O Hyundai Palisade acaba de chegar ao Brasil, o SUV top de linha da marca impressiona por diversos motivos, ele é gigante, mede 5 metros de comprimento e pode levar até 8 ocupantes, tem um motorzão de quase 300 cv e um interior luxuoso rico em equipamentos. O Hyundai Palisade chega com preço de R$ 449.990, apesar de ser um valor proibitivo para a maioria dos brasileiros ele custará apenas R$ 16.500 a mais em relação ao Toyota SW4 Diamond.
Índice desta matéria
SUV ao estilo norte americano
Feito para agradar ao publico norte-americano – fã de SUVs grandes, o Hyundai Palisade nos EUA rivaliza com modelos com SUVs grandes inexistentes no Brasil como Toyota Highlander e Chevrolet Traverse. Ele mede 4.99 metros de comprimento por 1.97 m de largura e 1.75 m de altura. Chama atenção também a ampla distância entre eixos de 2.90 metros.
Por aqui ele não terá rivais diretos, porém será uma alterativa maior e mais luxuosa em relação a SUVs tradicionais no nosso mercado como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer.
Interior para 8 ocupantes
Este tamanho “família” é refletido no espaço interno amplo deste SUV, o Hyundai Palisade tem 8 lugares, sendo dois dianteiros, 3 na fileira central e 3 na fileira traseira de bancos. Caso você não precise das três fileiras de assentos, o porta malas do Hyundai Palisade oferece nada menos do que 704 litros.
Visual do Palisade agrada, porém deve mudar em breve
O Hyundai Palisade estreou no mercado norte-americano em 2019, sendo que no final de 2022 ele foi reestilizado, recebendo atualizações na dianteira e na traseira.
A Hyundai já está no forno com uma geração totalmente nova do Palisade, ela deve estrear no final de 2025 no mercado internacional, o modelo inclusive já foi flagrado rodando em testes.
Apesar da idade relativamente avançada (5 anos), o visual do Hyundai Palisade ainda agrada, é moderno chamando bastante atenção nas ruas, principalmente pelo desenho da dianteira que é dominada por uma proeminente grade cromada com efeito 3D de profundidade, os faróis são totalmente em LED, há uma barra de LED na vertical que tem iluminação dinâmica, ou seja, além das luzes de condução diurna também servem de setas, enquanto mais abaixo no para-choque ficam os faróis principais.
Visto de lado o Palisade tem um porte robusto e imponente, seu estilo lembra um pouco o rival Cadillac Escalade, com as colunas “C” inclinadas e coluna “D” invisível. Na traseira as lanternas em LED são grandes e também chamam a atenção.
Conjunto mecânico de respeito
No Brasil o Palisade usa um motor 3.8 V6 GDI a gasolina com injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 295 cv de potência e 36,2 kgfm de torque.
O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4×4 automática inteligente HTRAC, tendo três modos de atuação: Neve, Lama e Areia, escolhidos através de um botão giratório no console central.
Neste mesmo botão no console o motorista pode escolher entre quatro modos de condução: Comfort, Eco, Sport e Smart. Um detalhe curioso do Palisade é que ele não possui alavanca de câmbio, no lugar há apenas três botões para selecionar as marchas, além de claro ter as borboletas atrás do volante para fazer as trocas de forma manual.
Equipamentos e tecnologias
O Hyundai Palisade traz o que a Hyundai tem de mais avançado em equipamentos e tecnologia embarcada, ao começar pelo belo painel Supervision Cluster com duas telas de 12,3 polegadas integradas, há ainda head up display que projeta informações no para-brisa acima do volante, um potente sistema de som da marca Infinity com 12 alto falantes.
Há ainda porta malas com abertura e fechamento elétrico por gestos, teto solar duplo panorâmico, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, ventilação e memória, ar-condicionado automático digital com 3 zonas independentes de temperatura e saídas no teto para os bancos traseiros, além de um belo acabamento com couro Nappa que pode ser em cor clara ou escura.
Por fim destaque para o moderno pacote de segurança e condução autonomia presente no Hyundai Palisade, há piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go, sensor de ponto cegos, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, assistente de permanência na faixa entre outros recursos.
Melhor que Toyota SW4
O segmento de SUVs grandes de luxo no Brasil praticamente não existe, podemos dizer que o Hyundai Palisade é o primeiro modelo desta categoria a vir de forma oficial ao país.
Apesar de que os R$ 450 mil pedidos pelo Hyundai Palisade não ser nada barato, o modelo tem um preço bastante competitivo pelo que entrega, já que SUVs menores como o Toyota SW4 7 lugares custa entre R$ 380.000 até R$ 434.000, enquanto o Mitsubishi Pajero Sport custa entre R$ 340.000 até R$ 416.000.
Plataforma monobloco
Importante comentar que apesar do tamanho generoso, o Hyuindai Palisade usa plataforma do tipo monobloco enquanto modelos como Toyota SW4, Mitusbishi Pajero Sport e Chevrolet Suburban usam base do tipo chassi com longarinas, similar ao de picapes.
Para maiores informações acesse: https://www.hyundai.com.br/veiculos/palisade