Desde o mês passado a Hyundai-CAOA já está vendendo a linha 2020 do SUV Tucson (também conhecido como New Tucson) para a decepção de quem esperava que o modelo ganhasse o mesmo visual do Tucson vendido lá fora (reestilizado no ano passado) o SUV segue sem mudanças visuais no Brasil. Disponível em duas versões o Hyundai Tucson 2020 custa a partir de R$ 137.900. Confira em detalhes
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A versão de entrada e mais vendida é a GLS, no Tucson 2020 ela custa a partir de R$ 137.900 e vem de série muito bem equipada, a lista de itens inclui faróis com acendimento automático, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, 6 airbags sendo dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, piloto automático, teto solar duplo panorâmico, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em subidas e descidas, freio de estacionamento com acionamento por pedal, alarme com controle remoto, além de bancos forrados em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, rack no teto, rebatimentos elétricos dos retrovisores, câmera de ré, banco traseiro bipartido e com descansa braço central e porta copos, rodas de liga leve aro 17, monitoramento da pressão dos pneus, grade frontal com acabamento fosco, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e botão que dispensa o uso da chave para dar a partida.
Já a versão top de linha do Tucson 2020 é a Limited, ela custa a bagatela de R$ 157.000 e traz vários diferenciais em relação a configuração de entrada GLS. Esteticamente é possível diferenciar as duas versões por equipamentos como as rodas e os faróis, a versão GLS tem rodas aro 17, enquanto a Limited tem rodas maiores aro 18. Além disso os faróis são full LEDs, contam com faixo que acompanha a direção das curvas, além de luzes de condução diurna de LED e lanternas traseiras também em LED, itens ausentes na versão mais simples, há ainda grade frontal, maçanetas e as molduras das janelas externas cromadas.
Por fim a Tucson Limited 2020 traz ainda banco do passageiro também com ajustes elétricos (na versão GLS apenas o banco do motorista possui ajuste elétrico), bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento, abertura do porta malas sem chave por sensor de presença, retrovisores externos com detectores de pontos cegos, retrovisor interno anti-ofuscamento eletrocrômico, retrovisores externos com luzes de cortesias que iluminam o piso embaixo da porta, assistente de estacionamento Park Assist – que praticamente estaciona o carro sozinho, e painel de instrumentos com cluster digital Super Vision com tela de LCD de 4.2 polegadas.
New Tucson mede 4.42 m de comprimento e tem entre-eixos de 2.67 m, ele acomoda com muito conforto até cinco passageiros adultos. Bom espaço também no porta malas do Tucson 2020 que acomoda bons 513 litros, ou até 1503 litros com o banco traseiro rebatido. Suas medidas são próximas a de rivais como Jeep Compass, atual líder da categoria que mede 4.41 m de comprimento e tem entre-eixos de 2.63 metros, porém o Hyundai leva vantagem no espaço interno no banco traseiro devido ao entre-eixos 3 cm mais longo e no porta malas, que no caso do Jeep acomoda 100 litros a menos, 410 litros.
Apesar de ainda ser um projeto relativamente novo, lançado no mercado exterior em 2015 e no Brasil em 2017, o interior do Hyudai Tucson já sente falta de mudanças, como um visual mais moderno e um acabamento mais sofisticado, tanto é que o modelo 2020 lançado no mercado exterior em 2018 já conta com uma cabine completamente nova, além de mais equipado trazendo por exemplo um novo sistema multi-mídia e apliques em couro no painel e nas portas, itens inexistentes no modelo atual.
Em termos de motores não há novidades, em ambas as versões a Tucson segue equipada com o potente e moderno motor 1.6L, a gasolina turbo, com injeção direta de combustível, capaz de render 177 CV. O desempenho, junto com o visual e o bom conjunto de equipamentos é um dos ponto forte do SUV da Hyundai, ele vai de 0 a 100 km/h em 9.1 segundos e atinge velocidade máxima de 201 km/h.
Graças ao motor 1.6 turbo com injeção direta, o consumo de combustível do Tucson 2020 agrada, fica em 9.8 km/l na cidade e em 11.9 km/l na estrada, médias muito boas para um carro deste porte e recheado de equipamentos.
Já a versão Limited tem números de consumo melhor, ela faz 10.5 km/l na cidade e 12.2 km/l nada mau para um SUV com 177 CV, de acordo com dados do programa de etiquetagem veicular, Conpet.
A tração é 4×2 dianteira (por enquanto o Tucson não conta com versão 4×4 no Brasil), e a força do motor é enviada as rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de sete velocidades com dupla embreagem e opções de trocas sequenciais com toques na alavanca. A missão de rodar no dia a dia com o SUV é facilidade pela direção do tipo elétrica com assistência variável.
Um dos pontos fracos do Hyundai Tucson vendido no Brasil, é falta de uma maior capacidade off-road, já que estamos falando de um SUV, isso é algo que pode pesar na escolha de muitos clientes, ao contrário dos rivais o Tucson não conta com versão 4×4 no Brasil – esta versão existe apenas no mercado internacional. Além disso a baixa altura em relação ao solo também é um empecilho; o Tucson tem apenas 17,2 cm de vão livre em relação ao solo, o Jeep Compass é cerca de 4 cm mais alto, tem 21.1 cm de vão livre em relação ao chão, já o VW Tiguan é ainda mais alto tem 21,6 cm, ou seja, o Hyundai Tucson é o um SUV urbano feito para se rodar apenas na cidade.
Devido a alguns fatores como a falta de uma versão mais acessível como nos rivais Jeep Compass (que tem versão partindo de R$ 113 mil), VW Tiguan (tem versões partindo de R$ 128.990), essa nova geração do Tucson tem vendas apenas razoáveis no Brasil, não lembrando nem de longe a primeira geração do Tucson que fez bastante sucesso – ainda presente em nosso mercado, de janeiro a abril de 2019, o Hyundai Tucson vendeu 2021 exemplares, número razoável para a categoria e o preço do modelo, porém, bem abaixo de rivais como Volkswagen Tiguan que vendeu 3296 exemplares, o Jeep Compass vendeu quase 10 vezes mais (17.884 exemplares).
Facelift em 2020 e aposentadoria do IX35
O facelift do Tucson que muita gente gostaria de ver aplicado ao SUV brasileiro já nesse ano ficou mesmo para 2020 (modelo 2021). O carro produzido e vendido no Brasil está desatualizado em relação ao Tucson vendido na Europa, Ásia e EUA, a plástica vista por lá inclui nova grade, novos faróis e um para-choque mais arrojado, além de um interior mais luxuoso e equipado (foto abaixo).
A versão atualizada é esperada para o início de 2020 e chegará ao mercado já como Tucson 2021, além disso há rumores que a CAOA deve aposentar o IX35 no começo do próximo ano. O que deve dá mais fôlego a vendas do Tucson, possivelmente uma versão mais barata do Tucson poderia ser lançada.
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