O Hyundai Kona chegou ao Brasil no final de julho em duas configurações: elétrica ou híbrida. Os preços eram salgados frente ao porte e motorização do modelo, o Kona elétrico foi anunciado inicialmente por R$ 298.000, enquanto a versão híbrida R$209.990. Porém antes mesmo da chegada oficial as lojas, devido ao lançamento de modelos elétricos como o BYD Dolphin por R$ 149.990, a Hyundai repensou os valores do Kona. A versão elétrica baixou para R$ 219.990 e a híbrida para R$ 189.990, tornando o híbrido mais barato do Brasil. Mesmo assim o modelo não teve procura no primeiro mês no país, fazendo a Hyundai novamente abaixar os preços. O Kona na versão 100% elétrica custa hoje R$ 189.990, se tornando o SUV elétrico mais barato do Brasil, enquanto a versão híbrida sai por R$ 169.990. Ou seja, agora o desconhecido modelo da Hyundai tem um custo benefício muito interessante pelo que entrega.
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Apesar de ser desconhecido no Brasil, o Hyundai Kona não é exatamente uma novidade e já faz sucesso há um tempo lá fora, sendo vendido na Coreia do Sul, Índia, América do Norte e Europa. O Hyundai Kona foi lançado mundialmente em 2017 apenas com motor a gasolina, sendo que logo começou a alcançar bons números em vendas, em apenas dois anos de mercado o SUV compacto já acumulava mais de 120.000 unidades vendidas no mundo, sendo destas 53 mil somente na Europa.
Em 2018 o Kona se tornou o primeiro SUV compacto com motor 100% elétrico do mundo, sendo que em 2019 o modelo ganhou sua versão híbrida.
Vale lembrar que infelizmente o Kona está chegando ao Brasil atrasado. A Hyundai já tem uma nova geração praticamente pronta para estrear, maior, mais tecnologica, luxuosa e também mais cara. O novo Kona 2024 (leia mais sobre ele aqui) deve começar a ser vendido na Coreia do Sul, Europa e EUA ainda em 2023. Mas ainda não tem previsão de vir ao Brasil.
Apesar de por fora parecer compacto, o Hyundai Kona tem dimensões interessantes e amplas. Mede 4,21 metros de comprimento e possui distancia entre eixos de 2,60 metros, além de largura de 1.80 m. O Kona tem basicamente a mesma distância entre-eixos e largura do novo Hyundai Creta; sendo até mais espaçoso inclusive do que o Jeep Renegade, que tem distância entre-eixos de apenas 2.57 m.
O porta malas do Kona fica no padrão da categoria no Brasil, tendo 374 litros na versão híbrida ou 332 litros na versão elétrica. Supera o Jeep Renegade que tem 320 litros, porém fica atrás do Creta e T-Cross, que ultrapassam os 400 litros no bagageiro.
Ou seja, aqui começa o bom custo-benefício do Hyundai Kona no Brasil, o modelo oferece praticamente o mesmo espaço interno de outros SUVs compactos na categoria, custando praticamente o mesmo preço, tendo como grande vantagem a motorização eletrificada na qual vamos conhecer melhor agora.
Para o Brasil a Hyundai trouxe duas versões do Kona, a opção híbrida HEV (motor a gasolina auxiliado pelo motor elétrico) e a opção EV (motorização 100% elétrica).
Sendo que a versão híbrida (foto acima) traz o motor 1.6 GDi, 4 cilindros, aspirado, alimentado por gasolina, capaz de desenvolver modestos 105 cv de potência e 15 kgfm de torque, combinado com um motor elétrico de 43 cv de potência e 17 kgfm de torque. A potência combinada do Kona híbrido é de interessantes 141 cv e 27 kgfm de torque, ficando na média para a categoria.
Não custa lembrar que o Hyundai Creta na maioria de suas versões usa um modesto 1.0 turbo de apenas 120 cv e 17 kgfm de torque, inclusive na versão N Line que custa até mais caro que o próprio Kona híbrido. Outra comparação que podemos fazer é com o Toyota Corolla Cross Hybrid, o híbrido da Toyota que hoje sai por R$ 202.000 tem potência combinada de apenas 122 cv.
Ainda falando na versão híbrida, ela usa câmbio DCT automatizado de seis velocidades e tem tração 4×2 dianteira.
O Kona elétrico é movido por um motor 100% movido a eletricidade posicionado sobre o eixo dianteiro, capaz de desenvolver 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. Alimentado por um pack de baterias de 39,2 kWh. Aqui o câmbio tem uma única marcha e a tração segue 4×2 dianteira.
De acordo dados de fábrica o Hyundai Kona híbrido vai de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, supera com folga o Toyota Corolla Cross, que faz a mesma prova na casa dos 13 segundos. Enquanto a versão elétrica é um pouco mais veloz, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Com relação a velocidade máxima, a versão híbrida alcança os 165 km/h, enquanto a elétrica para nos 155 km/h.
