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Jeep Gladiator 2023 – Super picape norte-americana chega ao Brasil por R$ 500 mil

Ao longo desse semestre o Grupo Stellantis terá uma série de novidades no mercado brasileiro, alguns dos carros tem potencial para figurar entre os mais vendidos do país, como o SUV coupê Fiat Fastback, que teve suas primeiras imagens oficiais divulgadas ontem, já outros lançamentos são carros de nicho, que certamente serão raridades nas ruas, esse é o caso da picape Jeep Gladiator 2023. Apresentada no mercado nacional agora em agosto de 2022, ela chega custando a bagatela de R$ 499.990. Inicialmente a Jeep importará apenas um lote de 322 unidades, e acredite, todas elas foram vendidas em apenas 3 horas.

Preços da Jeep Gladiator no Brasil:

  • Brasil (exceto estado de SP) – R$ 499.990
  • São Paulo – R$ 515.913  

Uma das picape mais caras do Brasil…

Até um tempo atrás, pedir R$ 500.000 por uma picape parecia algo surreal e fora da realidade, porém a realidade está mudando de forma assustadora, a versão mais cara da Toyota Hilux já custa R$ 350.000, enquanto a gigante RAM 3500 em sua versão completa Limited LongHorn já tem preço de R$ 540.000, mais cara do que muitos apartamentos de classe média por ai.

Com uma tag de meio milhão de reais a Jeep Gladiator 2023, será uma das picapes mais caras que já pisou no Brasil, ela chega com a missão de atender a um publico endinheirado, que busca algo mais exclusivo no mercado, trazendo como destaque sua capacidade off-road não vista em nenhuma outra pick up.

A Gladiator combina o visual clássico e valentia incomparável do Jeep Wrangler, com a robustez de uma autentica picape, equipada com sistema de tração 4X4 Rock Track, a picape pode enfrentar qualquer tipo de terreno, além de ser muito versátil, pode ser quase toda desmontada, até o teto é removível.

Além disso, a Gladiator possui uma capacidade de reboque muito boa, pode para puxar até 3 toneladas (3.138 kg), na pratica isso significa que ela pode rebocar de pequenos tratores, barcos e trailers.

Destaque ainda para a boa altura em relação ao solo, que é de cerca de 27 cm, de acordo com a Jeep, a Gladiator pode atravessar rios ou trechos alagados com profundidade de até 76 cm.

Graças aos bons ângulos de ataque e saída a picape norte americana, pode escalar com facilidade pequenos obstáculos, falaremos com mais detalhes da capacidade off-road ao final desta matéria.

Também merece destaque a caçamba da Gladiator, que é bastante funcional, com 1.000 litros de volume de carga, tem medidas de 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86,1 cm de altura, sendo que a tampa tem reforços estruturais e pode ser usada como uma extensão da caçamba, permitindo apoiar cargas mais pesadas também sobre a tampa.

Tá mas não se anime muito, porque apesar de ser grande a capacidade de carga na caçamba da Gladiator é baixa. Apenas 675 kg, é praticamente a mesma capacidade da Fiat Strada Cabine Dupla, aqui há um problema curioso na qual abordaremos mais adiante quando falarmos sobre a motorização.

Pronta para trilhas…

Ao olhar a foto acima, você pode pensar que se trata de um modelo ainda inacabado ou em testes, pois não, a Jeep Gladiator é a única picape do mundo que pode ter sua carroceria quase toda desmontada de forma fácil e em casa, portas, o para-brisa, o vidro traseiro e até mesmo o teto podem ser totalmente removidos facilmente.

Mas porque disso? a Jeep Gladiator, nada mais é do que a versão picape do lendário Jeep Wrangler, o Jeep original lá da de 1940, que inclusive foi usado pelo exercito norte americano em várias guerras, esta possibilidade de desmontar parte do carro é uma herança do Jeep Wrangler original.

É algo útil em várias ocasiões como ao encarar trilhas fechadas, evitando por exemplo de amassar as portas ou trincar o para-brisa durante a trilha, tirar partes da carroceria também deixa o veículo mais leve, além de facilitar a entrada e saída do carro para quem for usalo para atividades no campo ou em fazendas, sem falar na sensação única de liberdade (foto acima), imagina andar na praia ou em um campo sem o teto ou portas do carro, a Gladiator virá um buggy gigante, proporcionando uma conexão muito legal com a natureza ao redor.

Para os menos aventureiros, ou em passeios menos radicais, como pegar a estrada no final de semana. É possível retirar apenas partes separadas do teto, são três partes, uma sobre os bancos dianteiros, outra sobre os bancos traseiros, ou caso você queira dizer que têm a única picape conversível do Brasil é possível retirar o teto por completo, junto com a janela traseira e as colunas traseiras.

