A Hyundai deve lançar ainda no primeiro semestre de 2019 no Brasil a nova geração do Santa Fe, totalmente reformulado, o SUV foi uma das atrações da marca no Salão de SP que ocorreu em novembro de 2018, e já foi várias vezes flagrado rodando em testes pelas ruas do país. O novo Santa Fe 2020 está muito mais robusto e arrojado, será vendido no Brasil em versão única com motor de 280 CV, porém o preço deve ficar na casa dos R$ 200 mil.
Índice desta matéria
Visual do novo Santa Fé 2020 é bastante ousado e moderno, que chega a ser polêmico
O design é o principal destaque do Hyundai Santa Fe 2020, que foi apresentado ao mundo em março de 2018 no Salão de Genebra. Frente ao seu antecessor, o novo Santa Fe está mais anabolizado e imponente, a dianteira exibe o novo padrão visual da marca coreana, há uma grade generosa ligado por um friso cromado aos faróis auxiliares e diurnos de LEDs que são bastante afinados, logo abaixo no para-choque estão posicionados os faróis principais, um conceito moderno que já vem sendo adotados por outras marcas, como a Fiat na picape Toro.
Visto de lado, o novo Santa Fe 2020 ganhou vincos marcantes e musculosos, além de amplas caixas de rodas que reforçam o perfil imponente do novo SUV da Hyundai, que conta com rodas grandes, de 19 polegadas.
Visto por trás o Santa Fé 2020 é um pouco mais “normal” e menos polêmico, as lanternas (também em LEDs) tem lentes com efeito 3D, elas se projetam para fora da carroceria e invadem as laterais, conferindo um efeito bastante bacana ao carro.
Este é o maior Hyundai Santa Fé já feito
Nessa quarta geração o Hyundai Santa Fe está maior e mais espaçoso, o comprimento subiu para 4.77 m (contra 4.69 metros do modelo anterior), já a distância entre-eixos subiu 6 cm, passando para 2.76 m. Enquanto a largura foi ampliada em 1 cm, sendo agora 1.89 metros. Traduzindo isso, o SUV ganhou um porte mais robusto na estrada, além de mais espaço para os passageiros e no porta-malas, de acordo com a Hyundai quem viaja no banco traseiro ganhou 3,8 cm extras de espaço para as pernas, e o banco está 1,8 cm mais alto, para a terceira fileira de bancos a altura do teto foi ampliada em 2.2 cm, aumentando o espaço para a cabeça e a sensação de amplitude, enquanto no porta-malas há 40 litros a mais de espaço, sendo agora de 625 litros (na configuração com 5 lugares). Lembrando que o Santa Fé tem 7 lugares, com três fileiras de bancos (2+3+2).
Motorização, câmbio e tração do novo Santa Fé 2020
No Brasil o Novo SantaFe 2020 será oferecido em versão única com sete lugares e motor 3.5L V6, a gasolina com 280 CV de potência e 34.3 kgfm, acoplado a um novo câmbio automático de oito velocidades. Não vai ser desta vez que a versão diesel do Santa Fé, vendida na Europa virá para cá.
A tração é integral nas quatro rodas (AWD), batizada de HTRAC, é uma nova tração 4×4 desenvolvida pela própria Hyundai, capaz de distribuir a a força do motor de forma automática de acordo com a necessidade, ou de acordo com o modo de condução selecionado, podendo priorizar o desempenho, dirigibilidade ou economia de combustível, por exemplo em acelerações o sistema envia até 50% da tração para as rodas traseiras para melhorar o desempenho, enquanto em situações visando o conforto e a dirigibilidade 35% da tração vai para as rodas traseiras, e no modo de economia de combustível a tração passa a ser apenas dianteira. Há ainda modo automático que em casos como lama, neve, pedras, ou em curvas mais velozes, o sistema aumenta a tração, distribuindo de acordo com a necessidade entre o eixo dianteiro e traseiro.
Não menos importante, o sistemas de suspensão e direção também são novos e exclusivos para a nova geração do Santa Fé.
Por dentro o Hyundai SantaFe está mais sofisticado e moderno, o carro traz um conteúdo tecnológico mais avançado. Entre os principais equipamentos de série, estão abertura e travamento das portas por proximidade (smart key), botão que dispensa o uso de chave par dar a partida, bancos com ajustes elétricos e memória, retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, paddler-shift no volante, ar condicionado eletrônico dual zone com saídas independentes para os bancos traseiros, bancos em couro, segunda fileira de bancos com sistema de rebatimento com um toque, teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, além de um painel digital personalizável.
O Santa Fé 2020 estreia recursos de segurança e direção semi-autônoma
Também há uma nítida evolução em matéria de equipamentos de segurança, a quarta geração do Hyundai SantaFe conta com equipamentos inéditos como um sistema responsável por manter o carro dentro da faixa de rodagem, além de um sistema capaz de frear o SUV automaticamente quando há o risco iminente de uma colisão, detectando tanto veículos como pedestres, além de piloto automático inteligente, que além de manter uma velocidade pré-estabelecida, também mantem uma distância segura do veículo que vai à frente. O arsenal de itens de segurança inclui, controle de velocidade em descidas, controle automático do freio em curvas, detector de pontos cegos, além de um sistema que auxilia a saída em aclives.
Subiu de nível e ficará mais caro
No Brasil os principais rivais do Novo Santafe 2019 serão Toyota SW4, Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. A má noticia é que o modelo evoluiu consideravelmente, seu preço também subiu, deve ficar na faixa dos R$ 200,000.