Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da CAOA, tem tino para os negócios, ao longo de sua trajetória o empresário se transformou em um dos maiores donos de concessionárias do Brasil, na década passada a CAOA foi uma das responsáveis por transforma a Hyundai no Brasil, até então a marca coreana era desconhecida em nosso mercado, porém se tornou uma das maiores do país, graças a uma boa dose de marketing feita por carros como Tucson, Ix35, Azera, Veloster e Elantra, todos importados, divulgados e vendidos pela COA, os modelos da Hyundai acabaram se tornando o desejo de consumo de muitos dos consumidores do nosso mercado.
Índice desta matéria
CAOA e o sucesso da Chery
O empresário dono da CAOA repetiu a dose de sucesso com a marca chinesa Chery, que estava prestes a fechar as portas no Brasil, em cerca de um ano, a CAOA transformou a Chery na montadora que mais cresce no Brasil, o Tiggo 8 (retratado nas campanhas publicitárias como a oitava maravilha do mundo) é atualmente um dos SUVs mais vendidos do país e custa quase R$ 200 mil, e o Tiggo 5X já encara de igual modelos mais tradicionais no mercado, vendendo de janeiro até junho de 2021, mais de 5.500 unidades. A CAOA Chery já detém uma fatia de quase 2% do mercado brasileiro, à frente por exemplo de montadoras tradicionais como Ford, Peugeot, Citroën e Mitsubishi, isso tudo graças a atuação da CAOA.
Além de talento para ganhar dinheiro, a CAOA também tem talento para acumular processos na justiça, o grupo automotivo coleciona uma série de processos, em 2016 a marca foi condenada a pagar R$ 44.000 a um consumidor que se sentiu lesado após comprar um Hyundai Veloster, na época a empresa afirmava que o coupé tinha motor de 145 CV, quando na verdade era 128 CV.
Briga entre a Hyundai e a CAOA
Outra disputa foi com a Hyundai, a marca coreana há vários anos vem travando diversas batalhas judiciais com a CAOA, a Hyundai coreana quer o fim do direito da CAOA de ficar responsável pela importação dos modelos da marca que não são produzidos no país. Após uma disputa longa no Tribunal Arbitral de Frankfurt na Alemanha, a justiça deu ganho de causa essa semana ao grupo CAOA. Com isso a empresa garantiu por mais 10 anos a prorrogação do seu acordo com a Hyundai, contra a vontade da matriz coreana.
Com isso a CAOA finalmente está livre para trazer para o país os lançamentos mais recentes da Hyundai, em entrevista ao site do jornalista Jorge Moraes, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o dono da CAOA, antecipou que um dos carros inéditos que vai desembarcar no Brasil já no próximo ano será o SUV compacto Hyundai Venue 2022, além dele, a Hyundai deve trazer em 2023 a picape Santa Fé o e novo Tucson, há inclusive a possibilidade de que estes dois modelos passem a ser montados na fábrica da CAOA lá em Goiás.
Dimensões Hyundai Venue 2022
Com dimensões menores do que o Hyundai Creta, o modelo Venue mede 4.04 m de comprimento, são quase 30 cm a menos no comprimento em relação ao Creta. O Venue tem 1.77 m de largura, por 1.56 m de altura e 2.51 m de entre-eixos. Medidas bastante compactas, comparado por exemplo com o novo Creta, a distância entre-eixos é 10 cm menor e o porta-malas possui 70 litros a menos, tendo o Venue 350 litros, contra 431 do Creta, oficialmente o Venue é classificado como um SUB SUV, categoria que está crescendo bastante no mercado indiano.
Lembrando que o Hyundai Venue, apesar de visualmente lembrar bastante o novo Creta, é completamente diferente, o Venue usa uma plataforma diferente, mais compacta, a K2, a mesma usada pela Kia no Sonet, modelo vendido apenas em alguns mercados emergentes como Indonésia e Índia. Já o Venue é um modelo mais global, sendo comercializado inclusive nos Estados Unidos, Coreia do Sul, África e Índia.
Desenho Hyundai Venue 2022
Vendido em uma série de países ao redor do mundo, da Índia aos EUA, o Hyundai Venue chama atenção pelo visual ousado e moderno e pela boa oferta de equipamentos de série. O carro foi lançado lá fora em 2019. Suas linhas acabaram servindo de referencia para a nova geração do Creta, que vai estrear no Brasil agora em setembro.
