Até na Europa seu tradicional reduto, as peruas vem perdendo espaço nos últimos anos para os SUVs, porém esse tipo de modelo ainda conta com uma pequena porém fiel clientela. Toda montadora que se preze na Europa precisa ter pelo menos uma perua na sua gama de veículos. Sabendo disso a Jaguar está lançando no Velho Continente, a XF Sportbrake. Com design elegante e esbanjando luxo, ele é definida pela marca inglesa, como a melhor perua do mundo e promete tirar o sono de rivais, como BMW Serie 5 Touring e Mercedes Classe E.
Visualmente a XF Sportbrake é uma obra de arte sobre rodas. Seu estilo arrojado é ao mesmo tempo elegante e esportivo. Ele traz a mesma linguagem de design vista nos últimos lançamentos da Jaguar, como o XF Sedan (lançada em 2015) e o SUV F-Pace.
A perua é oferecida em cinco opções de motores (as mesmas encontradas no XF Sedan), sendo elas movidas a gasolina ou a diesel. A transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de oito velocidade, enquanto a tração integral nas quatro rodas ou apenas nas rodas traseiras.
Definida pela Jaguar, com a perua mais avançada do mundo, a XF Sportbrake tem porta-malas com abertura por gestos, pode estacionar quase sozinha e carroceria toda construída em alumínio
A gama começa com um bloco 2.0L Turbocharged Diesel que desenvolve 161 CV e também termina com um motor diesel, um poderoso V6 Biturbo, com 300 cv, que leva a perua de 0 a 100 km/h em 6.1 segundos. Porém segundo a Jaguar a variante mais vendida deve contar com um bloco 2.0L a gasolina de 178 CV de potência.
Em alguns mercados haverá ainda uma inédita versão a gasolina com motor de 375 CV. A ideia é mostrar que uma perua pode ser um carro tão divertido e ágil, quanto um esportivo. O bom desempenho também se deve ao seu baixo peso, assim como no XF Sedan a carroceria da Sportbrake é toda construída em alumínio, o que permite ao modelo ter peso de apenas 1.660 kg.
Como uma autêntica space wagon seu principal destaque é o seu generoso espaço interno, principalmente no porta malas, que tem capacidade para 570 litros e pode chegar a 1,700 litros com o banco traseiro rebatidos.
A lista de equipamentos de série traz o que há de mais avançado em matéria de itens de conforto e segurança, como piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, sistema de frenagem automático, park assist, que estaciona o carro praticamente sozinho, sistema de alerta de fadiga do motorista, teto panorâmico com vidro que cobre até o banco traseiro, suspensão a ar, porta-malas com abertura e fechamento automático entre outros itens.
A perua da Jaguar chega às ruas da Europa custando a partir de 35,000 libras cerca de R$ 150,000. Não há previsão de vinda da XF Sportbrake ao mercado brasileiro.