Este é o Jeep Avenger, o primeiro de uma série de modelos elétricos que a Jeep lançará nos próximos anos, o Avenger será um SUV compacto, menor que o Renegade, terá como alvo inicialmente o mercado europeu, onde estreará já no inicio de 2023, sendo produzido na Polônia, de acordo com a Jeep, o Avenger também será vendidos em outros mercados como na Ásia, porém ainda não há informações sobre o Brasil.
Índice desta matéria
O Jeep Avenger 2024, inaugura também um novo padrão de estilo para os modelos Jeep, é uma evolução do estilo do Renegade e Compass, a tradicional grade frontal com 7 retângulos na vertical ainda está presente – apesar de agora serem apenas figurativas.
O conjunto de luzes do Avenger também é bastante diferente, há uma pequena barra de LED na parte superior da dianteira, enquanto mais abaixo ficam as luzes principais, com lâmpadas do tipo projetores, envoltos em uma moldura em preto brilhante, que deixa o Jeep Avenger com uma aparência agressiva.
A porção principal dos para-choques não têm pintura, seguem a mesma proposta aventureira do Renegade, estilo esse que é reforçado pelos apliques em plástico nas laterais.
Apesar de ser um SUV compacto, com comprimento em torno dos 4.10 m, o perfil alargado da carroceira com caixas de rodas grandes que se projetam para fora, passa uma sensação maior de robustez, fazendo com que o Avenger pareça ser maior do que realmente é.
O teto é baixo e tem um caimento acentuado na traseira, a coluna “C” lembra o desenho adotado no Compass.
As lanternas traseiras são em LED e têm um efeito de profundidade muito interessante, assim como os faróis elas também ficam envoltas em uma moldura em preto brilhante dentro da carroceria.
A Jeep ainda não revelou as medidas do Avenger 2024, os detalhes técnicos serão conhecidos apenas na apresentação oficial, que ocorrerá em em outubro no Salão do Automóvel de Paris 2022.
A Jeep também não divulgou imagens do interior do Avenger, mas de acordo com os flagras realizados, o painel terá uma grande tela de 10 ou 12 polegadas ao centro com estilo “floating”, a arquitetura da cabine será diferente de qualquer outro modelo da Jeep atualmente no mercado, o painel será dividido em dois andares, com uma faixa central com as saídas de ar escondidas, enquanto que mais abaixo, haverá um grande nicho para guardar objetos, que cortará quase todo o painel.
Por ser um SUV menor que o Renegade no comprimento, suas dimensões internas não serão amplas, o porta malas do Jeep Avenger 2024 terá capacidade para apenas 321 litros, são cerca 60 litros a menos em relação ao Jeep Renegade, que tem atualmente declarados 385 litros.
De início o Jeep Avenger chegará ao mercado europeu apenas com motorização 100% elétrica, alias ele usa uma variante especial da conhecida plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208 e do Novo Citroën C3 brasileiro, porém esta base chamada oficialmente de “e-CMP”, traz modificações exclusivas para carros elétricos ou híbridos, é a mesma usada nos modelos elétricos e híbridos da Peugeot, Citroën e Opel na Europa.
Por enquanto a Jeep forneceu apenas dados da versão 100% elétrica, que segundo a fabricante terá capacidade para rodar 400 quilômetros com uma carga completa das baterias, apesar de ser uma boa autonomia, não surpreende, já que atualmente existem modelos elétricos que superam os 500 km com uma carga completa como o Volkswagen id.4, além de SUVs compactos na mesma categoria do Avenger, como o Kia Niro EV que supera os 450 km, podemos citar ainda o Hyundai Kona EV que percorre 480 km com uma carga.
Para fazer jus a fama aventureira da Jeep, o Avenger já foi confirmado com tração 4×4, ainda não sabemos se ele também será disponibilizado com tração 4×2, tudo indica que sim, já que a Jeep deve oferecer diferentes packs de baterias, com menor autonomia nas versões mais acessíveis, o que combinaria com a proposta mais light da tração 4×2.
Acreditamos que o Jeep Avenger não terá uma versão puramente a gasolina, já que a proposta agora da fabricantr agora é focar em carros com algum tipo de propulsão elétrica, acreditamos que o modelo também terá motorização híbrida, ou seja, motor a gasolina, combinado com motor elétrico, nos mesmos moldes do Jeep Compass 4Xe, já vendido no Brasil.
Um conjunto motriz mais simples e barato poderia aproximar o Avenger do Brasil, já que os carros 100% elétricos ainda são caros demais no país.
Inicialmente o Jeep Avenger será apresentado na Europa, mais precisamente dia 17 de outubro no Salão de Paris, a Jeep fala que colocará as primeiras unidades nas lojas nos primeiros meses de 2023. Por enquanto sua produção ficará localizada apenas em uma fábrica do grupo Stellantis na Polônia, de lá ele será exportado além da Europa para países como Japão e Coreia do Sul.
Sua vinda ao Brasil ainda é incerta, por enquanto a Jeep não falou nada a respeito, porém como aqui no país o grupo Stellantis já comercializa modelos com motorização elétrica como o Compass híbrido 4Xe, Peugeot 208e e o Fiat 500e, acreditamos que sim, há chances do Avenger vir ao Brasil como importado em 2023, tudo vai depender do seu preço inicial, que ainda não foi revelado, caso ele seja caro demais, ai complicará sua vinda.
Como é feito sobre uma variação da plataforma CMP, que já é usada no pelo novo Citroën C3 brasileiro e na Argentina pelo Peugeot 208, quem sabe uma produção aqui na América do Sul com motores mais baratos possa ocorrer, seria uma boa ? Deixe mais abaixo a sua opinião.
Além do Avenger que promete ser um elétrico mais “popular”, a Jeep aproveitou para mostrar dois inéditos SUVs elétricos mais caros, ainda em fase de conceitos, eles devem estrear nas lojas dentro de dois anos.
O primeiro será o Wagoneer S (foto acima), um luxuoso SUV de grande porte, com proposta com uso mais esportivo, terá motor 100% elétrico com 600 cv, capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.5 segundos e autonomia para rodar 640 km com uma carga completa, as vendas do Wagooneer S começam no final de 2023.
O terceiro modelo desta safra elétrica da Jeep será o Recon (foto acima), um SUV raiz 4×4, com desenho quadrado e proposta voltada ao off-road, ao melhor estilo Wrangler sua carroceria pode ser parcialmente desmontada, será possível retirar as portas e o teto, será um rival para o Ford Bronco, deve começar a ser produzido nos Estados Unidos a partir de 2024, porém a Jeep não revelou detalhes sobre sua motorização elétrica.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários