A chinesa JAC está trazendo para o Brasil um novo modelo o T40. Com design moderno e bem equipado o modelo é um misto de hatchback com crossover e chega por R$ 56,990, com a missão de competir diretamente com VW CrossFox, Renault Sandero Stepway, Hyundai HB20X e Honda WR-V, esse último custa R$ 20,000 a mais do que o JAC.
Para tentar repetir o bom volume de vendas do T5, a JAC aposta na combinação de preço convidativo e ótimo conjunto de equipamentos de série, o novo modelo traz itens que não estão presente em muitos carros de categoria superior.
A gama de equipamentos de série do JAC T40 inclui itens como assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e de estabilidade, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix para cadeirinhas infantis, rack no teto, rodas de liga leve aro 16, faróis com LEDs diurnos, além de ajuste elétrico e acendimento automático, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e volante multifuncional revestido em couro. Por R$ 2.000 a mais o cliente leve para casa o T40 equipado com sistema multimídia com tela touch de 8 polegadas, mais câmera de ré e câmera frontal integrada ao retrovisor.
A câmera frontal…
O T40 é o primeiro do Brasil a vir com câmera frontal para gravar vídeos do estrada com o carro em movimento – um equipamento já comum em vários países como Rússia e Coreia do Sul, para ser usado no esclarecimento de acidentes, no T40 a câmera fica embaixo do retrovisor interno e também pode gravar áudio e ser usada para o lazer como filmar apenas um determinado percurso durante uma viagem, as imagens são armazenadas em um cartão de memória.
Pintura em dois tons…
Em ambas as versões haverá como opcional a pintura da carroceria em dois tons como mostrado nos carros da foto com o teto em preto brilhante, por R$ 1.990.
O T40 é impulsionado pelo bloco 1.5 Flex de 127 CV com etanol e 125 CV com gasolina, o bloco é o mesmo utilizado no SUV T5. A potência chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa manual de cinco marchas. A velocidade máxima anunciada é de 191 km/h enquanto a prova de 0 a 100 km/h feita em 9.8 segundos, por enquanto não haverá opção de câmbio automático, a JAC promete o lançamento de uma versão com câmbio automático CVT apenas para 2018.
Design que agrada…
O carro também agrada pelo design moderno e diferente. Na dianteira é impossível não reparar na grade cromada, a peça, semelhante a do T5, é exagerada, porém confere um ar robusto e sofisticado ao T40 que parece um modelo de categoria superior. Já as laterais tem perfil mais sóbrio com ausência de vincos, o desenho das janelas agrada principalmente da colina “C” com uma pequena janela que deixa o carro com aparência maior do que realmente é, enquanto na traseira o destaque fica por conta dos desenho das lanternas que combinam bem com o conjunto e o acabamento cromado do para-choque, que demostra uma grande preocupação da JAC com os detalhes.
As dimensões são compactas, o JAC T40 possui comprimento de 4.13 metros, enquanto o entre-eixos é de 2.49 m. Uma boa surpresa é o amplo porta malas do modelo, que segundo a JAC tem 450 litros de capacidade, a mesma de um sedan como o VW Voyage, se compararmos com SUVs maiores como Ford Ecosport (362 litros) e Nissan Kicks (425 litros), o JAC leva vantagem com folga em espaço as bagagens.
Analise…
Enfim o Novo JAC T40 tem uma série de atributos para se uma boa opção no mercado, do design bonito ao preço convidativo somado com bons equipamentos, claro que há pontos negativos, como o fato dos carros chineses ainda sofrem com a fama de desvalorizarem rapidamente, além disso a rede de concessionárias da JAC possui atualmente apenas 39 lojas em todo o Brasil, a Renault por exemplo conta com mais de 300, o que deve dificultar um pouco a vida de quem mora longe dos grandes centros na hora da manuteção. Apesar disso o T40 provavelmente deve ter um bom volume de vendas e ser tornar o carro chefe da marca no país.