Chamada pela Jeep como a picape média mais valente do mercado, a Gladiator combina toda a valentia, resistência e alta capacidade off-road do Jeep Wrangler com a versatilidade de uma picape. A Gladiator não é uma versão alongada do Jeep Wrangler com uma caçamba adaptada, ela é uma pick up de verdade, tem um projeto totalmente novo e exclusivo para o chassi e carroceria, além de um conjunto mecânico com características próprias. A picape Jeep Gladiator terá motor V6 diesel de 260 cv ou a gasolina com 285 cavalos.
Pick ups Jeep ?
Uma pick up com a marca Jeep não é necessariamente uma novidade, apesar de não serem famosas nem mesmo nos EUA, elas existiram em um passado distante. O nome Gladiator foi usado originalmente em uma picape Jeep lançada em 1963 e que foi produzida até 1987.
Em 1981 a Jeep lançou no mercado o CJ-8 Scrambler, que nada mais era do que uma versão transformada do Jeep com uma caçamba, as vendas não empolgara e o modelo ficou apenas 4 anos no mercado, sendo profudas cerca de 30 mil unidades. Após o fim da produção da Gladiator em 1987 a Jeep passou a comercializar a picape Comanche, nada menos do que uma versão pick up do Jeep Grand Cherokee, o modelo não agradou, com vendas bem abaixo do esperado acabou saindo de linha já em 1992.
Após a Comanche sair de linha no começo de 1990, a Jeep ficou órfã de picapes, não tendo lançado de forma oficial mais nenhum modelo. Até foram apresentadas algumas versões conceitos do Wrangler em forma de picape mas nenhuma delas entrou em produção, algumas empresas como a própria Mopar, chegou a vender alguns kits de transformação para tornar o Wrangler uma picape, porém estes kits nada mais eram do que arrancar o banco traseiro do Jeep, e fazer uma pequena caçamba com menos de 1 m de extensão no lugar, ou seja esta é a primeira vez em muito tempo que a Jeep terá uma picape de verdade em seu portfólio.
Uma picape de verdade…
O chassi da Jeep Gladiator é nada menos que 80 cm mais longo do que o usado pelo Wrangler 4 portas, e a distância entre-eixos é 50 cm mais comprida, o que permitiu aos engenheiros da Jeep instalar uma caçamba bastante ampla com 1.52 metros de comprimento.
De acordo com a Jeep a pick up Gladiator terá capacidade para levar na caçamba 725 kg e para puxar até 3.47 toneladas.
Capacidade para encarar qualquer tipo de terreno…
O grande diferencial da Jeep Gladiator será sua capacidade off-road herdada do Jeep Wrangler, ela conta com suspensão e diferencial reforçados para encarar qualquer tipo de terreno, eixo dianteiro e o traseiro de alta resistência feitos pela marca Dana, suspensão off-road, bloqueio elétrico no eixo dianteiro e traseiro Tru-Lock e diferencial de deslizamento limitado Track-Lock, além de barras estabilizadoras na dianteira e traseira, pneus gigantes off-road com nada menos do que 33 polegadas, os pneus usados pelo Jeep Gladiator tem quase 80 cm de altura. O carro tem capacidade para acomodar pneus ainda maiores de 35 polegadas.
De acordo com a Jeep, a Gladiator encara trechos com até 76 cm de água, tem ângulo de ataque de 43.6 graus e de saída de 26 graus, a picape tem uma altura em relação ao solo de mais de 28 cm, ou seja, ela tem capacidade para ir a qualquer lugar.
De início quando chegar as lojas em 2019 o Jeep Gladiator será vendido em quatro versões de acabamento: Sport, Sport S, Overland e a mais aventureira Rubicon, além do visual as versões irão se diferenciar pela tração, enquanto as versões Sports e Overland virão com uma tração 4×4 mais simples chamada Command-Trac com duas velocidades de transferência, a versões mais robusta Rubicon terá exclusivamente uma tração mais avançada para off-road, batizada de Rock Track, ela contará com caixa reduzida “4LO” relação de 4:1, ideal para vencer trechos como lamaçal e escalar terrenos engrime.
Versatilidade única entre as picapes, da pra tirar as portas e o teto…
O Jeep Gladiator compartilha uma série de componentes do Wrangler, como a dianteira, o capô, faróis, para-malas dianteiros e partes da cabine como as portas. Um detalhe legal deste parentesco com o Wrangler é que boa partes das soluções off-road visto no Wrangler também são permitidas na picape, como retirar as portas do veículo, baixar o para-brisa e até mesmo retirar completamente o teto, isso mesmo, de forma fácil é possível retirar o teto de forma parcial ou total, removendo até mesmo a parte traseira da cabine, tanto é que a Jeep venderá como uma especie de capota em lona dobrável que pode ser colocada no lugar do teto rígido.
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Há ainda para-choques em aço de alta resistência, ganchos para reboque na dianteira e na traseira, assim como estribos laterais, além de lanternas e faróis totalmente em LED.
Além de fato de poder rodar com uma picape conversível, o que já é bastante legal, esta peculiaridade de remover partes da carroceria do Jeep Gladiator também possibilida transportar com maior facilidade cargas mais compridas, como pranchas de surf e até mesmo um caiaque, há diversos ganhos tanto na caçamba quanto no interior atrás do banco traseiro, que possibilitam amarrar estas cargas maiores (foto abaixo).
Motor diesel ou gasolina…
Os motores da Jeep Gladiator serão os mesmos do novo Jeep Wrangler, inicialmente agora em 2019 quando chegar as lojas a pick up será ofertada com o conhecido motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina, com injeção direta, 285 cv de potência e 35.2 kgfm de torque. Vindo com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.
Já em 2020 a Jeep promete lançar um motor diesel para a Gladiator, um bloco 3.0 Ecodiesel, V6, que desenvolverá 260 cavalos de potência e 59.9 kgfm de torque, vindo sempre com uma transmissão automática de oito marchas.
Interior…
Por fim para encerrar, falaremos rapidamente do interior da Jeep Gladiator, ela compartilha a mesma arquitetura do Wrangler, ou seja, o mesmo painel e comandos do Jeep Wrangler, a cabine tem apelo rústico, que combina com a proposta off-road do carro, o inteiror da pick up é bem equipado e construído, o painel tem aplique colorido em sua porção central, os bancos e os revestimentos são em couro, o modelo dispõe de tecnologias como sistema multi-mídia Uconnect com tela de 8.4 polegadas conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, além de painel de instrumentos com display digital colorido com 3.5 ou opcionalmente com 7 polegadas, sistema keyless com partida por botão, câmera de ré, duas tomadas USB e tomada 110 volts e há até mesmo opcionalmente alto falantes wireless atrás dos bancos que podem ser removidos do carro, algo bastante legal por exemplo quando se vai acampar, há ainda ponto de carregamento wireless para celulares.