Atual referência em design a Hyundai faz carros tão bacanas que é até difícil eleger o modelo com estilo mais belo. Um forte candidato a levar esse posto é o Hyundai Sonata, lançado em 2010 esse sedan com jeitão de coupé se tornou um sucesso mundial de vendas, graças ao seu estilo moderno e o interior luxuoso e bem equipado. É uma pena, que assim como tem feito como praticamente todo os lançamentos recentes, a Hyundai-CAOA resolveu transformar o Sonata é um carro de imagem, ou seja sabendo do potencial do modelo, eles derem uma salgada proposital no preço. É que salgada, quando o Sonata foi lançado no Brasil ele chegou custando a bagatela de R$ 110.000. Com a chegada do Novo Azera ele ficou um pouco mais barato. Atualmente em sua linha 2013, o Sonata pode ser encontrado nas revendas da Hyundai com preço médio de R$ 97.800 (ele varia de R$ 94.000 a mais de R$ 100.000), valor esse que certamente continua longe de ser uma pechincha.
Em 2010 quando a CAOA preparava o lançamento do Sonata no Brasil esperava que o preço fosse no máximo de R$ 85.000, o carro acabou chegando pela bagatela de R$ 110.000. Mesmo assim houve fila de espera pelo modelo nas concessionárias.
É obvio que a CAOA só cobrou esses preços abusivos (ou melhor cobra) porque sabe que tem gente que aceita pagar. E bota gente nisso. Em 2011, primeiro ano do Sonata no mercado brasileiro, foram emplacados quase 7.000 exemplares, um número impressionante para um carro que não custa menos de R$ 100.000. Em 2012 com a chegada do Novo Azera esse número acabou caindo pela metade, segundo a FENABRAVE foram 3.391 exemplares contra 4.235 unidades do seu irmão gêmeo. Mesmo assim o Sonata ainda continua vendendo muito mais do que muitos dos seus concorrentes como VW Passat 1500 unidade, Chevrolet Malibu, Kia Optima entre outros.
Por trás de todo esse sucesso está o belo visual, que confere ao sedan coreano um alto poder de sedução. Mesmo tendo passado quase 3 anos do seu lançamento, o visual do sedan continua arrebatador, contra indicado para os tímidos ou discretos, o Sonata causa impacto nas ruas, não há quem fique indiferente, ou pare para apreciar as suas linhas arrojadas e modernas.
Com um entre-eixos de 2.78 mm, o Sonata acomoda sem aperto até cinco passageiro, mesmos os mais alto não passam aperto no banco de trás
Interior luxuoso e bem equipado:
Mas os atributos do Sonata estão longe de ser resumir apenas ao belo visual. A arquitetura do acabamento interno é de fazer inveja a concorrência, o painel possui linhas modernas e diferenciadas. A qualidade dos materiais usados nos revestimentos, e o pacote de equipamentos e a oferta de equipamentos também agrada.
Como era o mínimo que se podia esperar de um carro com preço próximo da casa dos R$ 100.000, o Sonata vem de série muito bem equipado, o consumidor praticamente não sente falta de nenhum item, entre as mordomias estão, bancos em couro com ajustes elétricos lombar e de altura (com memória integrada), volante em couro, detalhes internos em black vinil e alumínio, banco traseiro bi-partido com descansa braços central, vidros, espelhos externos e travas com acionamento elétrico, espelho retrovisor fotocromático, start button, tomadas 12v, relógio digital, computador de bordo com tela de LCD com 7 funções, modo ECO Driving, cruise control, teto solar panorâmico duplo, vidros verdes e para-brisas degradê.
Já a lista de equipamentos de segurança, inclui 8 airbags, freios ABS com EBD, ESP (controle de estabilidade) cintos dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de força, luzes de advertência para cintos desatados e portas abertas, e freio de estacionamento tipo pedal.
Motorização, desempenho e consumo:
Em mercados como os EUA e Coreia, o Sonata conta com versões mais fortes, por lá a top de linha traz um bloco V6 com 270 CV de potência. Por enquanto não há previsão de vinda dessa versão para o Brasil
Embora a carroceria bem desenhada passe a imagem de esportividade, o Sonata está longe de ter um desempenho de tirar o fôlego, principalmente na aceleração. Movido por um motor 2.4L 16V GDI com 182 cavalos de potência, ele leva segundo o fabricante 10.1 segundos para atingir os 100 km/h e chega aos 208 km/h de velocidade máxima. Apesar do bloco ter injeção direta de combustível, o consumo também é razoável, na cidade com ar condicionado ligado ele não chega a fazer 8 km por litro, já na estrada os números não passam de 12 km/l.
As trocas de marcha são feitas por meio de uma moderna caixa automática de seis velocidades, há a opção de fazer as mudanças de forma manual através de duas alavancas (paddler shifts) acopladas ao volante.
Concorrência de peso:
Apesar das suas inúmeras qualidades, a vida do Sonata não deve ficar muito fácil nesse ano, isso porque o modelo vai ganhar a companhia de novos rivais de peso, entre os lançamentos que prometem tirar o sono do Hyundai estão o Novo Fusion com motor 2.5L (que deve custar cerca de R$ 90.000), além da nova geração do Chevrolet Malibu, outro sedan-executivo que promete agitar o mercado é o Nissan Altima ele chega ainda no primeiro semestre com preço próximo de R$ 85,000, ou seja R$ 12.000 a menos do que o coreano. Que ganha com isso é o consumidor que tem mais opções e não ficar refém dos preços abusivos de algumas montadoras, possivelmente com a nova concorrência o preço do Azera deve ficar um pouco mais baixo em 2013.
Acima o sisudo Nissan Altima um dos modelos que vem ao Brasil para roubar clientes do Sonata
Respostas de 6
Oi eu tenho o sonata 2013 e nao me supreendi com a chegada do novo fusion ainda acho o hiunday sonata o melhor so quem tem pode fala o que ele e
Blz
Coitado do sonata e do azira…. com a chegada do Fusion eles vão juntar poeira nas consecionárias… bem feito pra caoa!! rs
Resposta – Steven Henrique
Tem sim, a Hyundai comercializa em alguns países como nos EUA, a versão híbrida. Ele conta com um motor 2.4 Theta II a gasolina e com injeção direta de 169 cv, que trabalha em conjunto com um motor elétrico, totalizando 209 cv de potência, ele faz até 17 km/l na estrada e 14.8 km/l na cidade.
Mas por enquanto não existem planos da Hyundai trazer a versão híbrida do Sonata para o Brasil.
abraço
Uma coisa que eu queria saber porque que as vendas do Sonata caíram tanto no final do ano passado qual foi a razão já que as vendas do Azera ficaram estáveis!!!!!
Resposta – Jonas
Alguns dos motivos para essa queda na venda do Hyundai Sonata é devido ao lançamento do novo Azera, que é um carro maior, mais potente e equipado e custa apenas R$ 15.000 mais caro. Outro fator é a chegada de novos concorrentes, como Kia Optima, além de fato de ter passado aquela euforia de mercado, quando foi lançado, ou seja o Sonata já não é mais novidade.
abraço
O SONATA É UM BELO CARRO MAIS ELE NÃO TEM O HYBRID.