Para o Brasil, a Jeep reservou a Gladiator na configuração Rubicon, esse será a única versão do modelo oferecida no mercado nacional.

Apesar do visual clássico de Jeep, a picape não abre mão de alguns toques de modernidade, como os faróis que contam com iluminação total por LEDs e há uma pequena câmera posicionada na grade dianteira, que mostra o caminho à frente em direção ao para-choque, permitindo ao motorista enxergar o que se passa a frente dos pneus dianteiros, esta câmera possui até mesmo sistema para lavar a lente, através de um jato d’água, similar usado no lavador do para-brisa.

Interior Jeep Gladiator 2023

No interior, a lista de equipamentos da Jeep Gladiator 2023 agrada, inclui itens como central multimídia Uconnect com tela de 8.4 polegadas com Apple Car Play, Android Auto e GPS nativo, sistema de áudio premium com 9 alto falantes, subwoofer e 552 watts de potência, bancos em couro, volante em couro, computador de bordo com tela de 7 polegadas, ar condicionado digital automático dual zone, chave inteligente com partida remota na chave, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, tomadas USB tipo A e tipo C.

Porém a lista deixa de fora alguns itens comuns, que facilitariam demais a vida no dia a dia, há apenas câmera de ré e sensor de estacionamento na traseira, nada de sensor de estacionamento na dianteira ou um sistema de câmeras 360 graus, lembrando que estamos falando de uma picape grande, com praticamente 5.60 m de comprimento, que não caberá em qualquer vaga na cidade.

Há soluções interessantes no interior da Jeep Gladiator pensado para quem gosta de natureza, camping e etc, como uma tomada de 220 volts na traseira, uma caixa de som Bluetooth 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, a prova d’água e a poeira, ela fica escondida atrás do banco traseiro e pode ser levada nas incursões ou trilhas pelos ocupantes, o porta-luvas e o porta objetos que fica escondido embaixo do banco traseiro, possuem tranca com chave, o que é bastante útil para guardar no carro pertences de valor, útil por exemplo ao fazer alguma atividade ao ar livre e não quer levar celular, relógio, joias ou carteira.

Todo o piso da Gladiator é emborrachado, o que facilita bastante a limpeza, a Jeep desenvolveu um interessante sistema de escoamento de água para lavagem interna, que permite fazer uma lavagem do interior usando água corrente (foto acima).

Outro ponto positivo é com relação aos itens de segurança, apesar de ser claramente um modelo voltado a pratica de off-road e aventuras na natureza, a Jeep Gladiator traz cerca de 70 itens de segurança e conforto para a cidade, como piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, sistema de trafego cruzado na traseira na hora de dar marcha ré, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, além de airbags frontais e laterais, controles de tração e de estabilidade e por ai vai.

Motor V6 a gasolina na Jeep Gladiator 2023

Sob o capô talvez esteja a parte mais polêmica do Jeep Gladiator 2023, o motor a gasolina, sim talvez falte um pouco mais de força para quem está acostumado com picapes diesel, estamos falando do já conhecido V6 3.6L, aspirado e com injeção direta de combustível, este bloco desenvolve 284 CV de potência e 34.7 kgfm de torque. Vem associado com uma caixa automática de oito velocidades.

Só para efeito de comparação a Chevrolet S10 com seu motor diesel 2.8 turbo diesel, entrega mais de 50 kgfm de torque, enquanto o V6 da Gladiator para antes do 35 kgfm, uma baita diferença.

Mas afinal porque a Jeep usou o já antigo e beberrão 3.6 V6 ao invés do novo e mais econômico 2.0 turbo de 272 cv e 40 kgfm de torque, utilizado no Wrangler 2022. A resposta é simples, a capacidade reboque, como se trata de uma picape a capacidade de tração é um dos itens mais importantes, vamos explicar em números, enquanto o Wrangler 2.0 turbo puxa apenas 1.5 toneladas, o Gladiator com o seu motor 3.6 V6, traciona até 3.1 toneladas.

Motor diesel é opcional nos EUA

Lembrando que lá nos EUA o Jeep Wrangler e a picape Gladiator contam como um opcional de US$ 4.010 (R$ 21.000), o motor 3.0 V6 Eco Diesel, com 260 cv de potência e 60 kgfm de torque.

Porque não veio com motor diesel ?

Apenas US$ 4.000 dólares a mais pelo motor diesel. Poxa porque a Jeep não trouxe essa versão ao invés da V6 a gasolina ?

A resposta é a lei brasileira para carros diesel (MIC nº 346 lá de 1976), que exige para um veículo no Brasil usar diesel tenha capacidade de carga superior a 1.000 kg, no caso da Gladiator a capacidade de carga está longe disso 675 kg.

