A JAC está lançando o primeiro caminhão 100% elétrico do mercado brasileiro, o JAC iEV 1200T é um caminhão leve com PBT de 8 toneladas, equipado por uma inovadora motorização totalmente movida a eletricidade. O modelo tem como grande vantagem o baixo custo por km rodado, segundo a JAC Motors, em média o custo para rodar 100 km é de apenas R$ 25, além disso o custo de manutenção poderá ser até 6 vezes mais barato em relação a um caminhão com motor diesel. O único problema é o preço, o JACT iEV 1200T custará quase o dobro do valor de um caminhão desta categoria, R$ 314.900.
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Motorização 100% elétrica em um caminhão é pioneira no Brasil…
A JAC Motors ousa ao sair na frente do ainda inexistente segmento de caminhões elétricos no Brasil, a montadora é a primeira do Brasil a oferecer esta opção de caminhão leve para o transporte urbano.
O JAV iEV 1200T é movido por um motor 100% elétrico, ele fica posicionado aonde comumente fica o motor diesel em um caminhão, ou seja, abaixo da cabine, o propulsor elétrico tem o equivalente a 176 cv de potência e impressionantes 122 kgfm de torque (este torque é praticamente o dobro ao encontrado em um motor a diesel com o mesmo nível de potência).
Para alimentar o motor elétrico são necessários 97 kWh de baterias de íons de lítio, elas ficam posicionadas nas laterais do caminhão, presas ao chassi dentro de caixas seladas em aço de alta resistência, acrescentando nada menos do que 750 kg extras ao peso do caminhão, alias o segredo do caminhão são as suas baterias. Elas garante uma boa autonomia para rodar por até 250 km com uma carga completa, uma marca impressionante, já que estamos falando de um caminhão com PBT de 8 toneladas.
De acordo com a JAC, a autonomia de 250 km com uma carga é alcançada rodando no modo ECO, com o ar-condicionado desligado, e transportando uma carga de 2 toneladas mais o peso do implemento (baú, carroceria, guincho e etc).
iPedal (dirigindo sem o pedal do freio)
Um recurso legal presente em outros veículos elétricos e que é empregado no caminhão elétrico da JAC é o i-Pedal, que permite ao motorista dirigir usando apenas o pedal do acelerador, sendo que ao tirar o pé do acelerador, uma espécie de freio motor é acionado freando o caminhão, usando a energia gerada na frenagem para recarregar as baterias, com este recurso a autonomia do caminhão pode ser elevada em até 20% e os freios têm sua vida útil prolongada, este sistema pode ser desligado.
Lembrando que não há câmbio, consequentemente não há marchas, há apenas um seletor que permite ao motorista escolher entre: Drive, Ré e N.
Tempo de recarga pode chegar a 12 horas…
Assim como em outros veículos elétricos o tempo de recarga é um problema, ela depende diretamente da potência da corrente que se pluga o caminhão, em média usando um Wallbox (estação caseira) o tempo de carga pode chegar a 12 horas, porém existem estações de alta potência em cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, neste caso o tempo de carga é menor. O JAC iEV 1200T usa conector do tipo 2, o mesmo tipo usado na maioria dos carros elétricos, ou seja, ele poderá ser conectado em qualquer lugar aonde normalmente são recarregados os carros de passeio movidos a eletricidade.
Custos de rodagem são atraentes…
A JAC aposta no baixo custo de rodagem para ganhar compradores para o caminhão elétrico iEV1200T, segundo a fabricante, fazer uma carga completa nas baterias, tem o custo médio de R$ 50 (este valor deve variar de acordo com o custo da energia), porém com isso o caminhão poderá rodar até 250 km (dependendo das condições), um custo operacional que chega a ser 6 vezes menor em comparação com um caminhão de porte similar a diesel, de uma forma mais pratica, abordando um cenário menos ideal, o JAC iEV1200T gasta R$ 25 reais a cada 100 km rodados.
Além disso, o caminhão elétrico da JAC possui menos componentes móveis e peças para serem substituídas ao decorrer do uso, não há câmbio, embreagem, óleo do motor, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, escapamento, correias, bicos injetores, bomba de água e sistema de injeção, o que também ajuda a diminuir o custo das revisões e a manutenção.
Feito para rodar nas cidades…
Como se trata de um veículo elétrico, o iEV 1200T é um caminhão leve feito apenas para rodar dentro das cidades, ou em curtas distâncias entre centros urbanos, já que sua autonomia limitada a 250 km exige que o motorista cheque as baterias e faça um calculo antes de sair para uma entrega para evitar surpresas de ficar sem baterias durante o transporte, lembrando que não há motor a combustão e portanto não há como parar no caminho e reabastecer, se as baterias zerarem o caminhão te deixará a pé. A solução de uso mais pratica seria deixar o veículo carregando durante a noite e planejar a rota durante o dia tendo como base a quilometragem a ser rodada.
