A Hyundai revelou essa semana na Europa, o Hyundai Kona N 2022, uma versão de alta performance do SUV compacto Kona, com o mercado de SUVs crescendo a passos largos lá na Europa, as montadoras estão buscando criar novas versões dos seus carros para se diferenciar da concorrência. O Kona N traz uma série de diferenciais em relação ao Kona “standard”, ele é equipado um motor de 290 CV, além de trazer uma cesta de peças de alto desempenho, sem falar em seu visual com um aspecto esportivo e bastante agressivo, a Hyundai quer conquistar um público mais jovem com esta versão.
Índice desta matéria
Começando pelo visual, o Hyundai Kona N conta com visual muito mais arrojado em relação as demais versões, assim como outros carros da gama N, como o I30 N e o I20N, ele traz uma série de itens exclusivos, como para-choque com tomadas de ar maiores, grade com acabamento em Black Piano e desenho em colmeia, faróis com lentes escurecidas, spoiler em Black Piano e detalhes em vermelho no para-choque frontal.
Nas laterais, há novas saías esportivas, rodas de liga leve maiores de 19 polegadas, retrovisores com pintura em preto brilhante. Passando para a traseira, o Kona N traz um novo para-choque com difusor integrado, inspirados nos carros de corrida com acabamento em preto brilhante e detalhes em vermelho, chama a atenção também o sistema de escapamento com duas grandes ponteiras cromadas.
Com os novos para-choques o Kona ficou 1 cm mais comprido, o SUV tem agora 4.215 m de comprimento, por 1.80 m de largura e 1.65 m de altura, seu entre-eixos é de 2.60 m.
Um dos pontos legais do Kona N, é que ele não é um esportivo apenas de visual como muitos por ai. A divisão esportiva “N” da Hyundai, que tem sede na Alemanha e inclusive prepara os carros de corrida da marca. Fez um ótimo trabalho de modificação, desenvolvendo diversas peças de alto desempenho para o SUV Kona.
O carro traz uma um novo sistema de suspensão com novas molas e amortecedores, que deixaram a condução do Kona mais dinâmica e precisa, além disso, o Kona ficou mais baixo em relação as demais versões, ainda com relação a condução, foi instalada uma nova caixa de direção elétrica, ajustada para permitir uma condução mais esportiva e precisa, ela conta três possibilidades de ajustes: Normal, Sport e Sport+, o câmbio é automatizado DCT de dupla embreagem e oito marchas tem componentes próprios para esta versão, o Kona N também ganhou um novo sistema de freio com discos e pinças maiores, as rodas são em alumínio forjado, mais leves e resistentes em relação as rodas em liga leve comuns.
O Kona N conta com diferencial eletrônico traseiro com escorregamento limitado, novos controles de tração e de estabilidade de alto desempenho. Há também o sistema N Grin Control System, que possibilita ajustar de forma eletrônica vários parâmetros do carro, como a direção, resposta do acelerador, trocas de marchas, atuação dos controles de tração e de estabilidade, é possível até mesmo ajustar o ronco do motor, são cinco modos: Eco, Normal, Sport, N e Custom.
Este SUV esportivo da Hyundai trará de série ainda uma função Launch Control, uma espécie de controle de largada para fazer arrancadas, o sistema impede que as rodas patinem nas acelerações, este recurso é ativado no modo “N”, há ainda um botão vermelho no volante chamado NGS (N Grin Shift), que será uma espécie de “boost”, ele permite maximizar a potência do motor e as trocas de marchas por um período de 20 segundos.
Por fim a Hyundai instalou novos pneus de alta performance Pirelli P Zero, medidas 235/40R19, próprios para carros de alta performance. Todos estes ajustes foram testados exaustivamente no circuito de Nurburgring Nordschleife, na Alemanha.
Um detalhe interessante do Kona N e que vale a pena ser comentado é seu sistema de escapamento ativo com ronco variável, o tipo e altura do ronco do motor é alterado de acordo com o modo de condução escolhido, há ainda um gerador eletrônico de ronco (Electronic Sound Generator – ESG), localizado dentro da cabine na parte inferior do para-brisa, ele amplifica o som do escape no interior do carro, aumentando o som de acordo com a rotação do motor, conferindo uma experiência bem legal durante uma condução mais esportiva. Lembrando que o escapamento ativo será de série no Kona N.
Como dissemos, a esportividade do Hyundai Kona N 2022 não fica restrita ao seu visual, o carro é impulsionado com um interessante motor 2.0L turbo, 4 cilindros a gasolina, capaz de desenvolver bons 290 CV de potência e 39.2 kgfm de torque. Esse é um dos carros mais potente e rápidos já construídos pela Hyundai.
O Hyundai Kona N 2022 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5.5 segundos (no modo launch control), é um dos carros mais velozes da Hyundai na atualidade, sua velocidade máxima também chama a atenção, ele pode alcançar os 240 km/h de velocidade máxima, lembrando que estamos falando de um SUV que apesar de ser de categoria compacta não é pequeno nem leve, mede 4.22 m de comprimento e pesa 1510 kg, ou seja, tem o mesmo porte e peso de um Jeep Renegade.
O tratamento especial da divisão “N” da Hyundai também foi aplicado ao interior do Kona, que conta com alguns elementos exclusivos, como um novo volante com algumas funções “maldosas’ como os botões “N” para ativar de forma mais rápida os modos de condução mais radicais, bancos esportivos com o logo N e revestimento em couro aveludado, além de um cluster digital com tela de 10 polegadas configurável, pedais em alumínio, e esta versão virá ainda com HUD display, que projeta informações no para-brisa acima do volante, as colunas internas e o teto são forrados em tecido preto.
A expectativa é que o Hyundai Kona 2022 comece a ser vendido antes do natal lá na Europa, porém com tudo o que ele traz, o Kona N não será nada barato, seu preço deve começar em 35.000 libras (R$ 260.000), um valor bastante salgado para os padrões da Europa e para a categoria.
Para termos uma ideia esse é um valor superior a vários sedans de luxo, o Kona N será um dos carros mais caros da Hyundai na Europa, perdendo apenas para o SUV Santa Fé que sai por 39 mil libras (R$ 297 mil) e o SUV NEXO que é movido a hidrogênio e custa 69 mil libras (R$ 518.000). Lembrando que a versão normal do Kona parte de 21 mil libras (R$ 150 mil).
Caso fosse vendido no Brasil o Hyundai Kona N, custaria algo em torno dos R$ 270 mil, e ai será que valeria a pena? Você pagaria ? Deixe a sua opinião.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.