A bordo de um Ford GT, a dupla Valdeno Brito e Matheu Stumpf, venceram as duas corridas da rodada dupla da sexta etapa do Itaipava GT Brasil, disputada neste domingo no circuito do Velopark, na cidade de Santa Rita no Rio Grande do Sul. Com a vitória os pilotos da equipe BMG Racing se distanciaram na liderança do campeonato, faltando quatro corridas para o fim da temporada.
As corridas de número 49 e 50 da história da GT Brasil foram marcadas pela forte chuva que atingiu a cidade Nova Santa Rita, obrigando a direção de prova a transferir a corrida de sábado para o domingo. A chuva não deu trégua também no domingo e as duas largada tiveram que ser feitas com safety car na pista.
A primeira corrida:
Graças a chuva a primeira corrida do dia foi bastante emocionante e disputada. Em cima de um sabão que virou a pista do Velopark, o pole position Antonio Pizzonia teve dificuldades para resistir a pressão de Daniel Serra que vinha na segunda posição, o duelo entre as duas Lamborghini Gallardo duraram algumas voltas, até que Pizzonia não resistiu e acabou cedendo o primeiro lugar para Serra.
Quem mais se beneficiou com o diluvio que caiu no Velopark, sem dúvida foi o Ford GT de Valdeno Brito e Matheus Stumph. Fazendo uma corrida incrível de recuperação, Brito largou apenas no nono lugar, porém rapidamente conseguiu se recuperar em parte graças a chuva que diminiu bastante o ritmo das Lamborghinis LP560 que tinham dominados os treinos.
Antes da fase de troca dos pilotos, o Ford GT de Brito e Stumph era de longe o melhor carro da corrida. Após assumir o comando do bólido Matheus Stumph foi pra cima dos líderes e conseguiu o primeiro lugar. A partir dai o piloto gaucho não teve que se preocupar na liderança, sem dificuldade após 50 minutos e um total de 43 voltas no circuito de 2.262 metros, Stumph recebeu a bandeirada com um folgada vantagem de 8s191. Também com folga o Lamborghini de Chigo Longo e Daniel Serra cruzou a linha de chegada na segunda posição, seguido pelo LP 560 de Claudio Dahruj e Ricardo Zonta.
GTBR4
Assim como na GTBR3, a categoria GTBR4 que contou com dezenas de ultrapassagens. No final a corrida foi marcada pela belíssima entre a Ferrari Challenge de Sergio Laganá e Alam Hellmeister contra a Challenge de Valter Rossette e Fabio Grego, no final quem levou a melhor foram Laganá e Hellmeister, que cruzou a linha de chegada apenas 0s076 segundos a frente do segundo colocado. Já o terceiro lugar ficou com o Maserati de João Marcelo e Eduardo Furlanetto.
Segunda corrida:
Do primeiro a último minuto a segunda etapa foi dominada novamente por Brito e Stumpf, largando na primeira posição o Ford GT da dupla rapidamente se distanciou dos demais líderes que vinham embolados. Durante a corrida a chuva apertou causando vários toque e algumas rodadas, uma delas protagonizada pelo Dodge Viper de Pedro Queirolo.
Com o monopólio de Stump na primeira posição, o destaque entre os líderes foi a disputa entre Cleber Faria e o Lamborghini da dupla Marcelo Hahn e Alam Khodair. Hahn queria porque queria o segundo lugar e começou a pressionar bastante Faria, com a ida do paulista para os boxes, Hahn acabou assumindo temporariamente a segunda posição, porém rapidamente ele entregaria o comando de sua Lamborghini para Alam Khodair. Com a parada Cleber Faria voltou a segunda posição, porém apesar das trocas de pilotos a pressão do LP560 número 16 continuou.
Faria tentou resistir o quanto pode, porém em uma pista encharcada por causa da chuva que não parava de cair, acabou perdendo o controle de seu bólido e saindo da pista, entregando a segunda posição para Alam Khodair.
