Esta é a nova proposta de estilo da Hyundai, após chamar atenção do mundo com um design de formas fluídas e curvas, a montadora coreana inaugura com o novo Sonata 2015, apresentado hoje 24 de março na Coreia do Sul, um design mais sóbrio e sério, porém ainda belo e atraente. O novo Sonata fará sua estreia mundial no Salão de Nova York em abril, o carro além do visual totalmente novo, ficou maior e mais tecnológico.
A Hyundai quis levar o Sonata a um novo patamar, tanto em estilo, quanto em tamanho, conforto e segurança, por isso a montadora coreana praticamente refez todo o sedan. A carroceria do Sonata 2015 cresceu em comprimento 3.5 cm, e ficou 3 cm mais larga em relação a antiga geração. De acordo com a montadora esta nova carroceria é 41% mais rígida, a Hyundai fala que testou a resistência do modelo em diversas partes do mundo, desde o circuito de Nurburgring na Alemanha, até o desafiador campo de prova do deserto de Mojave, nos EUA.
De acordo coma Hyundai foram necessários 3 anos para o desenvolvimento desta nova geração do Sonata, e um investimento de aproximadamente 450 bilhões de Won, (R$ 972 milhões), esta é a sétima geração do Sonata, a primeira foi lançada em 1985.
Visualmente o Sonata inaugura o novo padrão de estilo da Hyundai, chamado de “Fluidic Sculpture 2.0” um estilo marcado pela nova grade dianteira mais larga, cromada e de contornos mais retos, os faróis grandes e que invadem as laterais também são outra particularidade, o capô também está mais volumoso e ressaltado, o que passa imponência, as laterais do Sonata ficaram mais limpas, já o teto continua curvo, assim como em um coupé, porém a terceira janela lateral está maior, e a traseira está mais curta, assim como um hatchback, solução que além de aumentar o espaço interno, também reforçou a visual de coupê esportivo do Sonata.
Medindo agora 4855mm de comprimento, por 1865mm de largura and 1475mm de altura, com entre eixos de 2.805mm (1 cm maior do que a geração anterior), o espaço interno do Sonata foi melhorado, já o porta malas permaneceu praticamente o mesmo acomodando 462 litros, 2 litros a menos do que a geração anterior.
Por dentro a proposta de sobriedade e sofisticação fica claro, não há nada que lembra o interior do antigo Sonata, o painel ganhou linhas mais recatadas e sérias, com desenho quadrado, o interior do carro ficou mais funcional e menos emocional, nada de um console central futurista, os designers da marca preferiram a ergonomia, lembrando por exemplo o painel de um Mercedes, com tudo muito bem agrupado e limpo, ao padrão alemão. O console central abriga todos os comandos do carro, desde o sistema de som, ao ar-condicionado.
Outro detalhe é o acabamento, que evoluiu consideravelmente em qualidade, o Hyundai Sonata 2015 é o mais luxuoso já feito nos 29 anos de vida do sedan. Há detalhes em alumínio, madeira e muito couro.
Destaque também para a lista de equipamentos que ficou mais completa e tecnológica, o Sonata 2015 vem com seis airbags, incluindo airbag de cortina e para os joelhos do motorista, ABS, EBD, ESP (controle de estabilidade) e TSC (controle de tração), além dos inéditos para o sedan, piloto automático adaptativo, que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, podendo frear o carro automaticamente – Advanced Smart Cruise Control, há ainda um aviso de mudanças repentinas de faixa, e monitoramento dos pontos cegos ao redor do carro. Rodas aro 18 e faróis dianteiros com LEDs e luzes Bi-Xenon adaptáveis, que se ajustam para impedir o ofuscamento de quem vem no sentido contrário, fazem parte da lista de itens do novo Sonata.
Em matéria de conforto o Novo Sonata 2015 vem com novidades como bancos com sistema de aquecimento e ventilação, persianas elétricas na janelas traseiras, sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas, com conectividade via USB, Bluetooth, iPod e com integração a smarthphone, por exemplo o motorista pode fazer uma chamada de celular sem precisar pegar o aparelho.
Na parte mecânica o novo Sonata, inaugura novos e mais eficientes motores, na Coreia ele contará na versão de entrada com um motor 2.0 CVVL que rende 168 hp e 20 kgfm de torque, enquanto a versão mais cara virá com um novo 2.4 GDI com injeção direta que desenvolve 193 hp e 24.7 kgfm de torque, este motor na geração passada tinha 178 cv. Em alguns mercados o Sonata terá ainda uma versão movida a gás,com um 2.0 LPi com 151 hp e 19.4kgfm de torque. As caixas de câmbio permanecem a mesma, o modelo na versão mais em conta vem com câmbio manual de seis marchas, enquanto a versão mais cara traz câmbio automático também de seis velocidades. A tração é dianteira.
O conjunto de suspensão do Sonata foi revisto, agora o sedan conta com suspensão dianteira do tipo MacPherson, enquanto que na traseira há um novo conjunto multi-link.
Com data para ser apresentado mundialmente no dia 16 de abril, durante o primeiro dia aberto a imprensa do Salão do Automóvel de Nova York, o novo Hyundai Sonata 2015 deve começar a chegar as lojas no segundo semestre de 2014.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.