Projeção: Hyundai Sonata 2023 Worldscoop.com
A geração atual do Hyundai Sonata lançada em 2019 não conseguiu agradar ao público, talvez o motivo desta baixa nas vendas, seja seu design polêmico, tentando correr atrás do prejuízo a Hyundai já está preparando um facelift, que estreará no Sonata 2023. O sedan que durantes anos foi vendido no Brasil vai passar por uma transformação radical, se alinhando aos lançamentos recentes da Hyundai, como o elogiado Novo Azera 2023 apresentado há poucos meses.
Acima um flagra na Coreia do Sul do novo Sonata 2023/2024 e abaixo uma projeção feita por computador pelo site Kolesa.ru
Design Hyundai Sonata 2023
Protótipos do novo Hyundai Sonata 2023 já estão rodando em testes na Coreia do Sul, apesar da camuflagem é possível ter uma boa noção de como será o carro.
As principais alterações estarão na dianteira, que passará a contar com layout semelhante ao visto no Novo Azera. O novo padrão visual é marcado pelo estilo do faróis divididos em dois segmentos distintos. Na parte superior da dianteira há uma faixa de LED, que servem como luzes diurnas e setas, enquanto que mais abaixo no para-choque estão localizados os faróis principais, também com todas as luzes em LED.
Foto acima: Bobaedream
Já de perfil as mudanças do Sonata 2023 serão mais tímidas, se limitando a detalhes como novas rodas de liga leve. Enquanto na traseira o destaque principal ficará por conta do novo conjunto de lanternas, com lentes com efeito 3D de profundidade.
Lembrando que esta não será uma nova geração do Azera, já que as mudanças serão apenas mudanças superficiais.
Interior também mudará
O facelift também promete inclui melhorias no interior do Hyundai Sonata 2023, o carro possivelmente receberá atualizações no desenho do painel (foto acima), o acabamento também deve ser revisto ficando mais luxuoso. A Hyundai deve ainda instalar um novo painel digital e uma tela maior para a central multimídia, ambas as peças serão semelhante a vista nos lançamentos recentes da Hyundai, como no Novo Tucson (foto abaixo).
Além disso o sedan médio da Hyundai deve receber novos equipamentos de série, sobretudo em matéria de segurança e condução semiautônoma.
Hyundai Sonata quer viver dias melhores
Com essa plástica de meia vida, a Hyundai espera conseguir salvar a geração atual do Sonata, revertendo o declínio nas vendas do sedan, que já foi um dos carros mais vendidos da marca em todo o mundo.
O atual Hyundai Sonata, foi lançado em 2019 como modelo 2020, seu visual polêmico dividiu gosto e opiniões
Lançado em 2019 como modelo 2020, o atual Hyundai Sonata (foto acima) a cada mês que passa vem vendendo espaço no mercado, no último ano na Coreia do Sul o Sonata vendeu menos do que o Azera (chamado de por lá de Grandeur) mesmo esse último custando muito mais caro.
O mesmo acontece nos Estados Unidos, que é o principal mercado do Sonata em volume de vendas, em 2014 o sedan da Hyundai ainda em sua geração mais famosa (foto acima), batia recordes no mercado americano superando a marca de 220 mil unidades anuais, enquanto que com a geração atual em 2021 foram apenas 80 mil.
Lembrando que o Hyundai Sonata da geração passada chegou a ser vendido no Brasil, inclusive fez um certo sucesso, porém pelo menos por enquanto a Hyundai não tem planos de trazer novamente o sedan ao país, o motivo é o preço, que subiu consideravelmente nesta geração atual.