A Jeep já está vendendo no Brasil o Commander, uma versão maior, com sete lugares, mais luxuosa e mais equipada do Jeep Compass, o Jeep Commander 2022 é um projeto desenvolvido no Brasil, ele chegou as lojas inicialmente em duas versões: Limited e Overland, ambas com opção de motor flex e tração 4×2 ou motor diesel e tração 4×4, os preços do Jeep Commander partem de R$ 205.990 e vão até R$ 288.000. Confira os detalhes.
Índice desta matéria
Commander Limited Flex – R$ 205.990 (São Paulo R$ 212.850)
Commander Overland Flex – R$ 227.990 (São Paulo R$ 235.570)
Commander Limited Diesel 4×4 – R$ 265.990 (São Paulo R$ 274.950)
Commander Overland Diesel 4×4 – R$ 287.990 (São Paulo R$ 297.700)
OBS: preços maiores no Estado de São Paulo, devido ao imposto ICMS mais alto.
O Jeep Commander é o primeiro modelo da Jeep desenvolvido totalmente no Brasil, ele foi projetado e desenvolvido pela divisão brasileira da marca Jeep, será produzido no Brasil, mais precisamente em Goiana (PE), na mesma fábrica onde são montados atualmente o Compass e o Renegade. Lembrando que além de ser vendido no Brasil, o Commander será um carro global, será exportado do Brasil para outros países da América Latina.
Visualmente o Jeep Commander pode ser considerado uma mistura do Compass com o novo Grand Cherokee 2022, alias a base do Commander é uma variante da plataforma usada no Compass.
Na dianteira, há a tradicional grade da Jeep com 7 retângulos, além de faróis afinados do tipo Full LED, inclusive os faróis de neblina e as luzes diurnas também são em LED, enquanto o para-choque aposta em um estilo mais agressivo e esportivo, o acabamento da parte inferior do para-choque irá variar de acordo com a versão escolhida.
Passando para as laterais, o Jeep Commander praticamente traz os mesmos vincos do Jeep Compass, porém o estilo do teto e das janelas laterais foram inspirados no novo Grand Cherokee 2022 (foto abaixo), o teto é pintado em uma cor diferente da carroceria, destaque também para o estilo moderno da ultima coluna lateral, elas conferem a sensação do teto estar separado em relação ao resto da carroceria.
Do novo Jeep Grand Cherokee 2022 (foto acima) também veio a inspiração da traseira do Jeep Commander (foto abaixo), há lanternas afinadas e com iluminação em LED, elas são ligadas por uma régua cromada que corta a traseira do modelo de um lado ao outro.
O Jeep Commander será um dos maiores SUVs produzidos atualmente no Brasil, ele mede 4.79 m de comprimento, 1.86 m de largura, 1.68 m de altura, tendo distância entre-eixos de 2.79 metros. Ele tem praticamente o mesmo comprimento e largura do Toyota SW4, a única diferença é altura, o Toyota é muito mais alto, tendo 1.83 m, sendo 15 cm mais alto.
Já comparado com o Jeep Compass, o Commander é muito maior, são 40 cm a mais no comprimento, 5 cm a mais na largura e 5 cm a mais na altura, a diferença na distância entre eixos é de 16 cm mais longa no Commander em relação ao Compass.
O Commander também é muito maior em relação ao Chery Tiggo 8, o modelo de 7 lugares da CAOA Chery é 10 cm mais mais curto e tem distância entre-eixos 9 cm menor.
Ou seja, espaço interno é o que não falta no Jeep Commander, além de ter espaço para 7 ocupantes, o novo Jeep terá um dos maiores porta malas entre os SUVs do Brasil, são 661 litros com 5 ocupantes a bordo, chegando até 1760 litros com a segunda e a terceira fileiras de bancos rebatidas, enquanto que com capacidade máxima (7 lugares) o porta malas do Jeep Commander ainda é capaz de levar 233 litros, é o maior espaço entre os modelos de sete lugares no Brasil.