A grande vantagem do Hyundai Kona é você poder passar longe do posto de combustíveis. O Kona híbrido impressiona pelo baixo consumo. De acordo com dados do Inmetro, o modelo faz na cidade 19,6 km/l ou 17,4 km/l na estrada. Além de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Hyundai Kona também é o mais econômico da categoria. O Toyota Corolla Cross Hybrid faz de acordo com o mesmo padrão do Inmetro 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, diferença que chega a 2 km/l a mais em favor do Hyundai tanto na cidade quanto na estrada.
Ao contrário dos carros elétricos que hoje são dependentes dos postos de recargas (ainda raros fora das grandes cidades), o que limita seu uso em viagens mais longas. O Hyundai Kona híbrido foge completamente desta limitação por justamente combina o motor a gasolina com elétrico, com isso pode fazer 740 km com um tanque cheio rodando na cidade, ou 680 km na estrada.
O Hyundai Kona EV já não tem esta mesma vantagem na autonomia, primeiro porque ele usa baterias de apenas 37 kWh, o BYD Dolphin por exemplo, usa baterias de 45 kWh. A bateria menor acaba limitando a autonomia do Kona elétrico, de acordo com o padrão do Inmetro roda 252 km com uma carga completa, enquanto o rival BYD Dolphin roda 293 km.
Talvez este seja o principal ponto negativo do Kona EV, sua baixa autonomia, principalmente para quem planeja fazer viagens mais longas com o SUV elétrico.
Há diferenças consideráveis entre o visual do Kona híbrido para o elétrico, basicamente o elétrico tem uma dianteira mais moderna e aerodinâmica, sem a grade frontal – já que o motor 100% elétrico exige muito menos refrigeração comparado com o híbrido, enquanto a versão híbrida tem estilo mais agressivo e aventureiro, com amplas tomadas de ar na dianteira e para-choques com perfil mais chamativo e aventureiro, inclusive o acabamento da carroceira muda bastante de acordo com a motorização, sendo que a versão híbrida tem apliques em plástico sem pintura nas caixas de rodas e na parte inferior da carroceria, além de vir com rodas menores aro 16 contra 17 do modelo elétrico. Compare nas fotos acima os dois modelos do Kona.
Um detalhe curioso é que no caso do modelo elétrico o bocal de recarga fica na dianteira entre os faróis.
Outro ponto positivo, que pode levar muita gente a uma concessionária CAOA para conhecer o Hyundai Kona, é sua farta lista de equipamentos. Em ambos os modelos realmente é um diferencial, há de série sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple carplay sem fio e GPS nativo off-line, painel digital também com 10 polegadas, configurável, há inclusive um head up display que projeta informações essenciais no para-brisa, algo inédito na categoria.
A lista continua com ar-condicioando digital automático, bancos em couro, banco dianteiros com ajustes elétricos, sistema de aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, carregador sem fio para smartphones, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento eletrônico por botão com função automática Auto Hold, retrovisores externos com sistema de aquecimento para desembaçar e rebatimento automático ao estacionar, iluminação interna com pontos de LED para os pés e console central, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema keyless com travamento das portas por aproximação e partida do motor por botão.
Visualmente ambos os modelos trazem luzes de condução diurna em LED DRL, faróis principais do tipo Full LED e rack no teto, sendo que a versão híbrida vem ainda com faróis de neblina. Como dissemos a versão híbrida usa rodas aro 16 com pneus mais altos 205/60 R16, enquanto a elétrica tem pneus mais largos e baixos 215/55 R17, além de rodas maiores, aro 17.
O grande diferencial na lista de equipamentos é o pacote de segurança e condução semi-autonoma Smart Sense da Hyundai, o mesmo usado nas versões mais caras do Creta, traz piloto automático adapatativo ACC, alerta e auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pontos cegos. Há ainda seis airbags, assistente de partidas em rampas, freio a disco nas quatro rodas e controles de tração e estabilidade.
O Hyundai Kona tem apenas cores padrões no Brasil, ou seja, branco, preto, prata e cinza.
Difícilmente o Hyundai Kona vai se tornar um carro com grande volume de vendas no Brasil, porém com estas reduções nos seus valores, o modelo passa a ter um dos melhores custo/benefício da categoria, não só para quem busca um modelo híbrido ou elétrico, mas também para quem quer comprar um SUV compacto.
O Hyundai oferece carroceria moderna e estilosa, interior espaçoso, bem acabado e recheado de equipamentos, custando praticamente o mesmo que um SUV compacto hoje em dia como Creta, T-Cross e Tracker, tendo a vontagem de consumir quase 50% menos de combustível que os rivais.
Vale comentar que no caso do Kona elétrico o custo benefício cai, apesar de ser hoje o SUV elétrico mais barato que você pode comprar no Brasil, pontos negativos como a bateria pouco potente que limita a autonomia na casa dos 250 km, e principalmente, os rivais chineses custando R$ 30.000 a menos e entregando melhor autonomia e desempenho, pesam contra o Hyundai EV.
Fonte e maiores informações:
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