Enquanto a Iveco não resolve trazer para o Brasil, a nova geração do Daily, a atual lançada em 2008 segue firme e forte no mercado. Versátil e com uma boa relação custo benefício, ele permanece como um dos utilitários mais vendidos do mercado e pode ser utilizado em diversas aplicações diferentes, do transporte de materiais de construção, a caminhão de entrega de supermercados, de food truck a guincho de auto-socorro. Ao todo são 30 configurações diferentes, entre Chassi-Cabine e Furgão, a principal delas é 35S14, responsável por mais de 80% das vendas e com preço a partir de R$ 111,132 para o modelo 2018 chassi. Nesse “post” falaremos em especial desta versão.
O Iveco Daily 35S14 está disponível nas configurações: Chassi, Chassi Cabine Dupla e Gran Furgone (furgão com teto alto). A primeira já está na linha 2018 e de acordo com a tabela FIPE sai por R$ 111,132 na configuração Chassi Cabine Simples e R$ 142,282 na Chassi Cabine Dupla. Já o Daily 35S14 Furgão custa segundo a FIPE R$ 138,817, e ainda é modelo 2017.
O 35S14 Chassi, tem PBT de 3.5 toneladas, o maior da categoria. O comprimento é de 5,90 metros com chassi normal, e 6.40 metros com chassi alongado. Já o 35S14 Cabine Dupla mede 6.40 m de comprimento. Todas as versões do Daily Chassi tem 2.02 m de largura (sem contar os retrovisores) e 2.28 m de altura, já o Daily Furgão 35S14 tem largura de 2.02 m (sem contar os retrovisores) e altura máxima de 2,74 metros.
Enquanto a 35S14 Gran Furgone mede 5.97 metros de comprimento e tem altura de 2.745 mm. A capacidade de carga anunciada é de 1.035 kg, enquanto o PBT técnico fica em 4.176 kg e o legal em 3.5 toneladas.
Motor:
O motor do Iveco Daily 35S14 2017/2018 é o FPT 3.0 L , turbo diesel, quatro cilindros Euro 5, de 146 CV de potência e 35 kgfm de torque com injeção direta Common Rail. Já o câmbio é manual de seis velocidades da marca ZF. O tanque de combustível tem capacidade para até 70 litros. Por questões de segurança, a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 130 km/h.
Junto com a alta capacidade de carga, o principal atrativo do Daily é a sua dirigibilidade, semelhante a de um carro passeio. Ele conta com direção hidráulica e de acordo com a Iveco é bem fácil de dirigir no transito urbano.
Vale lembrar que a versão 35S14 pode ser dirigida por motoristas com carteira tipo B, além disso é considerado um “caminhão” leve do tipo VUC, ou seja, tem acesso permitido em vias de trânsito ou regiões com restrições a caminhões.
Interior:
Mesmo passando quase 10 anos desde o seu lançamento, o interior do Daily ainda continua atual e com uma boa ergonomia. Como na maioria dos utilitários o conjunto de equipamentos, só conta com o básico, como os obrigatórios airbag para motorista e passageiro, freios ABS com EBD, porém o modelo agrada ao trazer de série, diversos porta objetos espalhados pela cabine, banco do motorista individual com regulagem de altura, banco do passageiro duplo com dois encostos de cabeça, além de painel com conta-giros e visor analógico e digital, computador de bordo, ventilação forçada na cabine com aquecimento, e freio a disco nas quatro rodas.
Como opcionais a Iveco oferece: ar condicionado, piloto automático, trio elétrico e rádio CD com MP3.
Os rivais diretos, do Daily 35S14 são a Master da Renault, além de Mercedes Sprinter e o Fiat Ducato.
Demais versões do Daily:
Lembrando que o Iveco Daily 2018, além da 35S14 ainda conta com as seguintes versões: 55C17 com motor de 3.0 de 170 cv e 40 kgfm de torque, comprimento de 6.41 metros e PBT de 5.300 kg, e por fim a 70C17 com 140 cv e 35 kgfm de torque, comprimento de 7.24 metros e PBT de 7200 kg, esta versão 70C17 também é oferecida com cabine dupla no caso o PBT é menor 7000kg. Ambas as configurações (55C17 e 70C17) contam com tanque de combustível maior com 100 litros ao invés de 70 litros da versão 35S14. Vale lembrar que tanto o 55C17 quanto o 70C17 já são considerados como caminhões, portanto estão sujeitos as restrições de rodagem e só podem ser guiados por pessoas habilitadas para este tipo de veículo (carteira “C” em diante).
Já o Daily Furgão 2017, é oferecido apenas na versão 35S14, as demais versões 45S17 e 55C17, saíram de linha em 2015.
Há ainda o Daily Minibus, a versão van de passageiros do Iveco, esta conta com duas configurações Fretamento e Turismo, com 15+1 e 18+1 passageiros, em ambas o motor é sempre o 3.0 de 170 cv.
Preços: (Valores consultados na tabela FIPE em maio de 2017)
Chassi:
Daily 35S14 2018 – R$ 111.132
Daily 35S14 Cabine Dupla – R$ 142.283
Daily 55C17 – R$ 116.913
Daily 70C17 – R$ 128.053
Daily 70C17 Cabine Dupla – R$ 152.463
Furgão:
Daily Gran Furgone 35S14 R$ 138.817
Minibus:
Daily 3.0 45S17 Minibus Turismo Executivo 3300 16 + 1 lugares 2017 R$ 154,000
Daily 3.0 50C17 Turismo 18 + 1 lugares 2017 R$ 164,950
No link abaixo as fichas técnicas completas do Daily 35S14 Chassi e 35S14 Gran Furgone:
Ficha técnica, 35S14 Gran Furgone
Abaixo o link com as fichas técnicas completa dos seguintes modelos:
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.