A Jeep apresentou agora em dezembro na Argentina a inédita picape Gladiator, o modelo também está de passaporte carimbado para o Brasil, a expectativa é que o lançamento da Jeep Gladiator 2022 ocorra já nesse primeiro semestre no mercado brasileiro, a má notícia e que a Gladiator não deve custar barato, seu valor por aqui deve superar os R$ 400.000 na versão mais cara.
A Jeep Gladiator 2022 será uma picape para quem busca algo diferenciado no mercado, algo mais exclusivo e descolado em relação a picapes médias mais baratas como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger e com uma capacidade off-road maior do que qualquer outro modelo no mercado. Enquanto esse modelos são picapes robustas para levar carga, a Gladiator tem uma proposta mais off-road e aventureira.
Índice desta matéria
A Gladiator chama atenção logo de cara pelo seu design estiloso e tradicional, que remete ao Novo Jeep Wrangler. Embora seja um carro de linhas retro, com visual quadradão inspirado no Jeep original da década de 1940, a carroceria tem alguns toques de modernidade com os faróis e lanternas totalmente por LEDs.
Porém o grande diferencial da Gladiator fica por conta da sua versatilidade, seu teto e portas podem ser facilmente removidos, além disso, o para-brisa pode ser deitado e a janela traseira completamente removida, transformando o modelo em um conversível, ou em um veículo mais bruto e simplificado para fazer off-road e trilhas. A capota do Gladiator pode ser de lona ou do tipo rígida feita em alumínio.
A pick up Jeep também impressiona pelo seu porte robusto, são longos 5.53 metros de comprimento, por 1.87 metros de largura e 1.93 m de altura, já o entre-eixos é de 3.48 m. Em comparação com a versão SUV do Jeep Wrangler, o chassi é alongado em quase 60 cm. O que permite a pick up Gladiator, ter um maior espaço interno e também claro um espaço amplo na caçamba, que tem 1,53 m de comprimento, porém a capacidade de carga é baixa, o Jeep Gladiator leva apenas 770 kg, isso se deve ao peso pesado do modelo, que tem 2.835 kg, quase 700 kg mais pesado que uma Chevrolet S10, que leva mais de 1.000 kg de capacidade de carga.
O alto peso do Jeep Gladiator, se deve a robustez do seu chassi e da sua carroceria, além dos componentes de eixo e suspensão, que são maiores e mais resistentes a impactos e a condições ruins de piso.
Na versão top de linha Rubicon, a picape vem equipada com rodas aro 17, calçados por pneus de uso misto medidas 285/70. O modelo vem de série equipado com a tração 4×4, com opção de rodar 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida.
Nos EUA a Jeep Gladiator conta com varias opções de acabamento (Overland, Sport, Sport S, Willys, Texas, Mojave, High Altitude e Rubicon), as principais são a configuração de entrada Sport, a intermediária Overland e a top de linha Rubicon, a primeira a parte de US$ 35.040 dólares, podendo chegar a bagatela de US$ 46.185. A configuração Jeep Gladiator Sport traz como padrão um câmbio manual de seis velocidades. Já a versão Rubicon conta com câmbio automático de oito velocidades e tem preços que vão de US$ 45.040 dólares até salgados US$ 59.685 dólares (R$ 320 mil).
Esse é um valor bem alto para o mercado americano para se ter uma ideia, uma Ford F-150 Raptor, custa cerca de US$ 54.000, já a Silverado em sua versão top de linha custa US$ 59.000.
Sob o capô, a Jeep Gladiator 2022 traz o motor 3.6 L V6 movido a gasolina, este motor que é chamado de Pentastar, possui injeção direta de combustível e é capaz de desenvolver 289 cavalos de potência para 35,9 kgfm de torque. É o mesmo utilizado no Jeep Wrangler normal. Nos EUA a picape está disponível ainda com motor 3.0L EcoDiesel de 260 CV de potência, porém essa variante a diesel não deve ser oferecida no mercado nacional, principalmente pelo alto preço que o modelo diesel teria por aqui.
Foto:WUWM.COM
O interior do Jeep Gladiator, assim como no Jeep Wrangler é espartano e tem acabamento bastante simples, uma pena porque tanto no Brasil quanto nos EUA, a Jeep Gladiator tem preço de carro de luxo, no mercado americano sua versão top de linha tem um valor próximo ao de um carro da Porsche e superior a modelos de marcas como BMW e Mercedes.
Em contrapartida, o interior do Jeep Gladiator, conta com uma versatilidade que nenhuma outra pick up do mercado possui, por exemplo, o teto pode ser removido parcialmente ou totalmente fazendo desta uma pick up conversível, há diversos porta objetos e compartimentos escondidos na cabine, inclusive no assoalho embaixo do banco traseiro (foto abaixo). O assoalho é emborrachado, assim como os revestimentos das portas, tudo para facilitar a limpeza da cabine, após encarar uma trilha.
Entre os equipamentos de série estão itens como ar-condicionado automático digital dual zone, sistema multimídia touch screen de 7 ou 8 polegadas, com conectividade com smartphones e comandos por voz, painel de instrumentos com display digital, sistema keyless com partida por botão, bancos e painel revestidos em couro, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, piloto automático, faróis e lanternas de LEDs, rodas de liga leve aro 17 calçados por pneus de uso misto, sistema de áudio premium com 8 alto falantes.
No Brasil o lançamento da Jeep Gladiator deve ocorrer no primeiro semestre de 2021, ela não deve custar barato por aqui e chegará já como modelo 2022, possivelmente a Jeep deve oferecer a Gladiator nas configurações Sport e Rubicon. La na Argentina a Jeep mostrou o modelo apenas na configuração Rubicon, porém os preços ainda não foram revelados.
A expectativa é de que o preço da Jeep Gladiator no Brasil fique na faixa dos R$ 380.000 na versão de entrada Sport, já a configuração Rubicon deve ter preço alcançado os R$ 450 mil, já que o Jeep Wrangler, atualmente custa entre R$ 345 mil até R$ 430 mil no Brasil e a pick up claro será mais cara. Lembrando que estes valores altíssimos se deve ao fato do modelo vir importado dos Estados Unidos, e o dólar inflacionado dos dias atuais, na casa dos R$ 5.30.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.