Pegada de surpresa pelo aumento de 30% no IPI para carros importados, a montadora chinesa JAC Motors, anunciou hoje que irá construir uma fábrica na Bahia, a unidade de produção deve ficar pronta em 2014 e custará R$ 900 milhões.
A informação foi dada por Sérgio Habib, empresário e presidente do grupo SHC (representante da JAC Motors no Brasil). O próprio Habib e seu grupo SHC irão apresentar o projeto detalhado, nesta sexta-feira (7 de outubro) no Ministério de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, em Brasília.
A expectativa da JAC Motors do Brasil é que esta fábrica, que ficará localizada na região de Camaçari na Bahia, terá capacidade para montar 100 mil carros por ano e criará 3.500 empregos diretos, esta unidade de produção deve operar em dois turnos.
Dos R$ 900.000.000 que serão investidos nesta nova fábrica, 80% virão do grupo SHC e os outros 20% virão da JAC Motors da China.
Esta unidade de produção da JAC Motors, em Camaçari na Bahia, além das tradicionais unidades de produção, como armação de carroceria, soldagem, pintura e montagem final, também será composta de um centro de desenvolvimento de novas tecnologias, centro de estilo e design, além de laboratórios de controle de poluentes, pistas de testes e um centro de capacitação profissional.
O plano da JAC criar uma fábrica no Brasil começou no ano passado, antes mesmo da marca vender seus modelos no País. O grupo SHC espera que estes planos de construção de uma fábrica no Brasil, sirva de incentivo para o governo federal fazer alterações no polêmico aumento de 30% no IPI para carros importados, com exceção dos vindos do México, Argentina e Uruguai. Atualmente todos os modelos vendidos pela JAC Motors são importados e portanto estão sofrendo com este aumento do IPI que será válido até dezembro de 2012.