A geração anterior do Hyundai Veloster foi criticada bastante pela falta de “esportividade”, principalmente no mercado brasileiro, também poderá por aqui o modelo de visual ousado e apenas três portas chegou com motor 1.6 de somente 120 cavalos, ou seja, estava longe de fazer jus ao “veloz” empregado no nome.
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Porém, para quebrar de vez esta imagem negativa, a Hyundai acaba de apresentar na edição 2018 do Salão de Detroit, o Hyundai Veloster N, além de trazer a roupagem da nova geração do Veloster, esta inédita versão “N” foi desenvolvida pela divisão de alta performance da Hyundai, com sede na Alemanha, e o resultado impressiona.
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Além de contar com um motor apimentado, um 2.0 turbo, quatro cilindros, com 275 cavalos a 6.000 rpm, e 36 kgfm de torque obtidos entre 1450 a 4700 giros, câmbio manual de seis marchas com relações mais curtas, o carro todo foi praticamente reprojetado para se tornar mais veloz e divertido de ser pilotado, ele foi testado a exaustão em pistas como Nurburgring na Alemanha. Pena a Hyundai ainda não ter divulgado os dados de desempenho do modelo.
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A suspensão teve sua geometria refeita, além de contar com molas e amortecedores esportivo, traz ajustes eletrônicos, ela usa um controle de transferência de carga para diminuir o mergulho do carro nas frenagens, este recurso também melhora a rolagem nas curvas e reduz a compressão da suspensão traseira nas acelerações, ou seja, o Veloster N é capaz de frear, fazer curvas e acelerar de forma mais veloz e segura.
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Nesta mesma tendência de desempenho, a direção do Veloster N também é diferente, ela conta com ajuste próprio N Power Sense Axle, que promete precisão e respostas melhores em comparação ao Veloster normal. Ainda na parte mecânica o Veloster N conta com freios redimensionados com discos maiores na dianteira (34,5 cm de diâmetro) e 31,5 cm de diâmetro na traseira, e há também um diferencial eletrônico com escorregamento limitado. As rodas podem ser aro 18 com pneus Michelin Pilot Supersport medidas 225/40 R18, ou opcionalmente aro 19 com pneus com composto exclusivo da Pireli P Zero 235/35R 19.
O motorista controla a maioria dos ajustes de performance do Veloster N pelo N Grin Control, um controle eletrônico que através de quatro modos de condução: Normal, Sport, Eco e N (personalizado), permite escolher o nível da interferência eletrônica na condução do carro, além da resposta do motor, são alterados os ajustes dos amortecedores e do diferencial, até mesmo o ronco do motor é modificado através da eletrônica.
Não menos importante o visual do Veloster N, também deixa claro que este não é um modelo comum, ele traz perfil bem mais intimidador que o Veloster normal, com grade maior, detalhes em vermelho no para-choque, no lugar dos faróis de neblina há duas tomadas de ar no para-choque para refrigerar os freios, ainda como novidades há saias laterais em preto com detalhes vermelho, aerofólio no teto, para-choque traseiro com difusor e sistema de escape com duas ponteiras gigantes.
A produção do Veloster N ficará sediada na cidade de Ulsan, na Coréia do Sul, porém ainda vai demorar um pouco para ter início, a previsão é de que as primeiras unidades saiam de linha de produção apenas em setembro de 2018. Infelizmente ainda não há notícias sobre uma vinda ao Brasil.