Atualizado em outubro de 2024
Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape diesel da marca. Ao contrário dos outros modelos da JAC Motors – atualmente todos elétricos e sem grandes atrativos para o grande público, a JAC Hunter traz diversas qualidades e diferenciais ao mercado nacional de picapes, tendo capacidade para incomodar modelos tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, apostando em uma mecânica robusta, bom tamanho, estilo moderno, interior luxuoso e uma ótima lista de equipamentos. O preço da JAC Hunter é um caso a parte, ela foi anunciada em pré-venda em agosto por salgados R$ 289.900, valor pouco competitivo frente as rivais mais famosas, devido talvez a baixa procura, agora no lançamento oficial a JAC reduziu o preço oficial para R$ 259.990, porém calma que tem mais, as primeiras unidades da Hunter serão vendidas com um desconto de R$ 20 mil, saindo por interessantes R$ 239.990. Vamos conhecer em detalhes…
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A JAC Hunter aposta em um conjunto mecânico robusto e tradicional para conquistar compradores no Brasil, ela usa um motor 2.0 CTI turbo diesel, 4 cilindros, com capacidade para entregar 191 cv de potência e 46 kgfm de torque.
O câmbio da JAC Hunter é moderno, trata-se de uma caixa automática de 8 velocidades com borboletas atrás do volante que permitem fazer as trocas também de forma manual sequencial. A tração é 4×4 tendo opção de rodar como 4×4 reduzida.
Dados de fábrica afirmam que a picape da JAC vai de 0 a 100 km/h 11.9 segundos e alcança os 185 km/h de velocidade máxima, desempenho inferior as rivais. Hilux e S10 têm motores cerca de 15 cv mais potentes e são cerca de 2 segundos mais velozes na prova do 0 a 100 km/h, enquanto Ranger e Amarok, com seus motores na faixa dos 250 cv, são cerca de 3 segundos mais velozes.
Com 5.33 metros de comprimento, 1.96 m de largura e 1.92 m de altura, além de uma ampla distância entre eixos de 3.11 metros a JAC Hunter tem bom tamanho frente as rivais mais famosas no mercado, tanto em espaço interno quanto no compartimento de carga. Em comparação com a Toyota Hilux, Chevrolet S10 e VW Amarok, a JAC Hunter tem entre eixos cerca de 2 cm maior, além de ser mais larga, perdendo em medidas apenas para a Ford Ranger, que é atualmente a maior da categoria, com 5.37 m de comprimento e 3,27 m de distância entre eixos.
A caçamba da JAC Hunter tem também um bom tamanho, com 1.52 m de comprimento por 1.59 m de largura e 47 cm de altura, dimensões próximas as da Hilux.
Outro trunfo da picape da JAC Motors é sua excelente capacidade de carga de 1400 kg, simplesmente a maior da categoria, levando nada menos do que 400 kg a mais em relação a líder do mercado Toyota Hilux, 350 kg a mais em relação a Ford Ranger e 200 kg a mais em relação a Chevrolet S10.
Sua altura em relação ao solo é de 24 cm, é menor em relação a Hilux, que tem 28 cm.
A cabine da JAC Hunter 2025 é disparada a melhor entre as picapes desta faixa de mercado, o painel tem desenho bonito e é rico em detalhes, assim como as forrações das portas e dos bancos, tudo aparenta ser luxuoso e bem construído. Há diversas partes na cabine revestidas em couro, além de detalhes em alumínio e aço escovado.
Os bancos dianteiros também prometem agradar, possuem revestimento em couro de boa qualidade acolchoado, passando um nível de requinte e sofisticação ainda não visto nas picapes desta faixa de preço no Brasil, para completar a cabine conta com iluminação ambiente em LED com pontos de luzes no painel e no console.
O que mais atrai na cabine da JAC Motors é a quantidade de equipamentos, sem dúvidas esta é uma das picapes mais equipadas da categoria.
Há de série teto solar elétrico, central multimídia com tela gigante de 13 polegadas com resolução HD que fica em pé no centro do painel, bancos dianteiros com ajustes elétricos (6 posições para o motorista e 4 para o passageiro), sistema de aquecimento e ventilação para os bancos dianteiros, painel digital configurável com tela de LED com 7 polegadas.
