Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Um dos modelos diferentes e que chamou atenção no Salão do Automóvel de Xangai 2013, foi o Icona Vulcano, criado pela ainda desconhecida construtora Icona, o modelo que chama atenção pelo seu visual e principalmente pela motorização anunciada, um motor híbrido que chega aos 950 cv.
A construção do Icona Vulcano, começou em 2012, com o conceito Fuselage, um sedan de luxo conceitual, apresentado no 27 Festival Automobile International em Paris, e que foi finalista no concurso Wolrds Most Beutiful Concept Car, para esse ano a Icona decidiu criar um coupé esportivo conceito, baseado no Fuselage.
O design do modelo é assinado pelo designer francês Samuel Chuffart, que alias é diretor de design da Icona. E por falar na marca, eles ainda são bastante novos, foram fundados em 2010 por europeus, porém tem sua principal atividade e sede na china, sua sede fica em Lujiazui, em Xangai, atualmente o principal trabalho da Icona é oferecer serviço de design para diversas montadoras chinesas.
Voltando ao Vulcano, o carro traz uma ousada motorização, na verdade segundo os fabricantes serão duas opções de motores ambas híbridas, ou se preferir duas versões, a H-Turismo e H Competizione, esse powertrain foi desenvolvido sobre a direção de Claudio Lombardi, que foi diretor técnico da Ferrari na F1 e nas competições de GT até o ano 2000, além de preparar motores para a Fiat, e para os carros de competição de rali da Lancia no passado na década de 1980.
A versão mais forte H Turismo contará com um 6.0 V12 de 790 hp e 65 kgfm de torque, ele funcionará em conjunto com um motor elétrico com 160 hp e 20 kgfm de torque. Totalizando assim, somando os dois motores, 950 hp de potência. De acordo com o fabricante a velocidade máxima estimada é de 354 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em 2 segundos. A tração é traseira.
Já a versão mais mansa trará um V6 bi-turbo de 3.8 litros com 550 hp e 63 kgfm de torque, este motor funcionará em conjunto com dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira cada um com 160 hp e 20 kgfm de torque, totalizando assim 870 hp, a tração é integral nas quatro rodas.
Segundo a Icona, esta versão do Vulcano com motor V6 vai de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos, cobre 400 metros em 9.2 segundos e tem velocidade estimada na casa dos 350 km/h.
Em ambas as versões a transmissão é do tipo AMT (manual automatizada) de seis velocidades.
O interior do Icona Vulca é repleto de luxo, e traz um acabamento refinado e futurista, o destaque é o console central, que traz uma moderna central multi-mídia que da informações sobre o carro e o seu sistema híbrido, o visual dos mostradores do painel também impressiona, parece ter saído de algum filme de ficção cientifica, um trabalho muito interessante de design. Entre os materiais usados nos revestimentos, há muita fibra de carbono e couro aveludado Alcantara.
A Incona não revelou quantas unidades serão produzidas do Vulcano, nem o seu preço.