A Jeep vai lançar no inicio do próximo ano aqui no Brasil seu primeiro carro híbrido, o Jeep Compass 4Xe 2022, o SUV chega para ser a versão top de linha do Compass e terá preço na casa dos R$ 300.000. Importado da Itália, ele trará como destaque o motor 1.3L turbo a gasolina capaz de desenvolver 180 CV, combinado com um propulsor elétrico que gera mais 60 CV, tendo tração 4×4. O grande destaque do Jeep Compass 4Xe híbrido fica por conta do seu consumo de combustível, que fica próximo aos 50 km/l.
Índice desta matéria
Como dissemos o grande destaque do Jeep Compass 4Xe 2022 fica por conta de sua motorização, esse será o primeiro carro híbrido na gama da Jeep no Brasil e ele traz um dos sistemas híbridos mais modernos do mundo, trata-se de um híbrido tipo plug-in (PHEV), ou seja, o Compass 4Xe pode ser recarregado na tomada e ainda pode rodar apenas usando o motor elétrico, nesse caso sua autonomia fica em 49 km sem precisar de gasolina no tanque.
Apesar de que 49 km ser uma autonomia pequena no modo elétrico, é suficiente para permitir a maior parte das pessoas cumprir rotinas diárias como ir ao trabalho, ir ao mercado ou levar as crianças a escola, sem precisar ter gasolina no tanque.
Porém, mesmo quando o motor a combustão está em ação, o consumo do Jeep Compass 4Xe 2022 é muito baixo, segundo dados de fábrica no modo mais econômico ele bebe apenas 2.2 litros de gasolina a cada 100 km rodados, difícil até de acreditar né, porém segundo revistas especializadas que testaram o SUV na Europa, ele bebe 3.3 km a cada 100 km rodados, o que dá cerca de 30 km/l, de qualquer forma essa é uma marca impressionante, ainda mais para um SUV 4×4.
Lembrando que o Jeep Compass hibrido conta com câmbio automático de seis velocidades, e tem tração integral nas quatro rodas.
Apesar do foco do Jeep Compass hibrido ser a eficiência, o SUV não abre mão do comportamento esportivo, graças a sua potência combinada de 240 CV, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 7.5 segundos e deve ser a versão mais veloz da gama Compass.
Visualmente o Jeep Compass hibrido não traz qualquer mudança em relação as demais versões do Compass, o visual é praticamente o mesmo, o único diferencial na carroceria será o bocal extra para colocar o carregador do motor elétrico que ficará no lado esquerdo do carro (foto abaixo), com isso há dois bocais para abastecimento, um do lado direito para gasolina e um do lado esquerdo para eletricidade, porém será mais fácil identificar o Jeep Compass híbrido pelo logo 4Xe que será estampado na tampa do porta-malas e nas laterais da carroceria.
No interior do Compass 4Xe também não há novidades, como esta será a versão mais cara modelo no Brasil ele será muito bem equipado, terá a generosa tela de 10.1 polegadas, a tela exibe os comandos do multimídia Uconnect, além de contar com conexão com smartphones, sem o uso de cabos.
A lista de equipamentos também inclui internet 4G com Wi-Fi à bordo, carregador wireless para smartphones, painel digital de 10.25 polegadas configurável, botão start/stop que dispensa o uso da chave para dar partida e destravar as portas, rodas aro 20, além de recursos de segurança como piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, faróis Full LED, frenagem frontal automática entre outros recursos, já existente no Compass mais caro aqui no Brasil.
Tanto a multimídia (foto acima) quanto o painel de instrumentos terão visual e funções próprias para esta versão híbrida, que permitirá ao motorista escolher qual modo de condução quer usar, além de monitorar dados como o nível de carga das baterias do motor elétrico.
Há três modos de condução no Jeep Compass 4Xe : “híbrido” (modo na qual o carro anda com o motor a combustão tendo assistência do motor elétrico em algumas situações), “elétrico” (na qual o carro anda apenas com o motor elétrico, sem usar gasolina), modo “e-Save” na qual o carro otimiza as todas as configurações para economizar combustível, cada um destes modos são escolhidos através de botões que ficam no lado na parte inferior do painel a esquerda do volante (foto acima).
Infelizmente o Jeep Compass 4Xe 2022 não vai custar barato no Brasil. Na Europa ele não é um carro acessível, custando na faixa dos 48.000 euros (R$ 306.800) na versão mais cara “S”, que deve ser a única trazida para o Brasil. Portanto por aqui no Brasil a expectativa é de o Compass 4Xe tenha preço acima dos R$ 300.000.
Entre os rivais do Compass 4Xe no Brasil estarão SUVs híbridos como o Volvo XC40 (R$ 275.000), Toyota RAV4 R$ 292.000, e Lexus NX 300h que sai por R$ 344.000, lembrando que destes modelos citados, apenas o Volvo é do tipo plug-in híbrido, ou seja, pode ser recarregado na tomada, este deve ser o grande diferencial do Compass 4Xe.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.