Hyundai revela o i30 N, versão esportiva do hatch com 276 cv

Finalmente a Hyundai mostrou a versão de produção do i30 N, o modelo é um dos primeiros lançamentos da recém criada divisão esportiva “N” da Hyundai. Esqueça qualquer comparação com o i30 normal, o modelo  “N” traz diversos aprimoramentos em função de se obter uma melhor performance e dirigibilidade, e os dados anunciados impressionam, seu motor na versão mais radical terá 275 cv, o suficiente para lançar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6.1 segundos.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

O programa do i30 N começou já faz tempo em 2014, inclusive na geração anterior do Hyundai, porém para subir realmente o nível da performance do carro,foi necessário um longo trabalho para não apenas colocar um motor potente no i30, mas sim criar um modelo de alta performance, divertido e seguro de dirigir, em qualquer situação, tanto em uma estrada com a família, quanto em um circuito fechado em um track day, para isso a Hyundai desenvolveu diversos componentes exclusivos para o i30 N, realizou os mais variados testes e evoluções, bebendo inclusive do trabalho da equipe da marca que compete no campeonato mundial de rali, o WRC. Por exemplo para fazer o i30 N ter um bom comportamento em curvas, a montadora coreana rodou mais de 10.000 km em testes no famoso circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, o carro também participou por duas vezes dos 24 Horas de Nurburgring.

O resultado é que o i30 N nasceu já como um autêntico esportivo, seu motor é um 2.0, turbo, quatro cilindros, a gasolina, que desenvolve até 275 cavalos de força e 35,3 kgfm de torque, ele virá com um tradicional câmbio manual de seis marchas com alavanca e pedal de embreagem, e a tração se manteve apenas nas rodas dianteiras.

As mudanças mecânicas são inúmeras, vão desde uma nova suspensão mais baixa e rígida com um inédito controle eletrônico ECS, que permite ajustar os amortecedores de acordo com a necessidade, visando performance ou conforto. Uma nova caixa de direção  com assistência elétrica ajustável, mais compacta, ela promete ainda mais precisão e controle, pneus exclusivos aro 18 da Michelin ou aro 19 da Pirelli, ainda foi instalado um diferencial eletrônico de escorregamento limitado (E-LSD), um novo controle de estabilidade eletrônico (ESC) que pode ser desligado por completo, ou ajustado em diferentes níveis, e um inédito controle de largada (launch control), que garantirá arrancadas rápidas sem o carro cantar pneus.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

A transmissão e o sistema de escapamento, funcionam de acordo com o peso do pé do piloto. Através da eletrônica o sistema analisa a pisada no pedal do acelerador e faz os ajustes necessários. Permitindo ao motorista por exemplo pisar forte no acelerador e fazer trocas de marcha ao mesmo tempo, já que a função “rev-matching” garante trocas de forma suaves, junto com a função “overboost” que melhora o torque em 8% e a aceleração em 6,7%, na pratica estes recursos fazem com que o motor não perda rendimento durante as trocas de marchas nas acelerações, já que não é necessário tirar o pé do acelerador nas trocas, recurso muito usado em carros de corrida com câmbio sequencial. O mesmo vale para o sistema de escapamento que é duplo e conta com exaustão variável, ou seja, o som fica mais intenso ou ameno de acordo com a performance, mas aqui há um pequeno truque de tecnologia, o som do carro amplifica o ronco do motor de forma artificial, fazendo o ronco do escapamento sair nos alto-falantes dentro da cabine do i30 N. Estão disponíveis cinco modos de condução distintos: Eco, Normal, Sport, N e N Custom.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

Visualmente também há muita novidade, em função do estilo e da aerodinâmica o i30 N traz dianteira com visual exclusivo com grade maior e mais agressiva, para-choque com falsas tomadas de ar e estilo bem mais intimidador, saias laterais, para-choque traseiro com difusor de ar, aerofólio, escapamento com duas ponteiras cromadas, freios com pinças pintadas em vermelho e rodas exclusivas.

Por fim a cabine do i30 N também traz detalhes próprios como acabamento exclusivo com detalhes em alumínio e muito couro, bancos esportivos revestidos em couro aveludado Alcantara na parte central, volante com visual próprio e novos botões, painel de instrumentos com mostradores esportivos, outro detalhe é que o sistema multi-mídia que possui tela de 8 polegadas no painel, é capaz de mostrar em tempo real diversas informações da performance do carro como a força “G”, tempos de voltas, informações sobre turbo, torque e força do motor.

A Hyundai começa a vender na Europa o novo i30 N até o final de 2017, serão duas versões a padrão “Standard Package” na qual o motor 2.0 vem de fábrica com um ajuste mais modesto com 250 cv e a “Performance Package” na qual o 2.0 vem com 275 cv, em ambas o torque é de 35,3 kgfm e a velocidade máxima é de 250 km/h. A diferença pratica está na aceleração, a versão de 250 cv vai de 0 a 100 km/h em 6.4 segundos e a de 275 cv precisa de apenas 6.1 segundos para alcançar os 100 km/h.

Por enquanto não foram divulgados os preços do i30 N, e não há previsão de venda do i30 turbo no Brasil.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.