Mais uma vez o Ford GT de Brito e Stumpf não teve dificuldades para cruzar na primeira posição. Com muita perícia em uma das corridas mais difícies do ano, Valdeno Brito cruzou a linha de chegada na primeira posição após 50 minutos e 36 segundos de prova conseguindo sua quarta vitória no ano e se isolando na liderança do campeonato. O segundo lugar ficou com a Lamborghini de Marcelo Hahn e Alam Khodair. Grande resultado também de Chico Longo e Daniel Serra que terminou na terceira posição e assumiu a vice líderança do campeonato.
GTBR4…
Na segunda corrida da categoria GTBR4, a vitória ficou com Renan Guerra que conseguiu superar a Ginnetta G50 de Leonardo e Burti e a Ferrari de Challange de Fabio Greco, que ficaram respectivamente no segundo e terceiro lugar na prova.
O campeonato…
Com as duas vitórias no Velopark, Matheu Stumph e Valdeno Brito, se distanciaram na liderança do campeonato, agora eles somam 183 pontos contra, 138 de Chico Longo e Daniel Serra e 137 de Claudio Dahruj que aparecem respectivamente no segundo e terceiro lugar no campeonato. Sem repetir a façanha deste domingo, a dupla pode vencer o campeonato por antecedência.
Já na categoria Itaipava GTBR4. Com mais uma vitória no ano, o vice líder Renan Guerra conseguiu diminuir a diferença para Valter Rossete que semantem na liderança do campeonato.
Próxima etapa…
A próxima etapa do Itaipava GT Brasil acontece nos dias 30 e 31 de outubro em Curitiba.
Confira a classsificação completa das duas provas desse domingo e como está o campeonato após 12 de um total de 16 corridas.
RESULTADO DA 1ª CORRIDA NO VELOPARK
1º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 43 voltas em 50:16.586 (média de 116,89 km/h)
2º) 19 – C.Longo/D.Serra (LA , SP/SP), a 8.191
3º) 8 – C.Dahruj/R.Zonta (LA , SP/PR), a 18.773
4º) 9 – A.Mattheis/X.Negrão (FO , RJ/SP), a 19.268
5º) 77 – C.Serra/J.Adibe (LA , SP/SP), a 31.759
6º) 70 – W.Derani/A.Pizzonia (FE , SP/AM), a 43.458
7º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 45.948
8º) 100 – L.Linardi/M.Gomes (FE , SP/PR), a 59.052
9º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 1 volta
10º) 105 – Vanue Faria (LA , SP), a 1 volta
11º) 18 – F.Poeta/J.Santanna (FE , RS/RS), a 1 volta
12º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP), a 2 voltas
13º) 21 – V.Rossete/F.Greco (FC , SP/SP), a 2 voltas
14º) 121 – J.Marcelo/E.Furlanetto (MA , SP/SP), a 2 voltas
15º) 99 – R.Ricca/Sondermann (MA , SP/SP), a 2 voltas
16º) 51 – Otavio Mesquita (FC , SP), a 2 voltas
17º) 55 – Renan Guerra (MA , SP), a 3 voltas
18º) 75 – H.Assunção/C.Kray (MA , SP/RS), a 3 voltas
19º) 17 – Marcelo Santanna (FC , SP), a 3 voltas
20º) 73 – O.Federico/R.Navarro (MA , SP/SP), a 3 voltas
21º) 81 – C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP), a 4 voltas
22º) 82 – M.Mello/W.Freire (GI , SP/SP), a 4 voltas
23º) 5 – J.Moro/P.Bonifacio (FO , RS/SP), a 7 voltas
24º) 27 – F.Delamutta/R.Dos Santos (MA , SP/SP), a 13 voltas
25º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 27 voltas
26º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 27 voltas
27º) 14 – F.Roso/V.Roso (MA , RS/RS), a 35 voltas
