Por uma série de fatores, as vendas dos chamados VUCs (Veiculo Urbano de Carga), vem aumentado ao longo dos últimos anos, entre as razões estão o aumento das restrições a circulação para caminhões nos grandes centros urbanos, além do fato da maior parte desses veículos poderem ser dirigidos por pessoas com carteira comum, categoria “B”. Sabendo disso a Iveco está lançando no mercado uma nova versão do utilitário Daily, chamada de City 30S13, o novo modelo começou a ser vendido no último mês (junho), e chega em duas configurações, chassi e furgão, com preços a partir de R$ 108,000 para versão chassi, ou R$ 128 mil para o furgão.
De acordo com a Iveco, o Daily City foi projetado para atender a necessidade de uma série de comércios urbanos, como a entrega de mercadorias para sites de e.commerce ou de compras por supermercados, ou seja, seu foco é fazer entregas de curtas distância dentro de cidades populosas. O novo Daily City tem PBT de 3.5 toneladas, ou seja, não é considerado um caminhão e sim um veículo comercial leve, podendo assim ser dirigido por pessoas com a habilitação categoria B e está livre das restrições a caminhões.
O Daily City 30S13 passa a ser a nova versão de entrada do modelo, posto que até então ela ocupado pela 35S14, que atualmente sai por R$ 120,260.
Novo motor, chassi e suspensão…
O modelo City 30S13 2019, conta com um novo motor FPT, 2.3L, diesel com 130 CV a 3.600 rpm e torque de 32.6 kgfm obtido entre 1800 a 3200 rpm, de acordo com a marca a nova versão é em torno de 10% mais econômica comparado com os rivais da categoria (Renault Master e Mercedes Sprinter), o motor conta ainda com tecnologia EGR que dispensa o uso do aditivo Arla. Já o câmbio é manual de seis velocidades da marca alemã ZF.
Outra novidade importante do Iveco Daily City é a nova suspensão na dianteira, independente com mola transversal de última geração, e também nova suspensão traseira com molas parabólicas e barra estabilizadora, projetadas na intenção de reduzir as vibrações e torna a condução ainda mais suave.
O chassi feito exclusivamente para a versão, com um novo eixo traseiro da FPT industrial, mais moderno e adequado para se rodar nas ruas esburacadas das cidades.
Equipamentos…
A ideia da Iveco, foi desenvolver um utilitário comercial com uma boa capacidade de carga, porém com o torque e a dirigibilidade de um automóvel. De série ele traz direção hidráulica, predisposição para rádio, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro duplo, freios ABS, piloto automático, computador de bordo, porta objetos nas portas e no painel. Já a lista de opcionais inclui equipamentos como ar-condicionado, trio elétrico e rádio CD player com MP3.
Medidas…
Na versão chassi cabine, o Daily City 30S13 tem 6.07 metros de comprimento com entre-eixos de , a altura é de 2.24 m (reduzida em relação as demais versões) , enquanto a largura fica em 2.5 m.
O Daily City Furgão tem duas configurações de chassi, uma menor com 3 metros de entre eixos, carroceria com 5.51 metros de comprimento e 2.36 metros de altura, e outra maior com chassi com 3.30 metros de entre eixos e carroceria com 6.03 metros de comprimento, e teto alto 2.72 m com altura.
Capacidade de carga…
O Daily City chassi tem capacidade de carga de 1800 kg, ou 1137 kg de carga útil quando equipado com baú de 637 kg, com 3.90 m de comprimento, 2.20 m de largura e 2.20 m de altura, lembrando que quanto mais leve for o baú instalado, maior a capacidade de carga.
Já o Daily City Furgão tem 1250 kg de capacidade de carga, ou 12m³ de volume para carga na versão alongada (entre eixos de 3.30m), e 1380 kg de capacidade de carga com 8m³ de volume, para a versão chassi normal (entre-eixos de 3.00m). Ambas as versões do Daily City Furgão tem PBT de 3500 kg, porém a versão alongada pesa 2.250kg, já a normal pesa 2.120 kg.
Outras características…
O tanque de combustível de ambos os modelos da linha Daily City tem 70 litros. E a tração é traseira, os freios são a disco nas rodas dianteiras e traseiras ABS. As rodas do Iveco Daily City são de aço aro 16, com pneus medidas 205/75 R 16.
Preços Iveco Daily City…
Os preços do Daily City 2019 começam em R$ 108,000 para o modelo chassi cabine e ficam em R$ 128,000 para a versão furgão. De acordo com a marca em um futuro próximo o utilitário pode ganhar ainda uma configuração de passageiros e uma variante com câmbio automatizado. O lançamento é fruto de mais dois anos de desenvolvimento e faz parte de um plano de R$ 120 milhões na planta da Iveco em Minas. Seus principais concorrentes são as versões de entrada de modelos, como Renault Master, Mercedes Sprinter e Fiat Ducato.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.