A Jeep também se preocupou em criar um interior versátil no Commander, por exemplo, há oito configurações possíveis para os assentos, outro destaque é que a segunda fileira de bancos corre sobre um trilho, e pode ser ajustada para frente ou para trás em até 14 cm, permitindo aumentar o espaço no porta-malas, ou aumentar o espaço para as pernas dos passageiros conforme a necessidade.
Ainda falando nos bancos, tanto a segunda quanto a terceira fileiras, contam com assentos reclináveis, permitindo um maior conforto principalmente em viagens mais longas, por fim as portas traseiras tem ângulo máximo de abertura de 80 graus, é o maior ângulo entre os SUVs da categoria.
A cabine do Jeep Commander é a mesma do Compass, ou seja, o painel, as forrações das portas e os bancos, tudo segue o mesmo padrão já visto no novo Compass 2022. Destaque para a boa lista de equipamentos, em ambas as versões há de fábrica ar-condicionado digital dual zone, com saída independente para os bancos traseiros, sistema multi-mídia com tela de 10.1 polegadas, GPS nativo, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fio para smartphones, além de painel de instrumentos digital de 10.25 polegadas configurável.
Ainda de série, o comprador do Jeep Commander 2022 terá para brisa e vidro laterais térmicos e acústicos, que prometem diminuir os ruídos no interior, além de diminuir a temperatura interna, há ainda rebatimento automático dos retrovisores, três tomadas USB, tampa do porta-malas com sistema elétrico de abertura e fechamento e sistema Keyless para abertura das portas e partida do motor por botão.
Um detalhe importante com relação aos equipamentos e o acabamento interno, é que as versões disponíveis para Commander, ambas já serão top de linha, ou seja Limited e Overland, normalmente a gama de versões da Jeep é classificada pelas versões, Sport, Longitude e só ai aparecem a Limited, que normalmente é a mais cara. Portanto ambas as versões do Commander virão completas de fábrica.
Ambas as versões do Jeep Commander virão equipadas com o pacote de segurança e condução semiautônoma “ADAS”, que agrega ao carro de fábrica piloto automático adaptativo ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de pontos cegos, alerta de trafego cruzado na traseira, alerta e auxilio para manter o carro na faixa de rolagem, detecção de pedestres ciclistas e motociclistas, detector de fadiga do motorista, faróis alto com comutação automática, leitor de placas de transito, além de um sistema de estacionamento automático Park Assist.
O Jeep Commander, terá um dos pacotes de segurança e auxílio de condução mais completo da categoria.
Na parte mecânica do Jeep Commander não há novidades, o novo modelo usará os mesmos motores do Compass, ou seja, o bloco T270, 1.3 turbo, flex, 4 cilindros, capaz desenvolver 180 cv com gasolina ou 185 cv com etanol, vindo com câmbio automático de 6 marchas AT6 e tração 4×2 dianteira.
A segunda opção de conjunto mecânico é o também já conhecido motor turbo Diesel TD380, 4 cilindros, que recebeu um novo mapa e uma calibragem especifica, uma nova turbina, um novo volante do motor e um novo conversor de torque, além disso, a sensibilidade do pedal do acelerador também foi modificada, com isso o torque passou de 35 para 38 kgfm, porém infelizmente a potência não foi mexida, permaneceu nos 170 cv.
Um detalhe importante é que o bloco turbo diesel atualizado, passou a fazer uso do aditivo Arla 32, que serve para o sistema de recirculação dos gases de escapamento SCR, e visa reduzir o níveis de emissão de poluentes com a queima do diesel, isso foi necessário para que o motor diesel da Jeep atendesse ao padrão Proconve L7 de emissão de poluentes.
Assim como acontece no Compass, o Commander diesel, terá tração 4×4, com três modos de condução: Sand/Mud, Snow e Auto, auxílio para descidas HDC, além de vir exclusivamente com o câmbio automático de 9 marchas.
A versão 4×4 possui altura mínima em relação ao solo de 21.2 cm, e ângulos de ataque e saídas maiores, para ajudar o modelo na hora em trechos off-road, com ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.
