Passados mais de cinco anos do seu lançamento, o Jaguar F-Type ainda continua sendo um dos melhores esportivos da atualidade e realizar o sonho de ter um desses na garagem está agora um pouco mais acessível. A Jaguar está lançando a linha 2019 do F-Type no Brasil, além de um tapa no visual, o esportivo recebeu uma inédita versão mais barata, equipada com motor 2.0L Ingenium, 4 cilindros de 300 CV e sai agora por R$ 339,929, são quase R$ 120,000 a menos do que até então versão de entrada V6 3.0.
Esse motor é o mesmo 2.0, turbo, quatro cilindros encontrado em outros carros da Jaguar e Land Rover, como no SUV Evoque, porém, no F-Type ele foi retrabalhado para entregar 300 CV de potência, um aumento de 60 cv, com isto este bloco tem impressionantes 150 cv por litro de motor, e um torque de 40.8 kgfm de torque.
Apesar de ter motor 4 cilindros, o desempenho do F-Type 2.0 agrada bastante, o esportivo inglês acelera da imobilidade aos 100 km/h em 5.7 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade final. Números que o colocam na mesma categoria de carros como Audi TTS e Chevrolet Camaro. Toda essa cavalaria chega as rodas traseiras por meio de uma caixa automática de oito velocidades, há ainda diferencial traseiro com vetorização de torque, que distribui a potência do motor entre as rodas traseiras nas curvas.
Novo design
Além da opção do motor mais manso, o F-Type 2019 ainda recebeu ainda um banho de loja, com direito a novo para-choque dianteiro com tomadas de ar maiores e estilo mais agressivo, novos faróis com iluminação em LEDs, novo sistema de escape e rodas redesenhadas com 18, 19 ou 20 polegadas.
A versão 2.0 também está disponível com o pacote R-Dynamic, que inclui escapamento esportivo ativo variável, que permite ajustar a altura do ronco, pacote de acabamento Gloss Black, Faróis full LED com luzes diurnas, soleiras em alumínio e rodas maiores aro 20.
Bem acabada, a cabine do Jaguar F-Type 2019, parece ter sido emprestada de algum sedan de luxo da Jaguar, ela é quase toda forrada em couro.O modelo ganhou novos bancos mais finos e leves com estrutura em alumínio.
O esportivo traz uma tonelada de equipamentos e opções de customização, entre equipamentos de série e opcionais, há câmera frontal, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de manutenção na faixa de rolagem, monitor de pontos cegos e trafego em ré, ar condicionado dual zone digital, teto revestido em couro aveludado Alcantara, câmera de ré, central multimídia com tela de 10 polegadas, sistema de som Meridian com 380 watts 10 alto-falantes ou até 700 watts com 12 alto-falantes, bancos climatizado com aquecimento e resfriamento, iluminação interna em LED configurável, chave presencial e coluna de direção regulável eletricamente.
De acordo com a marca inglesa a nova versão deve ser responsável por 80% das vendas do esportivo no Brasil. Pela versão coupé a Jaguar pede a bagatela de R$ 339.929, enquanto o modelo conversível sai por R$ 346.144.
Linha F-Type no Brasil…
Lembrando que além do novo motor quatro cilindros, o F-Type é vendido no Brasil com motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cv (0 a 100km/h em 5.3 segundos e 260 km/h de velocidade máxima), 3.0 V6 Superchaged de 380 cv (0 a 100km/h 4.9 segundos e velocidade máxima de 275 km/h), além das potentes versões V8 com 550 cv e tração integral 4×4 (0 a 100km/h em 4.1 segundos e velocidade máxima de 300 km/h), e a poderosa V8 Supercharged SVR de 575 cv (0 a 100 km/h em 3.7 segundos e velocidade máxima de 322 km/h), que tem preço na casa dos R$ 880 mil.