Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Este é o XFR-S, um dos carros mais rápido já feito pela Jaguar, apresentado hoje (28 de novembro) no Salão de Los Angeles 2012, ele é o segundo carro da marca inglesa a contar com a assinatura RS, que traduzindo quer dizer que este modelo foi modificado para se obter o máximo em performance.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O visual desse XF já denuncia que ele não é um carro comum, para-choques, saias laterais, capô, aerofólio traseiro, tudo em fibra de carbono, além das rodas maiores, aro 20 em alumínio forjado, e até as fendas abertas nas lateais mostram que o RS, agregado no nome do sedan impõe e merece respeito.
Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
O grande destaque o XFR-S é seu motor 5.0 V8 Supercharged , que desenvolve 558 cv e pesados 68 kgfm de torque, são 48 cv a mais do que o XFR, até então a versão mais potente do sedan. Este é o motor mais potente feito pela Jaguar na atualidade.
O XF RS traz um moderno câmbio automatizado de 8 velocidades, com a recém desenvolvida tecnologia ‘Quickshift’, que permite trocas sejam feitas também de forma manual com borboletas atrás do volante, e em um tempo menor, com isso o Jaguar XFR-S vai de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos e tem sua velocidade máxima limitada eletronicamente aos 300 km/h, por questões de segurança.
Apesar disso a Jaguar ainda afirma que o motor V8 de mais de 550 cv do XFR-S é econômico, ele faz até 9.7 km/l na estrada, ou 6.3 km/l na cidade.
Ainda falando da mecânica do carro, há vários componentes exclusivos, desenvolvidos especialmente para o XFR-S, como um novo sistema de exaustão, que além de melhorar a performance provoca um ronco mais apurado e intimidador, novas peças no motor, nova eletrônica do motor, a suspensão também foi retrabalhada e recebeu um inédito controle eletrônico dinâmico, que funciona em conjunto com o diferencial eletrônico e o controle eletrônico de estabilidade, tudo isso trabalha em tempo real e em milésimos de segundo, tentando ajustar o carro as condições de piso, de rodagem e de desempenho, visando claro melhorar a segurança e passar o máximo de controle para o piloto.
O sistema de freios também é próprio para esta versão, para parar o XFR-S, há discos de 380 mm na dianteira, e de 376 mm na traseira, ambos com um sistema especial de refrigeração e um ajuste afinado pela Jaguar.
Por dentro há poucas novidades em relação ao XF normal, falta um pouco mais de esportividade, os diferenciai são apenas os revestimentos com detalhes combinando com a cor da carroceria, partes em alumínio,e os bancos mais esportivos, próprios para esta versão.
As vendas do XFR-S começam na metade de 2013, nos EUA o preço dessa super máquina deve partir de 99,000 dólares algo próximo dos R$ 206.000. Vale lembrar que a versão mais mansa do XFR com 510 cv no Brasil sai por R$ 450 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Limitado eletronicamente a 300 KM/H, se não fosse limitado quanto seria a maxima ?
Resposta - Felipe Duli
Infelizmente a Jaguar não divulga quanto de velocidade, realmente pode alcançar o XFR-S, mas se levarmos em conta a motorização, os seus 558 cv, e o peso do carro, se compararmos ao seu concorrente direto o BMW M5 que possui 560 cv e pode alcançar os 305 km/h, ou até 320 km/h com algumas condições especiais.
abraço
Nossa que carrão , a Jaguar xfr-s .
bacana, curti