Desempenho:
Velocidade máxima: 200 km/h (gasolina)/ 202 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 10,4 s (gasolina)/ 9,5 s (etanol)
Consumo:
Ciclo urbano: 9,8 km/l (gasolina)/ 6,9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 11,8 km/l (gasolina)/ 8,3 km/l (etanol)
Desempenho:
Velocidade máxima: 197 km/h
0 a 100 km/h: 11,6 s
Consumo:
Ciclo urbano: 10,3 km/l
Ciclo estrada: 12,9 km/l
A versão Limited já vem muito bem equipada, trazendo rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led, bancos em couro e suede preto no acabamento interno preto, painel Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, sistema Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS) citados anteriormente.
A versão Limited T270 turbo flex 4×2 vem com o Jeep Traction Control+. Já a configuração com motor diesel também conta com modo 4×4 Low, e o seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.
A versão top de linha Overland traz rodas em liga leve maiores de 19”, bancos em couro e suede na cor marrom. Além dos conteúdos oferecidos na versão Limited T270, a versão topo de gama do Commander vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon com 450 watts, banco de passageiro também com ajustes elétricos, porta-malas com sensor de presença com abertura e fechamento da tampa por gestos, além de tomadas de 127v à bordo.
A versão Overland traz ainda o Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle, um assistente que fornece Chamada Automática de Emergência em situações de acidentes graves; Assistência Mecânica em caso de problema mecânico; Assistência de Recuperação para Roubo e Furto, enquanto a Alexa in Vehicle permite ao dono controlar diversas funções do veículo de forma remota através do sistema Alexa da Amazon, é possível ainda integrar funções autônomas da casa, como abertura do portão ou acender as luzes, tudo via comandos remotos.
Já a configuração TD380, além de tudo que há na Limited Turbo Diesel, traz molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.
Com o Commander a Jeep tem a ambição de conseguir roubar compradores de SUVs 7 lugares tradicionais no mercado brasileiro como o Toyota SW4, Chevrolet TrailBlazer, além do Mitsubishi Pajero Sport, todos com preços na faixa dos R$ 250.000 até R$ 390 mil.
Para fazer sucesso, o Jeep Commander apostará na receita composta pelo espaço interno maior que os rivais, boa lista de equipamentos em todas as suas versões, opção de motor diesel e tração 4×4, porém o fator principal que fará o modelo roubar compradores dos rivais tradicionais deve ser o seu preço mais baixo.
O Toyota SW4 que é o principal modelo nesta categoria parte atualmente de R$ 266 mil, e é muito menos equipado em relação ao Jeep Commander mais barato que começa em R$ 205.990, enquanto que com motor diesel e completo com 7 lugares o Toyota SW4 já alcança os R$ 380.290, estamos falando ai de uma diferença de R$ 100 mil em relação ao Jeep.
Enquanto que o Chevrolet Trailblazer tem atualmente versão única Premier, que sai por salgados R$ 342.700, já o Mitsubishi Pajero Sport é o mais caro desta turma, custa a partir de R$ 353.300, porém na versão mais completa HPE-S, o Pajero já atinge impressionantes R$ 390 mil.
Ou seja, é certo que muitos compradores que buscam um SUV diesel com 7 lugares, irão pensar no Jeep Commander ao invés dos modelos tradicionais, porém muito mais caros.
Apesar de ter várias qualidades, o Jeep Commander tem um ponto fraco importante em relação aos rivais desta categoria, e que pode pesar na hora da escolha por parte de alguns compradores, o fato do Jeep usar chassi do tipo monobloco, ou seja, ele tem chassi de carro de passeio, enquanto os outros rivais de sete lugares como Toyota Sw4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, têm chassi sobre cabine (são baseados em picapes) o que aumenta em muito a valentia e robustez destes modelos, principalmente no fora de estrada, além da altura em relação ao solo, por exemplo, o Toyota SW4 tem altura do solo de 28 cm, contra apenas 21 cm do Jeep Commander.
Apesar disso, a Jeep parece que acertou em cheio com o lançamento do Commander, o modelo tem uma receita muito boa para fazer sucesso e atormentar os rivais, uma prova disso é que apenas nos 15 primeiros dias de vendas, o Jeep Commander já vendeu 7 mil unidades, praticamente um recorde para o segmento, lembrando que estamos falando de um carro que custa mais de R$ 200 mil.
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