Indy 2010 – Hélio Castroneves vence mas não leva, Dixon fica com a vitória em Edmonton

Hélio Castroneves foi punido após uma decisão polêmica da direção de prova, confira o vídeo

foto: Indy Car / Chris Jones

Neste domingo 25 de julho, podemos dizer, que não foi o dia dos pilotos brasileiros nas principais categorias do automobilismo mundial, pela manhã, Felipe Massa entregou a pedido da Ferrari, a vitória no GP da Alemanha para Fernando Alonso, e agora à noite Hélio Castroneves, venceu na pista o GP de Edmonto, 10° etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy, porém a direção de prova resolveu injustamente (bem confira o vídeo e de sua opinião), punir o piloto brasileiro por ter, segundo os comissários de pista feito uma manobra anti-esportiva na relargada quando faltavam 3 voltas para o fim. Com isto o neozelandês Scott Dixon, que cruzou em segundo, ficou com a vitória, e Hélio Castroneves, caiu para o 10° lugar, confira no vídeo abaixo como foi a manobra que tirou a vitória de Hélio Castroneves.

Vídeo postado por www.cafecomf1.com

Após ser punido, Hélio Castroneves, decidiu não cumprir a punição, e terminar a prova na liderança, mas a bandeirada foi dada para Scott Dixon. E após sair do carro com muita raiva, Hélio foi direto discutir com a direção de prova, bastante revoltado, o piloto brasileiro chegou até a agarrar um fiscal da corrida pelo colarinho da camisa, porém não deu em nada e a punição não foi retirada. Após a prova a Penske informou que entrará com um apelo contra a decisão tomada pela direção da Indy.

foto: Indy Car / Chris Jones

Will Power (foto acima), companheiro de Hélio Castroneves, terminou em 2°, e Dario Franchitti completou o pódio.

A corrida em detalhes …

A equipe Penske dominou praticamente todo o final de semana, o australiano Will Power, líder do campeonato, largou na pole position e liderou grande parte da corrida, imprimindo um ritmo superior aos demais, enquanto Paul Tracy e Raphael Matos se estranhavam, com o brasileiro levando a pior rodou, tendo um pneu furado.

No começo a classificação da corrida seguia assim, Will Power na  liderança, seguido por Hélio Castroneves, Scott Dixon, Dario Franchitti e Ryan Briscoe. Enquanto lá no final do pelotão Tony Kanaan que largou em último tentava ganhar posições.

O circuito de Edmonton no Canadá é montado em um pequeno aeroporto, por isto área de escape não falta, o que evitou as bandeiras amarelas, a prova correu sem grandes disputas até a volta 70° quando aconteceu a segunda rodada de paradas nos boxes, já que na primeira parada que aconteceu na volta 31°, as posições não se alteraram. Porém desta vez o líder Will Power optou por usar pneus mais duros, enquanto os seus adversários colocaram compostos mais macios.

Hélio Castroneves voltou para a pista com um ritmo bem melhor do que os outros, e conseguiu ultrapassar Power na volta 78° assumindo a liderança da corrida.

Faltando apenas 6 volta para o final, surge uma bandeira amarela, causada pela piloto Simona de Silvestro. O Safety Car foi para a pista e juntou todo o pelotão.

Na relargada, que aconteceu quando faltavam 3 voltas para o fim, Will Power tentou passar Hélio Castroneves, que se defendeu ficando pelo lado da dentro da larga pista de Edmonton, Hélio contornou a curva pelo lado de dentro fechando a porta para Power, que acabou perdendo sua posição para Scott Dixon.

Scott Dixon chegou em segundo, mas ganhou a vitória de presente

foto: Indy Car / Dana Garrett

Mas a direção da prova, achou esta manobra invalida, e a vitória caiu nas mãos de Dixon, com Will Power ficando em segundo, e Dario Frachitti em terceiro.

Ryan Briscoe da Penske, completou a prova em 4°, Ryan Hunter Reay foi o 5° e o experiente canadense Paul Tracy, completou os 6° primeiros.

