O clube dos sedans híbridos deve ganhar muito em breve no Brasil, um novo integrante, a Hyundai-CAOA começará a vender nos próximos meses por aqui o Hyundai Ioniq Hybrid 2022. A expectativa é que a Hyundai ofereça o sedan, apenas em sua configuração plug-in hybrid, nessa variante o Ioniq traz um bloco 1.6L Kappa a gasolina, com 105 CV e que trabalha em conjunto com um bloco elétrico, resultando em uma potência combinada de 141 CV. O Ioniq pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, nesse caso a autonomia fica em cerca de 30 km sem precisar de gasolina no tanque.
Na última semana, o site AutosSegredos, flagrou um comboio de caminhões cegonhas com cerca de 60 exemplares do Ioniq Hybrid, que desembarcaram no porto do Espirito Santo, algo que provavelmente, indica que o sedan híbrido deve chegar em breve as concessionárias da Hyundai-CAOA em todo o Brasil.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Vale lembrar que no ano passado, Carlos Alberto de Oliveira Andrade (o Dr CAOA), pouco antes de falecer, após travar (e vencer) uma longa batalha nos tribunais, pela renovação do direito de ser responsável pelas vendas dos carros importados da Hyundai no Brasil, afirmou em entrevista ao jornalista Jorge Moraes, que a CAOA lançaria novos modelos no país, uma das novidades prometidas era justamente o sedan Ioniq. Na epoca o dono d CAOA afirmou que seria trazido um lote com 300 exemplares.
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O que é um híbrido plugin ?
Para o Brasi, a Hyundai-CAOA reservou o Ioniq Hybrid em sua configuração plug-in hybrid, na Europa o sedan conta ainda com uma variante híbrida e outra totalmente elétrica.
A plug-in hybrid é um meio termo entre as duas, se diferencia dos híbridos normais como o Toyota Prius, pela possibilidade de ter suas baterias recarregadas na tomada, isso permite ao modelo rodar apenas com o motor elétrico, porém a autonomia média é de apenas 32 km, uma marca não suficiente para atender a demanda da maior parte dos consumidores.
Dá para ir e voltar do mercado ou o shopping perto de casa, porém não é possível por exemplo passar o dia usando o carro sem gasolina, ao contrário dos carros elétricos que tem hoje autonomia para mais de 300 km.
A velocidade máxima fica em cerca de 160 km/h, é limitada para preservar as baterias, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 10 segundos.
O câmbio do Ioniq Hybrid é automatizado de dupla embreagem e seis marchas, a tração é 4×2 dianteira.
Ioniq tem tamanho de Corolla
O sedan Ioniq da Hyundai mede 4.47 m de comprimento (com entre-eixos de 2.70 m), por 2.04 m de largura e 1.46 m de altura.
No Brasil, seus rivais estarão carros como Corolla Hybrid, além do novo Civic que chega em 2023, também na configuração híbrida, além do recém lançado Byd Qin Plus, que assim como o Ioniq é um carro do tipo plug-in hybrid.
Design Hyundai Ioniq Hybrid 2023
O Hyundai Ioniq Hybrid 2023 está longe de ser um carro feio, porém também não é o mais bonito já feito pela Hyundai, ele conta com um visual sóbrio e pouco impactante, até porque esse não é o modelo mais novo da Hyundai, foi lançado em 2016 e reestilizado em 2018, o Ioniq chegou a aparecer no Salão do Automóvel de SP de 2018.
Ele lembra um pouco o antigo Elantra, seu desenho ainda possui o padrão de design anterior da Hyundai, marcado pela grade em formato hexagonal e pelo teto com perfil baixo e traseira curta, que confere um aspecto de coupe a carroceria.
Na traseira a tampa do porta-malas é dividida em dois segmentos, há uma especie de janela extra, que melhora a visibilidade, e conecta o conjunto de lanternas, dando um aspecto um pouco poluido a traseira, porém tem ai sua função, é uma solução de design similar a utilizada no Mitsubishi Eclipse Cross de primeira geração, e que dividia gosto e opiniões no Mitsubishi, tanto que a montadora refez a traseira retirando esta janela extra.
O Ioniq já não é uma novidade
Como dissemos, o último facelift do Hyundai Ioniq foi em 2019, na ocasião ele recebeu uma nova grade dianteira, farois full-LED e um para-choque com faixas de LEDs, além de novas rodas de liga leve.
Interior do Hyundai Ioniq
Além da motorização híbrida, o Hyundai Ioniq Hybrid 2023 também promete agradar pelo seu conjunto de equipamentos de série, vindo muito bem equipado, trazendo de série em sua configuração mais cara itens como cluster digital de 10 polegadas configurável, central multimídia touch screen com tela de 10.25 polegadas do tipo flutuante, volante multifuncional, bancos forrados com couro, carregador wireless para smartphones, rodas de liga leve, assistente de partida em rampa, freio estaciinamento elétrico, ar condicionado digital dual zone, além de equipamentos de segurança, como frenagem de emergencia automática, alerta de trafego cruzado e detector de pedestres.
Há até mesmo um aplicativo de celular que permite abrir e fechar o carro a distancia ou consultar a sua localização através do GPS.
Não sabemos se todos esses equipamentos estarão presentes no modelo que será vendido no Brasil. O acabamento não é luxuoso, fica no padrão já dos sedans médios aqui no Brasil.
Preço do Hyundai Ioniq no Brasil ?
Em termos de preços, esperamos que o Ioniq Hybrid 2023 custe entre R$ 200.000 e R$ 250.000.
Esse será um carro de nicho, ou sejá, não espere ver muitos Ioniqs nas ruas, porém não deixar de ser uma boa noticia a Hyundai-CAOA está trazendo novos modelos para o Brasil, o que não acontecia já há um bom tempo.
Vale lembrar que o Ioniq Hybrid marcou o lançamento da divisão Ioniq da Hyundai (divisão de carros elétricos e hibridos), familia que hoje inclui carros como o Ioniq 5, um hatch elétrico que vem fazendo muito sucesso na Europa e foi um dos principais lançamentos da industria automotiva no ano passado e o recém lançado Ioniq 6, por enquanto não previsão desse outros carros da divisão Ioniq serem oferecidos no Brasil. Já que são totalmente elétricos.