foto: Sutton-images ( www.sutton-images.com)
O neozelandês Scott Dixon venceu o GP do Japão, disputado ontem (19/09) no oval de Motegi, e de quebra assumiu a liderança do campeonato faltando apenas uma prova para o fim, mas o grande destaque da prova foi o austráliano Ryan Briscoe, que era o único que podia ser campeão já no Japão já que tinha 25 pontos com relação ao segundo colocado.
Acima Ryan Briscoe da equipe Penske, levando um cone que atropelou nos pits, erro que custou a prova e talvez o campeonato
Photo By: Shawn Payne
Briscoe liderava a prova quando cometou um erro ao sair do boxes, ele deu muita potência no motor, na hora errada, e acabou rodando e batendo no muro da saída do pitline, com isto ele danificou a suspensão do carro e completou a prova apenas na 18° posição, o prejuízo foi grande para o piloto da equipe Penske que chegou ao Japão podendo ser campeão, mas acabou saindo na terceira posição na tabela, tendo agora 8 pontos atrás do lider.
Outro que também briga pelo título é o escocês Dario Franchitti, ele que fez um prova iteligente no Japão, ficando o tempo todo atrás do seu companheiro da equipe Ganassi, terminando na segunda posição, assumindo assim a segunda posição no campeonato, com 5 pontos atrás do líder.
Grahan Rahal, da equipe Newmann-Hass-Lanigan, terminou em terceiro, Oriol Servia seu companheiro de equipe foi o quarto, o brasileiro Mario Moraes da KV Racing cruzou a linha em quinto.
Os brasileiro não tiveram muita sorte no Japão, Hélio CastroNeves que largou em último lugar completou em 10°, já Tony Kanaan foi o 11°.
A última etapa do campeonato 2009 da Indy acontece no dia 10 de outubro no circuito oval de Homestead Miami. A disputa promente ser muito interessante já que os 3 pilotos que disputam o título estão separados apenas por 8 pontos.
Acima Scott Dixon comemora sua 5 vitória em 2009, o que deu a ele a liderança do campeonato
Confira como ficou a classificação do campeonato 2009 da Fórmula Indy, faltando uma prova.
1. Scott Dixon 570
2. Dario Franchitti 565
3. Ryan Briscoe 562
4. Helio Castroneves 403
5. Danica Patrick 381