O JAC iEV 1200T não chega a ser considerado um VUC, (por ter PBT de 8 toneladas ele não se enquadra nesta categoria), porém seu comprimento é relativamente compacto, são 6 metros, o que facilita sua operação nos centros urbanos e ao fazer manobras de estacionamento, além disso ele traz de fábrica câmeras 360 graus espalhadas ao redor do caminhão, com câmera frontal, nos retrovisores e na traseira.
Amigo do meio ambiente…
Por ser 100% elétrico, o caminhão JAC iEV 1200T é considerado um veículo ecologicamente correto, já que não emite poluentes na atmosfera, ao contrário dos veículos diesel, que são os maiores vilões por poluir o ar, com isso o caminhão elétrico da JAC agrega uma imagem positiva, moderna e politicamente correta e empresa do dono, justamente por estar ajudando a diminuir a poluição nas cidades, esta propaganda ecológica pode vir a ser outro fator importante na hora da compra.
O problema de poluição causados por caminhões é uma preocupação bastante séria, tanto é que na Europa, já existem zonas nas cidades aonde não é permitida a circulação de veículos a diesel, ou ainda cidades que na próxima década já começarão a banir por completo a circulação de qualquer veículo movidos a diesel.
Dúvidas…
Porém claro, há alguns pontos a serem considerados, como não há ainda qualquer outro modelo de caminhão 100% elétrico, sua manutenção, oferta de peças e mão de obra especializada para reparos é praticamente inexistente, ou seja, tudo dependerá exclusivamente do serviço que JAC e sua rede de concessionários irá prestar. Fato que torna um tiro no escuro apostar neste tipo de veículo, e em uma montadora que ainda não tem muita tradição e uma ampla rede no Brasil.
Além disso, outro ponto duvidoso é quanto tempo demorará para se pagar o investimento extra para ter um caminhão elétrico, ou seja, quanto tempo irá levar para o comprador recuperar o investimento extra para rodar com eletricidade, a diferença que atualmente supera os R$ 120 mil reais em relação a um caminhão diesel, dependendo da condição de rodagem diária, pode levar entre 5 até 7 anos.
Interior…
Na cabine do JAC iEV1200T há espaço para três ocupantes, porém quem viaja no meio conta apenas com um assento improvisado, com cinto de segurança de dois pontos e não há encosto de cabeça para o passageiro central. O painel tem visual simples, o acabamento também segue o padrão para a categoria, não há luxos ou plástico macio ao toque, o painel de instrumentos tem aparência normal a de outros caminhões de entrada, trazendo apenas um display digital central, que exibe as informações do computador de bordo.
O grande destaque e o diferencial na cabine do JAC iEV1200t é a central multi-mídia com tela grande, ao estilo tablet, posicionada em pé próximo ao volante, por ela é possível monitorar todo o funcionamento do sistema elétrico do caminhão, saber o consumo de energia, autonomia restante das baterias, além de informações de manutenção, GPS, telefonia e sistema de som.
Serão os caminhão elétricos a nova solução para o transporte urbano de cargas…
Tudo indica que sim, os caminhões com motor elétrico irão invadir as ruas em um futuro próximo (talvez entre 10 a 15 anos), a troca do diesel por eletricidade deve se tornar uma tendência mundial, tanto é que a Volkswagen brasileira já anunciou que lançará no mercado em 2021 uma versão elétrica do Delivery.
Enquanto que na Europa, outras montadoras como Mercedes, Iveco, DAF e Renault já estão em fase final no desenvolvimento de seus caminhões elétricos, a Volvo inclusive já vende caminhões de grande porte 100% movidos a energia elétrica em alguns países na Europa.
Claro que há ainda diversos desafios a serem superados, antes de abandonarem os caminhões diesel, a principal delas é a autonomia limitada deste tipo de veículo, por mais que as baterias sejam eficientes, ainda não existe um caminhão elétrico com autonomia maior do que um modelo a diesel, além disso, o número limitado de estações de recarga, mesmo na Europa é um problema que inviabiliza viagens mais longas, assim como as longas horas necessárias para fazer a recarga das baterias, o que reduz a produtividade.
No Brasil, a JAC Motors quer ser a primeira a surfar nesta onda, eles inclusive já receberam 40 pedidos de compra do iEV 1200T e a previsão da marca é vender no Brasil este ano (2020) 200 exemplares do caminhão elétrico.
Se o modelo chinês vai ou não emplacar no mercado brasileiro ainda não se sabe, mas certo é que estamos vendo o início de uma importante mudança no setor de transporte.
Uma resposta
Parabéns pelo artigo, ótimo conteúdo!