Finalmente a Hyundai mostrou a versão de produção do i30 N, o modelo é um dos primeiros lançamentos da recém criada divisão esportiva “N” da Hyundai. Esqueça qualquer comparação com o i30 normal, o modelo “N” traz diversos aprimoramentos em função de se obter uma melhor performance e dirigibilidade, e os dados anunciados impressionam, seu motor na versão mais radical terá 275 cv, o suficiente para lançar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6.1 segundos.
O programa do i30 N começou já faz tempo em 2014, inclusive na geração anterior do Hyundai, porém para subir realmente o nível da performance do carro,foi necessário um longo trabalho para não apenas colocar um motor potente no i30, mas sim criar um modelo de alta performance, divertido e seguro de dirigir, em qualquer situação, tanto em uma estrada com a família, quanto em um circuito fechado em um track day, para isso a Hyundai desenvolveu diversos componentes exclusivos para o i30 N, realizou os mais variados testes e evoluções, bebendo inclusive do trabalho da equipe da marca que compete no campeonato mundial de rali, o WRC. Por exemplo para fazer o i30 N ter um bom comportamento em curvas, a montadora coreana rodou mais de 10.000 km em testes no famoso circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, o carro também participou por duas vezes dos 24 Horas de Nurburgring.
O resultado é que o i30 N nasceu já como um autêntico esportivo, seu motor é um 2.0, turbo, quatro cilindros, a gasolina, que desenvolve até 275 cavalos de força e 35,3 kgfm de torque, ele virá com um tradicional câmbio manual de seis marchas com alavanca e pedal de embreagem, e a tração se manteve apenas nas rodas dianteiras.
As mudanças mecânicas são inúmeras, vão desde uma nova suspensão mais baixa e rígida com um inédito controle eletrônico ECS, que permite ajustar os amortecedores de acordo com a necessidade, visando performance ou conforto. Uma nova caixa de direção com assistência elétrica ajustável, mais compacta, ela promete ainda mais precisão e controle, pneus exclusivos aro 18 da Michelin ou aro 19 da Pirelli, ainda foi instalado um diferencial eletrônico de escorregamento limitado (E-LSD), um novo controle de estabilidade eletrônico (ESC) que pode ser desligado por completo, ou ajustado em diferentes níveis, e um inédito controle de largada (launch control), que garantirá arrancadas rápidas sem o carro cantar pneus.
A transmissão e o sistema de escapamento, funcionam de acordo com o peso do pé do piloto. Através da eletrônica o sistema analisa a pisada no pedal do acelerador e faz os ajustes necessários. Permitindo ao motorista por exemplo pisar forte no acelerador e fazer trocas de marcha ao mesmo tempo, já que a função “rev-matching” garante trocas de forma suaves, junto com a função “overboost” que melhora o torque em 8% e a aceleração em 6,7%, na pratica estes recursos fazem com que o motor não perda rendimento durante as trocas de marchas nas acelerações, já que não é necessário tirar o pé do acelerador nas trocas, recurso muito usado em carros de corrida com câmbio sequencial. O mesmo vale para o sistema de escapamento que é duplo e conta com exaustão variável, ou seja, o som fica mais intenso ou ameno de acordo com a performance, mas aqui há um pequeno truque de tecnologia, o som do carro amplifica o ronco do motor de forma artificial, fazendo o ronco do escapamento sair nos alto-falantes dentro da cabine do i30 N. Estão disponíveis cinco modos de condução distintos: Eco, Normal, Sport, N e N Custom.
Visualmente também há muita novidade, em função do estilo e da aerodinâmica o i30 N traz dianteira com visual exclusivo com grade maior e mais agressiva, para-choque com falsas tomadas de ar e estilo bem mais intimidador, saias laterais, para-choque traseiro com difusor de ar, aerofólio, escapamento com duas ponteiras cromadas, freios com pinças pintadas em vermelho e rodas exclusivas.
Por fim a cabine do i30 N também traz detalhes próprios como acabamento exclusivo com detalhes em alumínio e muito couro, bancos esportivos revestidos em couro aveludado Alcantara na parte central, volante com visual próprio e novos botões, painel de instrumentos com mostradores esportivos, outro detalhe é que o sistema multi-mídia que possui tela de 8 polegadas no painel, é capaz de mostrar em tempo real diversas informações da performance do carro como a força “G”, tempos de voltas, informações sobre turbo, torque e força do motor.
A Hyundai começa a vender na Europa o novo i30 N até o final de 2017, serão duas versões a padrão “Standard Package” na qual o motor 2.0 vem de fábrica com um ajuste mais modesto com 250 cv e a “Performance Package” na qual o 2.0 vem com 275 cv, em ambas o torque é de 35,3 kgfm e a velocidade máxima é de 250 km/h. A diferença pratica está na aceleração, a versão de 250 cv vai de 0 a 100 km/h em 6.4 segundos e a de 275 cv precisa de apenas 6.1 segundos para alcançar os 100 km/h.
Por enquanto não foram divulgados os preços do i30 N, e não há previsão de venda do i30 turbo no Brasil.
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