Em setembro passado a japonesa Infiniti revelou sua grande aposta para o mercado europeu, o inédito hatch Q30, um modelo que adota uma proposta totalmente diferente do que a marca já fez, ele é um misto de hatch médio com crossover, e nasceu para rivalizar com modelos europeus, principalmente Audi A3, BMW Série 1, e até mesmo os pequenos crossovers como o Mercedes GLA, já que o modelo possui tração 4×4.
O Infiniti Q30 tem um nascimento curioso, ele é fruto da parceria técnica entre a Daimler – grupo dono da Mercedes Benz, e a Renault/Nissan, Nissan que por sua vez é a dona da Infiniti, ou seja, esta parceria técnica permitiu a montadora japonesa desenvolver o Q30 seguindo os padrões do chassi do Mercedes Classe A, além de pegar emprestado também a arquitetura do motor, câmbio e suspensão. Porém o pessoal da Infiniti foi inteligente ao criar um estilo totalmente diferente para a carroceria.
Na prática o Q30 é uma mistura de hatch crescido, com crossover compacto, ou nenhuma coisa nem outra, por exemplo ele conta com tração 4×4, e um interior de luxo com acabamento de alto nível recheado de equipamentos, isso também para evitar uma concorrência direta com o Mercedes Classe A na Europa, tanto é que seu preço deve custar algo em torno de 10% a mais do que o do Classe A.
A gama de motores do compacto da Infiniti vai varia de acordo com cada mercado em que for oferecido. Nos EUA ele trará um moderno e eficiente 2.0L Turbocharged quatro cilindros com 208 CV de potência.
Além de luxo e tecnologia outra característica inerente aos carros da Infiniti – com o Q30 não é diferente. Segundo dados de fábrica na versão 2.0 Turbo a gasolina, ele vai da inércia aos 100 km/h em apenas 7.3 segundos e pode facilmente passar dos 200 km/h.
Não a Europa há três motores, sendo um a gasolina e dois a diesel. A gama começa com o econômico 1.5 diesel de 110 CV emprestado da Renault – nessa configuração o câmbio é do tipo manual com seis velocidades. Há ainda um outro bloco a diesel, 2.2L com 170 CV produzido pela Mercedes. Nessa caso a transmissão é automática de sete velocidade com dupla embreagem e por fim temos o 1.6L Turbo a gasolina com 122 CV e transmissão manual de seis velocidades. O 2.0 Turbo de 208 cv também deve ser oferecido na Europa.
A proposta de crossover é evidente por exemplo, na tração 4×4 e nas rodas grandes aro 19, com pneus run-flat – que rodam mesmo furado, medidas 235/45 R19, o conjunto de suspensão também promete agradar pela versatilidade, a Infiniti fala que chegou a testar mais de 50 ajustes e conjuntos de suspensão o Q30.
O interior do Q30 também agrada – o hatch que foi apresentado oficialmente na última edição do Salão de Frankfurt traz acabamento de excelente qualidade – além de um portfólio de equipamentos que não fica devendo em nada para os rivais alemães. Repare na qualidade do couro com Alcantara utilizado nos bancos que por sua vez são esportivos, a única queixa pode ficar por conta do estilo do painel – que poderia ter um perfil mais minimalista ou moderno, apesar disso o acabamento do painel também chama a atenção, há partes revestidas em couro, ou plástico de alto brilho Black Piano.
Como dá notar nas fotos – também não há do que reclamar do espaço interno – a carroceria mede 4.42 m de comprimento e tem entre-eixos, enquanto o porta malas acomoda bons 368 litros.
Dependendo da versão o Infiniti Q30 pode vir com bancos esportivos revestido em couro aveludado Alcatara, além de detalhes como teto solar duplo.
Infelizmente pelo menos por enquanto a Infiniti não tem planos de chegar ao Brasil – a divisão de luxo da Nissan até chegou a ensaiar uma vinda ao país, mas acabou desistindo. Uma pena já que em franco crescimento, a montadora conta com uma série de SUVs e sedans de luxo espetaculares, certamente o Q30 seria um baita rival para os hatches de marca premium como Audi A3 e BMW Serie 1 e Volvo V40.
Apesar de ainda faltarem 57 dias para 2025, já está nas lojas a RAM Rampage…
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.