, o teto é baixo e tem um caimento suavizado na porção traseira do carro, dando a impressão que a traseira é mais baixa que a dianteira.
Chama atenção também os faróis, não pelo desenho, mas pela tecnologia de LED de ultima geração, as luzes do Ioniq 6 são formadas por uma série de pixels inteligentes controlados por software, são capazes de ajustar seu brilho de acordo com a luminosidade do ambiente sem ofuscar os outros motoristas.
A tecnologia de “Pixels de LED” é capaz de controlar cada uma das luzes de forma individual de acordo com a situação, alterando a intensidade e direção do foco de luz, sendo capaz até de desviar seu faixo de luz dos outros veículos, enquanto eles se movem, para não ofuscar os motoristas.
Alias “pixels” é o que não falta no Hyundai Ioniq 6. Em sua nova linguagem de design, a Hyundai abusou dos pixels, ao todo são 723 pontos de luzes espalhados pelo carro, estando presentes nos faróis, na traseira e até mesmo no exótico aerofólio, que segue o estilo “duck tail” rabo de pato. Alias, curiosamente o desenho do aerofólio do Ioniq 6 lembra bastante o visto em algumas versões clássicas do Porsche 911 (foto abaixo).
Vale lembrar que o visual do Hyundai Ioniq 6 foi inspirado no protótipo Prophecy, exibido em 2020 pela marca coreana.
Já o interior é semelhante ao visto no Ioniq 5, a cabine conta com um acabamento luxuoso e rico em detalhes. Portas e painel são forrados com materiais de toque suave, a cabine tem aspecto limpo, com a maior parte dos comandos sendo concentradas na tela de 12.3 polegadas do sistema multimídia.
Seguindo a tendência atual de estilo de painel digital, o Hyundai Ioniq 6 tem quadro de instrumento de 12.3 polegadas totalmente configurável, com moldura conectada com a tela da central multimídia (foto abaixo) que também possui 12 polegadas (foto abaixo).
O comprador pode personalizar o interior do Ioniq 6 ao seu gosto e bolso, há diversas opções de cores e materiais para os revestimentos, deste opções de revestimentos mais simples em tecido, até o uso de couro nobre, no mesmo padrão de marcas premium como BMW e Mercedes.
Destaque ainda para a charmosa iluminação ambiente com luzes de LED RGB, é possível configurar separadamente cada um destes pontos de luzes, desde sua cor, até a intensidade e o padrão de movimento.
Graças ao seu amplo entre eixos, que é de generosos 2.95 metros, o espaço interno, principalmente no banco traseiro é amplo. Comparado com seu rival Tesla Model 3, o Hyundai Ioniq 6 tem distância entre eixos quase 10 cm maior. O comprimento também é muito maior no Hyundai, são 4.85 m, contra 4.69 m do Tesla.
Como você já deve ter percebido, o futuro do mundo automotivo pertence aos carros elétricos e a Hyundai quer ser relevante nessa nova era. Com o Hyundai Ioniq 6 a marca coreana demostra que não tem medo de ousar e tem capacidade para ser uma das lideres em veículos elétricos no mundo.
A Hyundai tem a ousada meta de vender 1.8 milhões de veículos elétricos até o ano de 2030. Para isso eles planejam oferecer uma linha de 17 veículos movidos a eletricidade até esta data.
Para isso, a montadora coreana está investindo pesado. O Ioniq 6, com seu visual chamativo, interior requintado e tecnológico, motor elétrico potente e com uma ótima autonomia, tem tudo para vender bem e fazer sucesso. O único porém ainda é o preço elevado, o Ioniq 6 não será nada barato, sendo ele mais caro que o Tesla Model 3.
Infelizmente o preço alto também deve afastar o Hyundai Ioniq 6 do mercado brasileiro. Por aqui o modelo elétrico da Hyundai teria preço bastante proibitivo, possivelmente acima dos R$ 650.000. Já que atualmente o Tesla Model 3, é vendido por importação independente no país por R$ 620.000.
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.