Foi apresentado oficialmente agora em novembro o Novo Iveco S-Way 2023, caminhão que será o novo top de linha da marca e começará a ser vendido no Brasil no inicio do próximo ano. Esbanjando tecnologia o modelo será produzido na planta da Iveco em Sete Lagoas (Minas Gerais) e chegará ao mercado com três níveis de potência: 450 CV (4X2), 480 CV (6X2) e 540 CV (6X4).
Índice desta matéria
O Iveco S-Way 2023 chega para ser o caminhão mais moderno e caro da Iveco no Brasil, mirando em rivais como Volvo FH, Scania R, Mercedes Actros e VW Meteor. Sendo que o S-Way substituirá o Iveco Hi-Way.
O novo modelo Iveco S-Way traz uma série de avanços em relação a antiga geração de pesados Iveco, ao começar pelo novo motor FPT Cursor 13, de 12.900 cilindradas, 6 cilindros em linha, capaz de desenvolver em sua versão mais potente 540 cv de potência e 260 kgfm de torque.
Este bloco que já atende ao Proconve P8, consegue ser até 15 % mais econômico do que o antigo motor que equipava os pesados da marca. Além de ser menos poluente, graças ao novo sistema Hi-eSCR de redução de gases poluentes.
Patenteado pela Iveco, este sistema de redução na poluição dos gases é mais eficiente, simples e barato de ser mantido em relação a outros, já que o Hi-eSRC não utiliza a recirculação de gases do motor, o chamado EGR.
Ainda falando no novo motor Iveco, o bloco conta com injeção Common-Rail combinada com um novo turbo compressor e-VGT de geometria variável, além do ganho no torque em baixas rotações, esta combinação permite ao S-Way da Iveco ter o melhor freio motor da categoria.
Com funcionamento em quatro estágios o novo freio motor do S-Way, permite ao veículo ser parado por completo apenas usando a força do freio motor (que chega a gerar até 610 cv no quarto estágio), segundo a fabricante é algo inédito no segmento.
O novo motor Cursor 13 trabalhará em conjunto com uma caixa ZF Traxon de 12 velocidades automatizada. A transmissão possui uma série de funções de calibração de acordo com o modo de condução, como por exemplo a função PreVision, que utiliza dados do GPS para fazer uma antecipação da estrada à frente, e com isso fazer uma recomendação eficiente de troca de marchas para o condutor.
Os faróis do S-Way são full-LED e contam com luzes diurnas DRL
Visualmente o Novo Iveco S-Way 2023 conta com o novo design padrão dos caminhões da Iveco, sua cabine traz traços aerodinâmicos e modernos.
A dianteira ostenta uma grade ondulada e faróis de LED de última geração, com luzes direcionáveis que acompanham a direção do volante nas curvas, além de luzes DRL de condução diurna, que conferem uma assinatura visual própria ao S-WAY.
No Brasil o S-Way será oferecido com duas opções de tamanho para a cabine, a AS com 2.5 m de largura e a AT que mede 2.3 m de largura (dimensões sem contar os retrovisores), compare abaixo a diferenças entre as duas cabines:
Acima a cabine AS, na configuração teto alto ela tem altura interna de 2.15 m, enquanto na configuração teto normal tem 1.70 m de altura interna (piso ao teto).
Acima a configuração de cabine AT, mais estreita e baixa, ela tem altura interna de 1.85 metros com teto alto e apenas 1.25 m com teto normal.
Em ambos os casos a cabine será sempre leito (com cama), sendo que haverá duas opções de altura, alta ou normal, sendo que na versão AS, a altura total do Iveco S-Way é de 3.43 metros com teto normal ou 3.90 metros com teto alto.
Sua cabine foi projetada para oferecer conforto e praticidade ao condutor, tudo foi pensado para quem precisa passar muito tempo na estrada e faz do caminhão sua segunda casa. Entre os destaques no interior do S-Way estão o volante multifuncional de base achatada que é semelhante ao de um carro de passeio, oferecendo mais conforto ao condutor.
A parte central do painel é voltada ao motorista, oferecendo boa ergonomia e alcance mais fácil para os comandos, conta ainda com central multimídia com tela touch, a peça possui conectividade com smartphones sem o uso de cabo através dos aplicativos Apple Car Play e Android Auto. Outro destaque são os bancos “estilo cinema” forrados com couro, o que além de deixar o interior mais luxuoso, também facilita a limpeza.
Bancos do Iveco S-Way são forrados com couro
O Iveco S-Way 2023 virá muito bem equipado, algo que agrada sobretudo aqueles que são donos do próprio caminhão. A lista inclui itens como ar condicionado digital, volante multifuncional forrado em couro, geladeira posicionada entre os bancos, iluminação ambiente em LED personalizável em cor e intensidade, cama, painel de comando na cama, cortinas na cama e banco, entradas USB, 15 porta objetos, sistema keyless com partida do motor por botão, central multimídia, além do aplicativo Way App que permite ao condutor controlar uma série de funções a distância por meio do celular, como abertura e fechamento das portas ou janelas, até mesmo controlar o sistema de áudio do truck à distância.
Interior conta com central multimídia que permite conexão com smartphones sem o uso de cabo
Geladeira é um dos diferenciais do Iveco S-Way 2023
O moderno Iveco S-Way conta ainda com controle de cruzeiro automático adaptativo – capaz de manter uma distância segura do veículo à frente, freios com ABS, frenagem de emergência automática, assistente de partida em rampa – que impede que o caminhão volte em ladeira, além de alerta de saída involuntária de faixa. Além disso, a Iveco afirma que essa é uma das cabine mais seguras do mundo com relação a resistência estrutural.
Enfim o Iveco S-Way 2023 chega para colocar os caminhões pesados da Iveco em um novo patamar, se o modelo terá chances de desafiar a concorrência só o tempo e as vendas dirão, certo é que o modelo tem qualidades, principalmente com relação a motorização e a tecnologia embarcada.
Por enquanto os preços do S-Way ainda são mantidos em segredo, a expectativa é de que as vendas comecem apenas no primeiro semestre do próximo ano.
S Way 540 cv 6×4 / S Way 480 cv 6×2
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
muito lindo esse canmihao parabenis iveco
Bom dia, Iveco Brasil
Sou apreciador dos caminhões Iveco, já fui proprietário e foi muito feliz na aquisição dos meus cavalos Stralis 440, um caminhão robusto, de fácil condução, inquebrável na parte trem de força, macio, confortável e confiante, passei a ser defensor da marca junto aos amigos interessados em adquiri - los, quero um dia poder fazer aquisição de alguns exemplares para nosso transporte de GLP, o qual estamos operando com frota terceira. Recentemente fui proprietário da Daily 70C16 bau, caminhão com as mesmas características dos irmãos maiores, ou seja, recomendo a aquisição com total confiança e em breve teremos nossos Ivecos na nossa pequena frota