Porém apesar de terem visual parecido, o Venue parece ser mais equilibrado do que o Novo Creta, suas linhas não são tão polêmicas, na dianteira o destaque fica por conta da grade cromada em formato de boca de peixe, que ocupa quase toda a dianteira, destaque ainda para o estilo do conjunto ótico, que é dividido em dois segmentos, há a parte superior formado por uma faixa de LED e logo abaixo o farol principal que usa luzes comuns.
Já de perfil o Hyundai Venue 2022 tem porte imponente, com amplas caixas de rodas e linha de cintura elevada e um vinco que corta o carro na altura acima das maçanetas, além de teto com caimento mais acentuado na traseira, lembrando um pouco o Kia Soul, em algumas versões o teto vem com uma cor diferente do resto da carroceria, o que confere um estilo mais jovem ao SUV compacto da Hyundai.
Já a traseira tem um perfil mais sóbrio e convencional, porém que também agrada, com lanternas com desenho mais quadrado, além de iluminação total por LED.
Equipamentos de série Hyundai Venue 2022
Além do visual ousado, o Hyundai Venue também aposta em um interior bem equipado para fazer sucesso. Embora seja um carro popular no mercado externo, o SUV mais barato da Hyundai tem uma cabine bonita, de desenho moderno, além de um bom acabamento e também é bem equipada.
A lista de equipamentos da versão mais cara do Hyundai Venue 2022, inclui itens como central multimídia com tela de 8 polegadas com conectividade com smartphones, ar condicionado digital, volante multifuncional e botão start/stop que dispensa o uso da chave para dar a partida, câmera de ré e sensor de estacionamento, faróis Full LED, bancos em couro, acabamento interno em dois tons e teto solar elétrico.
Nos EUA algumas versões já vem com recursos de segurança como monitoramento de pontos cegos, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, além de alerta de colisão traseira e monitoramento da fadiga do motorista, além de alerta de saída de faixa e auxílio para manter o carro na estrada.
Motorização Hyundai Venue no Brasil será 1.6
No Brasil o Hyundai Venue 2022 virá equipado com o já conhecido motor 1.6L, 16V, 4 cilindros, capaz de desenvolver 123 CV, este é o mesmo motor do HB20 porém em sua versão internacional, que é alimentada apenas com gasolina. Essa força chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa automática do tipo CVT.
Lembrando que em alguns mercados como na Ásia, o Hyundai Venue 2022 tem a opção do motor 1.0 Turbo TGDi, com 120 cv, além de câmbio manual de seis marchas ou automático de sete velocidades do tipo DCT. O mesmo motor também usado no HB20 turbo, porém no Brasil o Venue deve adotar apenas o tradicional motor 1.6.
Preço Hyundai Venue no Brasil
Possivelmente o Venue deve custar na faixa dos R$ 90.000 a R$ 110.000, entre os seus futuros rivais estão carros como Fiat Pulse, Chery Tiggo 3X e o Novo C3 Aircross, além do Nissan Magnite, outro SUV compacto que deve estrear no Brasil no próximo ano.
No Brasil o Hyundai Venue 2022 ocuparia uma faixa de mercado entre o HB20X e o Novo Creta, que como dissemos vai estrear por aqui e de quebra terá preços mais salgados do que o modelo atual, tendo valores ai figurando na casa dos R$ 110 mil a R$ 140 mil.
Pelo menos inicialmente o Hyundai Venue 2022 virá importado da Coreia do Sul, porém em um futuro próximo mediante um entendimento com a Hyundai, o carro poderia a passar a ser produzido localmente na planta da CAOA em Anápolis, GO, algo que certamente deixaria mais competitivo diante dos rivais, com preço mais acessível, lembrando que na Índia o Venue tem preços equivalentes a R$ 50 mil, até R$ 80 mil.
Respostas de 3
QUANDO O VENUE VIRÁ PARA BRASILIA-DF?
QUAL O PREÇO INICIAL DO VEÍCULO?
QUAL A CONCESSIONÁRIA EM BRASILIA QUE IRÁ NEGOCIAR OS CARROS?