O Hyundai Tucson 2025 tem preço de R$ 189.990, o SUV lançado por aqui em 2016 voltou ao mercado agora no final de 2024, seu estilo ainda agrada, ele tem bom espaço interno, um conjunto mecânico robusto com motor turbo e uma excelente lista de equipamentos. O Tucson produzido no Brasil ainda tem qualidades, principalmente pelo seu custo benefício, mas será que vale a pena em 2025? Vamos conhecer em detalhes.
Índice desta matéria
Mesmo com a eminente chegada da nova quarta geração do Tucson ao país, prevista para o segundo semestre de 2025, a antiga terceira geração lançada por aqui em 2016, teve sua produção retomada no Brasil em novembro de 2024 após cerca de um ano paralisada.
O modelo que é feito na planta da CAOA em Anápolis Goiás está sendo ofertado em versão única Limited por R$ 189.990 e ganhou algumas melhorias para sua linha 2025.
Assim como fez com a primeira geração, que após ser descontinuada na Coreia do Sul em 2009 seguiu sendo produzida no Brasil até 2016, tendo como foco o custo benefício e convivendo com a nova geração. Esta mesma estratégia deve ser utilizada para o Tucson nacional, aparentemente a Hyundai deve manter a geração atual sendo produzida no Brasil convivendo com a nova que virá importada (foto acima) e será maior, mais tecnológica e mais cara, acreditamos que o novo modelo deve custar na casa dos R$ 250.000, mesma faixa de preço do Kia Sportage.
O Tucson 2025 brasileiro ganhou um novo desenho em sua grade frontal, os faróis também foram atualizados ganhara uma nova disposição de luzes com tecnologia em LED agora com 5 “cubos” de LED dentro de cada farol, as luzes de neblina também foram atualizados, assim como as lanternas traseiras que também são em LED.
Continuando com as mudanças, o Hyundai Tucson 2025 traz retoques no para-choque dianteiro e traseiro, além de novas rodas aro 18 diamantadas.
Um dos diferenciais do Hyundai Tucson 2025 produzido no Brasil é sua farta lista de equipamentos, ele não fica devendo em nada para os SUVs mais modernos. A versão Limited, única disponível atualmente, traz itens como teto solar panorâmico, porta malas com tampa elétrica com sensor de abertura por aproximação basta se aproximar com a chave no bolso que a tampa se abre de forma automática.
Há ainda de série bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, alerta de trafego cruzado traseiro, detector de ponto cegos, monitoramento da pressão dos pneus, seis airbags, sistema multimídia com 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless para smartphones, bancos e revestimentos em couro, assistente para subidas e também para descidas.
Calma que ainda tem mais coisa, o Tucson tem chave inteligente “keyless” com abertura ou travamento por aproximação e partida do motor por botão, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis com acendimento automático, retrovisores externos com rebatimento automático ao estacionar e sistema de aquecimento para desembaçar, câmera de ré, piloto automático comum, rodas aro 18 com pneus 225/55 R18 e faróis e lanternas Full LED.
Porém como se trata de um projeto mais antigo, o Tucson não possui alguns itens que existem nos SUVs mais modernos como painel digital ou recursos de segurança e auxílio a condução como piloto automático ACC ou frenagem frontal automática com detecção de colisão.
Mesmo assim sua lista de equipamentos supera em muito a presente em rivais nesta mesma faixa de preço como Toyota Corolla Cross XRE (R$ 183.990) e Jeep Compass Sport R$ 186.990, esqueça nestes modelos itens como teto solar panorâmico ou bancos elétricos.
Na parte mecânica o Tucson 2025 brasileiro usa o motor 1.6 GDi turbo a gasolina (não é flex), que rende 177 cv de potência para 27 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo do Creta Ultimate, uma caixa automatizada de dupla embreagem a seco, com sete velocidades. A tração é 4×2 dianteira.
Este câmbio chamado pelo código de DCT7, apesar de não ser visto com bons olhos por ser um automatizado com dupla embreagem a seco (diferente do wetcluth com embreagens banhadas a óleo usado por exemplo na CAOA Chery), de acordo com a Hyundai esta transmissão foi melhorada, traz uma nova central eletrônica que promete controlar de forma mais precisa o acoplamento das embreagens em baixas velocidades, ainda segundo a marca, o material de fricção dos discos das embreagens também foi melhorado para aumentar a vida útil do conjunto.
A fabricante ainda comunica que este câmbio foi testado nas mais severas condições ao redor do mundo e segue os padrões de qualidade da Hyundai, que oferece garantia de 5 anos para o câmbio sem limite de KM.
O Tucson 2025 ainda conta com três diferentes modos de condução: ECO, Normal e Sport, escolhidos através de um botão no console próximo a alavanca, sendo que em cada um destes modos é modificado a resposta do motor e as trocas de marchas.
De acordo com a Hyundai o Tucson 1.6 GDI vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança os 201km/h de velocidade máxima. Marcas no mesmo patamar dos rivais na categoria.
Com relação ao consumo de combustível, o Hyundai Tucson 1.6 2025 tem até que um consumo mediano, faz na cidade 10,6 km/l, alcançando 12,2 km/l na estrada. Ele tem praticamente o mesmo consumo do Jeep Compass 1.3 turbo flex, porém perde para o Corolla Cross que faz até 13 km/l na estrada com seu 2.0 aspirado.
Um dos diferenciais do Tucson é seu espaço interno, o SUV da Hyundai tem 4.48 m de comprimento, por 1.85 m de largura e 1,66 m de altura, a distância entre eixos é de 2,67 metros. Em tamanho ele supera os rivais Compass e Corolla Cross, esta vantagem no tamanho pode ser percebida no amplo espaço no banco traseiro e também no porta malas do Tucson que é um dos maiores da categoria com 513 litros, lembrando que o Compass tem 410 litros e o Corolla Cross 440 litros.
As dimensões do Tucson são praticamente as mesmas do CAOA Chery Tiggo 7 Pro, inclusive a distância entre eixos é exatamente igual, porém o SUV da Hyundai leva vantagem no porta malas, o Tiggo 7 tem 475 litros, contra 513 do Tucson.
Claramente o Hyundai Tucson já sente o peso avançado da idade do seu projeto, este modelo que é a terceira geração do SUV coreano, foi lançado no Brasil no final de 2016, ou seja já tem quase 10 anos, tanto é que a quarta geração lançada na Coreia do Sul em 2020 já foi até reestilizada em 2024.
Mas afinal vale a pena? Apesar do Hyundai Tucson ainda agradar e ter um custo benefício interessante, é interessante pelo que entrega, porém, fica aquela sensação que ele poderia ser ainda melhor, ou melhor dizendo, o Tucson nacional 2025 deveria custar mais barato ! Ai sim poderíamos dizer que ele vale a pena!
Primeiro porque já tem rival mais novo entregando mais por menos, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Max Drive custa R$ 176.990 (R$ 13 mil menos que o Tucson), entrega uma cabine melhor acabada e mais tecnológica, além de recursos tecnológicos como piloto automático ACC, auxílio para manter o carro na estrada e um motor mais potente com 187 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem de segunda geração Wetcluth banhado a óleo.
Outro ponto que pesa e, mais uma vez, deveria fazer o Tucson custar menos, é a possibilidade dele sair de linha em breve com a chegada da nova geração ao país, afinal em 2026 este modelo completará 10 anos de produção no Brasil, este Tucson já não existe mais em nenhum outro mercado no mundo. Deixe sua opinião.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.