Desde o final da década de 1990 a Jaguar vem sonhando em ter um modelo mais acessível para fazer frente aos principais rivais alemães, como Mercedes Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, em 2001 a montadora até tentou com o lançamento do X-Type, porém o modelo que foi produzido até 2009 nunca conseguiu brigar de igual no mercado, porém a partir de 2015 a Jaguar espera que as coisas sejam diferentes, a montadora inglesa revelou em Londres o seu mais novo modelo o XE, ele chega no ano que vem para ser o carro mais barato da marca e uma das maiores apostas da Jaguar nos últimos anos.
Visualmente o XE traz uma nova leitura do atual padrão de estilo da Jaguar, que foi inaugurado pelo XF em 2012, porém em uma proposta mais agressiva e esportiva, como comprovada pelo desenho dos faróis, da grade maior e mais projetada, e no capô musculoso com um vinco central. As laterais possuem um desenho limpo e com uma linha de cintura elevada, enquanto na traseira as lanternas seguem um estilo bonito porém sem inovações de estilo. Na versão top XE S, mostrada nas fotos, o novo Jaguar virá com belas rodas aro 20 em alumínio forjado, spoiler na tampa do porta malas, entradas de ar maiores na dianteira e sistema de escape com dupla ponteira.
O XE é o primeiro modelo de uma nova plataforma modular da Jaguar e Land Rover, tendo como destaque o uso maciço de materiais mais leves como o alumínio, presente em 75% do carro, outras características desta nova plataforma é a longa distância entre os eixos e os bancos posicionados em uma posição mais baixa, para diminuir o centro de gravidade, dando ao carro uma aparência de coupé.
O interior segue o padrão de luxo já conhecido da Jaguar, com um acabamento primoroso, com muito couro, alumínio e Black Piano, ou ainda madeira legitima dependendo do gosto do comprador, em termos de estilo o modelo sai um pouco do padrão sóbrio visto nos recentes lançamentos da Jaguar, assumindo uma proposta mais jovem e diferenciada, o painel da a impressão que fica em uma posição mais baixa em relação as janelas e ao para-brisa, o que ressalta a sensação de esportividade, envolvendo os ocupantes.
Apesar de se tratar de um modelo de entrada, o Jaguar XE virá muito bem equipado, trazendo itens como Head Up Display (recurso que projeta informações essenciais no para-brisa), sistema multi-mídia InControl, com Bluetooth / USB Aux, e Wi-Fi hotspot, dispositivos com sistema Android ou Apple podem ainda se conectar ao carro através da rede sem fio e acessar uma série de recursos, como temperatura do ar-condicionado, destravar as portas, abaixar os vidros, ligar o motor, consultar informações sobre o veículo entre outras coisas.
Haverá ainda aquele já conhecido pacote de segurança ativa, presente na maioria dos modelos “premium” atuais, como detecção de sinais e de transito, auxílio para manter o carro na faixa de rolagem, freio de emergência com capacidade para frear o carro automaticamente em risco de colisão, piloto automático inteligente, detecção de trafego na traseira.
Bem, como se trata de um Jaguar, o desempenho também é muito importante, o XE terá em sua versão top, XE S um 3.0 V6 de 340 cv e 45 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades, esta versão pode ir de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h.
Claro que além desta versão haverá outras mais mansas e baratas, porém a Jaguar ainda faz segredo, fala apenas que o XE andará também com um motor 2.0 quatro cilindros, Ingenium, com versão a gasolina ou a diesel. No caso da versão diesel a Jaguar fala de forma otimista que o modelo poderá fazer até 27 km/l.
O novo Jaguar XE será apresentado simultaneamente, no Salão de Paris e no Salão de São Paulo, ambos em outubro, o modelo começa a ser vendido nos começo de 2015. Há quem diga que o XE será produzido no Brasil a partir de 2016, ele seria montado na fábrica que a Land Rover está construindo em Itatiaia (RJ).
Ainda não há confirmação de preços, mas a Jaguar fala que o XE custará a partir de 35.000 euros na Europa, algo em torno dos R$ 100.000, ou seja, mesma faixa de preço que parte os rivais como Mercedes Classe C, Audi A4 e BMW Série 3.
Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento do novo Jaguar XE:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.