Mario Moraes foi o melhor brasileiro, terminando na 7° posição, a frente de Ernesto Viso e Takuma Sato, já com a punição Hélio Castroneves caiu para o 10° lugar. Enquanto Tony Kanaan não conseguiu passar da 12° posição. Vitor Meira também não foi bem, terminando em 16°. Mario Romancini, abandonou a prova, o piloto brasileiro, deve estar deixando a Indy por falta de patrocínio para correr.

Acima o pódio em Edmonton, Dixon, no centro, Power à esquerda e Frachitti à direita

Campeonato:

Com a segunda posição Will Power segue com muita folga na liderança do campeonato, agora o australiano tem 377 pontos, contra 335 de Dario Franchitti. Com a vitória Scott Dixon sobe para a terceira posição na tabela com 299 pontos, Hélio Castroneves, após os importantes pontos perdidos, já começa ficar distante dos líderes, atualmente é o 6° com 285 pontos.

A próxima etapa da Fórmula Indy acontece no dia 8 de agosto em Mid Ohio, mais um circuito misto normal.

Abaixo a classificação do GP de Edmonton da Fórmula Indy:

1. Scott Dixon (Ganassi)
2. Will Power (Penske)
3. Dario Franchitti (Ganassi)
4. Ryan Briscoe (Penske)
5. Ryan Hunter-Reay (Andretti)
6. Paul Tracy (KV)
7. Mario Moraes (KV)
8. Ernesto Viso (KV)
9. Takuma Sato (KV)
10. Helio Castroneves (Penske)
11. Marco Andretti (Andretti)
12. Tony Kanaan (Andretti)
13. Raphael Matos (De Ferran Dragon)
14. Bertrand Baguette (Conquest)
15. Danica Patrick (Andretti)
16. Vitor Meira (Foyt)
17. Hideki Mutoh (Newman/Haas)
18. Alex Lloyd (Dale Coyne)
19. Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold)
20. Dan Wheldon (Panther)
21. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold)

Não chegaram ao fim:

Simona de Silvestro (HVM)
Alex Tagliani (Fazzt)
Mario Romancini (Conquest)
Milka Duno (Dale Coyne)

Confira como está a classificação do campeonato da Indy após 11 corridas disputadas, das 17 previstas para a temporada 2010:

1     W. Power     AUS     Penske     377
2     D. Franchitti     GBR     Ganassi     335
3     S. Dixon         NZL     Ganassi     299
4     R. Briscoe     AUS     Penske     292
5     R. Hunter-Reay     EUA     Andretti     286
6     H. Castro Neves     BRA     Penske     285
7     T. Kanaan     BRA     Andretti     273
8     J. Wilson     GBR     Dreyer & Reinbold     240
9     D. Wheldon     EUA     Panther     231
10     M. Andretti     EUA     Andretti     225
11     D. Patrick         EUA     Andretti     218
12     V. Meira         BRA     Foyt     191
13     R. Matos     BRA     De Ferran Luczo Dragon     186
14     A. Tagliani     CAN     Fazzt     182
15     M. Moraes     BRA     KV     177
16     E. Viso         VEN     KV     169
17     A. Lloyd         GBR     Dreyer & Reinbold     158
18     H. Mutoh         JAP     Newman-Haas-Lanigan     154
19     S. De Silvestro     SUI     HVM     143
20     M. Romancini     BRA     Conquest     137
21     G. Rahal     EUA     Sarah Fisher     125
22     T. Sato     JAP     KV     120
23     M. Conway     GBR     Dreyer & Reinbold     110
24     B. Baguette     BEL     Conquest     103
25     M. Duno     VEN     Dale Coyne     102

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova Mitsubishi L200 2026 – Nova geração já está no Brasil e estreia no começo de 2025

A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…

2 dias atrás

Novo Onix 2026 – Chega no começo de 2025 com visual e interior atualizados

Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…

2 dias atrás

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

6 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

1 semana atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

1 semana atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.