A Jaguar apresentou nessa semana no Autódromo de Interlagos a nova linha XF. A novidade fica por conta da chegada de uma versão mais “acessível” do sedan executivo. Chamada de Premium Luxury ele conta com motor 2.0L de 240 CV de potência e custa R$ 224,990, ante R$ 245.990 do modelo anterior. Confira em detalhes.
Sem puxa saquismo, o XF é um dos sedans mais belos da atualidade
Design:
Fiel à tradição da Jaguar, o visual do XF é todo aristocrático e inovador, a carroceria abusa dos detalhe cromados e também tem alguns traços de esportividade, como a grade dianteira em formato de colmeia (uma herança do Jaguar XJ6 da década de 60) e a tomadas de ar nas laterais, próximas da caixa de roda. Outro detalhes que merece destaque são as laminas de LEDs nos faróis que dá um charme a mais ao modelo.
Além do preço mais acessível, o XF trocou o motor V6 por um bloco 2.0L que manteve a potência em 240 CV
Fãs de BMW, Mercedes e Audi, que nos perdoem mas em matéria de design o XF supera com folga os seus rivais. O XF tem aparência de carro mais caro, o estilo e praticamente idêntico ao do XJ, o sedã top da Jaguar que no Brasil não custa menos de R$ 600.000.
Interior:
Já na cabine há uma arquitetura minimalista, o acabamento interno combina matérias nobres como madeira, alumínio escovado e um tipo de couro especial. De série na versão mais básica há sistema de bordo com tela touch e comando de voz, piloto automático, controle climático com dual zone, bancos esportivo, freio de estacionamento elétrico e outros mordomias impensáveis nos carros populares.
Sob o capô na versão mais básica (chamada de XF Premium Luxury) há motor 2.0L Turbocharged de 240 CV de potência. Com esse bloco a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7.9 segundos e a velocidade máxima fica em 237 quilômetros por hora.
Para os que gostam de velocidade e dinheiro não é problema a Jaguar oferece ainda duas versões mais sofisticada do XF, a primeira conta com motor v6 de 340 CV e pode chegar aos 100 km/h em 5.7 segundos. Há ainda a top de linha XFR, que tem um ronco de amedrontar criancinhas, alimentado por um V8 de 510 CV ele vai de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e custa singelos R$ 440,000.
Ameaçador: acima o Jaguar XFR – Rival do BMW M3 ele custa a bagatela de R$ 440.000
Jaguar F-Type
Durante o lançamento do XF no Autódromo de Interlagos a Jaguar também confirmou o lançamento do F-Type, o esportivo que vem causando furor na Europa desembarga por aqui em agosto.
Novos tempos:
Desde que assumiu o comando da sua operação no Brasil no fim do ano passado, a Jaguar vem passando por uma transformação robusta no nosso mercado, a marca passou a investir em marketing, melhorar sua relação com a imprensa (antes quando novo modelo chegava a montadora não fazia nem um release) no lançamento de novos produtos e na abertura de novas lojas, de 3 revendas no fim de 2012 a construtora passou agora para 8 concessionárias. Graça a esse novo contexto ela espera aumentar as vendas do XF de menos de 100 exemplares em 2012 para 300 unidades em 2013.