Ainda completam a lista da Hunter, ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, interior com revestimento bicolor com bancos na cor marrom escuro (café), porta objetos central entre os bancos com sistema de refrigeração, retrovisores elétricos com rebatimento automático e sistema de aquecimento para desembaçar.
Há ainda de série sistema de câmeras 360 graus com visão 3D panorâmica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema keyless com partida do motor por botão e abertura e travamento das portas por aproximação, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão com função Auto Hold, seletor com quatro modos de condução: Normal, Econômico, Esporte e Lama, monitoramento da pressão dos pneus, seis airbags, controle de partidas em rampas, controles de tração e de estabilidade.
Do lado de fora a JAC Hunter ainda conta com faróis Full LED com acendimento automático, luzes DRL de condução diurna, lanternas em LED e faróis e lanternas de neblina, limpadores do para brisa com sensor de chuva, rodas em liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18, rack no teto, estribos laterais em alumínio e santo Antônio na caçamba.
O único ponto fraco da JAC Hunter é com relação aos itens de segurança e condução, não há o pacote ADAS, possivelmente para custar mais “barato” que as rivais no Brasil, a JAC optou por importar a picape sem nenhum recurso de auxílio a condução, o que é uma pena e pode sim comprometer o desempenho do modelo frente aos rivais, que neste quesito são mais avançadas, porém mais caras.
A JAC poderia trazer os itens de segurança como um pacote opcional a parte, afinal quem paga R$ 260.000 por uma picape não irá se importar em gastar mais de R$ 10 mil ou R$ 15 mil por ter itens de tecnologia que ajudam no dia a dia, como frenagem automática com detecção de colisão dianteira, monitoramento de pontos cegos ou piloto automático ACC.
Por exemplo, Toyota Hilux e Ford Ranger têm em suas versões mais caras recursos como piloto automático adaptativo ACC e auxílio para manter o carro na estrada, além de frenagem frontal automática e monitoramento de pontos cegos. Enquanto S10 e Amarok já contam com recursos interessantes como frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas.
Por fim, vale a pena comentar sobre o visual da JAC Hunter que também agrada, até então os carros chineses eram famosos por literalmente copiarem o estilo de outras picapes, porém no caso da JAC Hunter ela se destaca por ter design diferenciado, agressivo e com muita personalidade, certamente esta picape irá chamar atenção nas ruas.
Na dianteira chama atenção a enorme grade que se conecta com os faróis diurnos e as setas tudo em LED. Sendo que os faróis principais ficam mais abaixo em um conjunto separado no para-choque. Por falar no para-choque, esta versão da Hunter que virá ao Brasil tem uma proposta mais aventureira, por isso tem para-choques mais curtos – para evitar raspar e permitir a picape encarar subidas com ângulos de até 30 graus, além de possuir ganchos para reboque embaixo do para-choque.
Nas laterais a picape tem visual robusto, há diversos vincos que ressaltam a imponência do modelo da JAC, assim como as caixas de rodas, que são grandes e tem bastante projeção para fora, contanto com proteção em plástico contra impactos laterais. As rodas são aro 18 de série com acabamento diamantado.
Na traseira o conjunto visual é um pouco mais tradicional, as lanternas são grandes e em LED tendo um efeito bacana a noite (foto acima), na tampa da caçamba há a inscrição JAC em destaque em baixo relevo. Destaque para o santo Antônio que percorre praticamente toda a lateral da caçamba e da uma aparência mais jovem ao modelo.
Com preço oficial de R$ 259.900 a JAC Hunter tem um valor apenas razoável pelo que oferece, aqui entra um fator importante que joga contra a picape chinesa, a falta de confiança na marca frente as rivais tradicionais como Toyota, Ford e Chevrolet com produtos já consolidados há décadas no mercado, algo que pesa bastante principalmente quando falamos de uma picape que custa quase o valor de um apartamento.
Além disso, apesar da JAC Hunter ter qualidades, principalmente pelo interior e as boas dimensões, por R$ 254.900 o consumidor já compra uma S10 WT diesel 4×4 AT de 207 cv, por R$ 264.900 pode levar uma Ranger XLS 4×4 diesel AT. Ou seja, apesar de ter um bom conjunto e qualidades, um preço mais competitivo deixaria a picape da JAC muito mais interessante, principalmente para conquistar aquele consumidor fiel a outras marcas. Deixe a sua opinião.
Fonte e maiores informações acesse: JAC Motors
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com esse preço, não vai vender.