A Jaguar está lançando na Europa a linha 2020 do seu sedan de entrada o XE, o modelo que compete diretamente com carros como Mercedes Classe C e BMW Serie 3 passou por um leve facelift, a atualização inclui mudanças visuais, além de um interior mais refinado com novos equipamentos.
Visualmente o Jaguar XE está mais imponente e moderno, o modelo 2020 ostenta uma nova grade dianteira, com para-choque reestilizado (mais agressivo em relação ao modelo anterior) e novos faróis full-LEDs. A traseira também passou por uma plástica visual, ganhando lanternas mais finas com efeito 3D e iluminação total por LED. Destaque ainda para as novas rodas de liga leve aro 18 desde a versão mais barata.
Assim como as montadoras alemães fazem, o Jaguar XE poderá ter seu visual modificado de acordo com a versão, por exemplo as versões mais acessíveis do XE terão de fábrica para-choques com visual mais moderno e elegante, porém as versões mais caras poderão vir opcionalmente com o pacote visual “R-Dynamic”, que vem com para-choques exclusivos com tomadas de ar mais agressivas, saías laterais e para-choque traseiro exclusivo (foto acima).
Frente ao modelo anterior, o XE 2020 está mais sóbrio e sofisticado
Interior…
As mudanças mais radicais estão na cabine do Jaguar XE 2020, que foi praticamente toda reestilizada, o habitáculo ficou mais refinado, ao invés de ter um painel com mostradores analógicos, o sedan recebeu um painel de instrumentos de alta definição com tela de 10.2 polegadas, que pode ser customizado ao gosto do motorista, a tela exibe das imagens do GPS a velocidade do carro.
Clique na imagem para ampliar
O console central do XE também esbanja tecnologia, o modelo 2020 do XE traz ainda um novo sistema multimídia de última geração chamado de Touch Pro Duo, o equipamento conta com duas telas touch de alta resolução, uma superior de 10.2 polegadas, que exibe os comandos de sistemas como GPS, áudio e telefonia, enquanto a outra tela posicionada mais abaixo, da acesso aos comandos do ar condicionado e o ajuste dos bancos e outros sistemas do carro, há ainda novidades que estrem no XE como espaço para carregamento de celulares sem fio. Destaque ainda para o novo volante, com visual mais limpo, emprestado do SUV elétrico I-Pace.
Embora seja o modelo de entrada o XE não fica devendo quase nada para os sedans mais caros da marca inglesa, o carro traz um acabamento sublime, rico em detalhes, com bancos que mais parecem poltronas, eles são forrados com couro Windsor, e na linha 2020 a Jaguar também redesenhou as forrações das portas e instalou novos pontos de LED com cores configuráveis na cabine. As versões mais caras terão teto panorâmico em vidro.
Motores do Jaguar XE 2020
Os motores do Jaguar XE permanecem os mesmos na linha 2020, além de ser conhecido pelo visual elegante e pelo interior luxuoso, outra característica marcante do XE é a esportividade, em sua versão mais potente R Dynamic, o sedan conta com um motor 2.0L, Ingenium, quatro cilindros, turbo, capaz de desenvolver 300 CV, há ainda uma versão mais mansa equipada com o mesmo motor 2.0L Ingenium, só que preparado para entregar 250 CV – este é o mesmo motor usado pelo Land Rover Evoque. Quem preferir economia de combustível ao invés de desempenho, a Jaguar oferece na Europa uma versão diesel do XE equipada com motor 2.0 de 178 CV e 40 kgfm de torque, o Jaguar XE diesel faz até 20.4 km/l.
Desempenho de esportivo…
O desempenho do Jaguar XE agrada bastante, principalmente na versão mais potente, ela conta ainda com tração 4×4 e um sistema booster, que por um curto período de tempo permite ao carro ter um aumento no torque chegando até 40 kgfm. Com isso o XE de 300 cavalos dispara de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos e tem velocidade máxima limitada aos 250 km/h.
As demais versões contam com a tradicional tração traseira, ou opcionalmente poderão vir com tração 4×4 com distribuição por demanda, todas as versões são equipadas com câmbio automático de oito marchas, com paddle shifter – borboletas atrás do volante que permite fazer as trocas de marchas também de forma manual sequencial.
Há ainda um seletor que permite ao motorista escolher entre 4 modos distintos de condução: Comfort, Eco (econômico), Chuva ou Neve, Dynamic – (esportivo), cada um destes modos altera os ajustes da direção, resposta do acelerador e trocas de marchas. Opcionalmente o comprador pode levar o Jaguar XE 2020 com um modo extra Configurable Dynamics, que permite ao motorista configurar os parâmetros do carro (direção, câmbio e motor) de acordo com suas preferências através da central multi-mídia.
Também como opcional há os amortecedores Adaptive Dynamics, com ajuste adaptativo, eles se ajustam de forma automática e em tempo real de acordo com a condição do piso ou estilo de condução do motorista, encontrando o melhor equilíbrio entre conforto e esportividade.
O XE assim como outros modelos da Jaguar conta com carroceria feita quase toda em alumínio, (75% da carroceria é feita com chapas de alumínio), o que deixa o carro mais leve e com melhor dirigibilidade.
O novo Jaguar XE 2020 deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, ou no mais tardar nos primeiros meses de 2020. Atualmente no mercado nacional o XE é encontrado em versão única R Sport por R$ 225.900.