RESULTADO DA 2ª CORRIDA NO VELOPARK
1º) 7 – V.Brito/M.Stumpf (FO, PB/RS), 42 voltas em 50:36.371 (média de 113,43 km/h)
2º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 4.985
3º) 19 – C.Longo/D.Serra (LA , SP/SP), a 12.444
4º) 30 – Cleber Faria (LA , SP), a 30.578
5º) 100 – L.Linardi/M.Gomes (FE , SP/PR), a 31.678
6º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 32.151
6º) 8 – C.Dahruj/R.Zonta (LA , SP/PR), a 33.742
7º) 77 – C.Serra/J.Adibe (LA , SP/SP), a 39.307
8º) 9 – A.Mattheis/X.Negrão (FO , RJ/SP), a 45.797
9º) 13 – Pedro Queirolo (VI , SP), a 52.151
10º) 70 – W.Derani/A.Pizzonia (FE , SP/AM), a 1 volta
11º) 105 – Vanue Faria (LA , SP), a 1 volta
12º) 33 – B.Garfinkel/R.Mauricio (LA , SP/SP), a 1 volta
13º) 5 – J.Moro/P.Bonifacio (FO , RS/SP), a 1 volta
14º) 55 – Renan Guerra (MA , SP), a 2 voltas
15º) 81 – C.Burza/L.Burti (GI , SP/SP), a 2 voltas
16º) 18 – F.Poeta/J.Santanna (FE , RS/RS), a 3 voltas
17º) 21 – V.Rossete/F.Greco (FC , SP/SP), a 3 voltas
18º) 51 – Otavio Mesquita (FC , SP), a 3 voltas
19º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (FC , SP/SP), a 3 voltas
20º) 99 – R.Ricca/Sondermann (MA , SP/SP), a 3 voltas
21º) 121 – J.Marcelo/E.Furlanetto (MA , SP/SP), a 3 voltas
22º) 17 – Marcelo Santanna (FC , SP), a 4 voltas
23º) 73 – O.Federico/R.Navarro (MA , SP/SP), a 4 voltas
24º) 75 – H.Assunção/C.Kray (MA , SP/RS), a 5 voltas
25º) 82 – M.Mello/W.Freire (GI , SP/SP), a 6 voltas
26º) 14 – F.Roso/V.Roso (MA , RS/RS), a 6 voltas
27º) 27 – F.Delamutta/R.Dos Santos (MA , SP/SP), a 33 voltas
CLASSIFICAÇÃO EXTRA-OFICIAL DO CAMPEONATO (APÓS 12 DE 16 CORRIDAS)
1 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 183 pontos
2 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 138 pontos
3 Claudio Dahruj, Lamborghini, 137 pontos
4 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 135 pontos
5 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 109 pontos
6 Andreas Mattheis, Ford, 102 pontos
7 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 99 pontos
8 Rafael Daniel, Lamborghini, 98 pontos
9 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 89 pontos
10 Lico Kaesemodel, Ford, 84 pontos
11 Xandy Negrão, Ford, 93 pontos
12 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 67 pontos
13 Cleber Faria, Lamborghini, 63 pontos
13 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 63 pontos
15 Julio Campos, Ferrari, 61 pontos
16 Vanue Faria, Lamborghini, 60 pontos
17 Linneu Linardi, Ferrari, 59 pontos
18 Aluizio Coelho, Ford, 57 pontos
19 Ricardo Zonta, Lamborghini, 39pontos
20 Thiago Viana, Ferrari, 33 pontos
21 Marcos Gomes, 19 pontos
22 Fernando Poeta, Ferrari, 17 pontos
22 Paulo Bonifácio, Ford GT, 17 pontos
24 Beto Monteiro, Porsche, 11 pontos
24 Leo Burti, Ford, 11 pontos
26 João Santana, 9 pontos
27 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 8 pontos
28 Juliano Moro, 7
28 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7 pontos
30 Fabio Carreira, Ferrari, 4 pontos
31 Leonardo Vital/Marcello Sant’Anna, Viper, 3 pontos
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.