Desempenho bom…

Com o bloco 3.6 V6 a gasolina, o desempenho do Jeep Gladiator é bom, mesmo tendo longos 5.59 m de comprimento e pesando 2.261 kg, segundo dados de fábrica a Gladiator 2023 vai de 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e tem velocidade máxima de 156 km/h, a velocidade máxima é baixa devido a aerodinâmica pouco favorável.

Consumo da Gladiator assusta

O uso do “bigblock” 3.6 V6 cobra seu preço no consumo e autonomia, ele faz 6,5 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.

Com seu tanque de 83 litros de capacidade, a autonomia é de 540 km quando roda apenas na cidade, já na estrada essa marca fica em 614 km com um tanque cheio. Marcas não tão boas para uma picape normal, mas como aqui estamos falando de uma picape fora do normal e que custa R$ 500 mil, este não deve ser um fator de preocupação.

A Gladiator é um off-road 4×4 raiz…

Ok, o motor não é o ideal para uma picape de verdade, a capacidade de carga também não é boa, mas novamente lembramos que o Jeep Gladiator está longe de ser uma picape normal, ele permitirá você ir aonde outras pick ups comuns nem se atreveriam tentar chegar.

Começamos falando que a picape Jeep conta com eixos especiais próprios para off-road, feitos pela marca Dana, talvez uma das mais renomadas quando falamos em veículos off-road, tanto o eixo dianteiro quanto o traseiro usam eixo Dana® 44, com tubo extra robustos e forjados.

As partes mais importantes embaixo da Jeep Gladiator, como cárter, caixa de câmbio e de transferência, além do tanque de combustível, ficam protegidos por uma grossa chapa em aço, ainda na parte inferior do modelo há os chamados Rock Rail, ou trilhos de pedra, que vão de roda a roda, ajudando a proteger a cabine, há ainda trilhos de aço próprios para as rodas traseiras, estes trilhos de alta resistência evitam que a cabine ou o conjunto das rodas traseira raspem ou batam em pedras ou no próprio solo, ao encarar uma trilha mais pesada.

Por fim terminamos de falar sobre a capacidade off-road falando sobre a tração 4×4 da Gladiator, ela conta com o sistema Rock-Trac® patenteado pela Jeep, apesar de contar com câmbio automático de 8 marchas, o Jeep Gladiator vem com uma caixa de transferência especial secundária com 5 posições, relação reduzida de 4:1 e Crawl Ratio de 77:1, que permite se obter o máximo de força do motor mesmo em baixa velocidade – por isso são duas alavancas de câmbio, uma para uso normal e outra para off-road.

Porém, caso você não queira se preocupar em escolher a tração, basta acionar o sistema “Off-Road +”, que quando ativado, ajusta automaticamente a Gladiator para as condições do terreno no momento, alterando a reposta do acelerador, controle de tração, câmbio de acordo com a situação.

Mas se você gosta de um off-road mais raiz, há os modos “4HI” um 4×4 para velocidade maiores como estradas de terra batida ou dunas, além do 4-LO a já conhecida tração 4×4 reduzida, ideal para vencer terrenos mais difíceis como lama ou pedras.

A Jeep Gladiator conta com bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro, além de um interessante sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira, basta apertar o botão “Swar Bar” no painel, que a barra estabilizadora é desconectada, aumentando a flexibilidade do eixo dianteiro.

Analise, entrega muito, o problema é o preço

Enfim a Jeep Gladiator 2023 é uma baita picape, um produto exclusivo no mercado, tem um estilo único, é versátil, e possui capacidade off-road não encontrada em nenhuma outra pick up, é uma pena que seu preço no Brasil seja para poucos.

Os R$ 500.000 pedidos, são proibitivos, vale lembrar que no estado de SP seu valor é ainda mais salgado R$ 516.000, devido ao ICMS maior cobrado por este estado. Isso sem contar o custo alto com o IPVA e seguro, que se somados ficam na faixa dos R$ 40.000 ao ano.

Você poderá aluga-la…

Para quem quer desfrutar de tudo o que a Jeep Gladiator oferece, sem ter de comprometer os R$ 500.000, além de arcar com os gastos de documentação, seguro revisões e etc, a opção é adquirir a Gladiator no sistema Flua, um plano de assinatura que tem mensalidade na faixa dos R$ 13.000 ao mês, é uma espécie de aluguel feito com a própria Jeep, e já inclui todos os gastos com o veículos, porém ele é ofertado apenas em pacotes fechados com 12, 24 ou 36 meses, e tem quilometragem limitada, variando entre 500 km até 3 mil km ao mês.

O que cá entre nós, não é um negócio muito vantajoso, pagando os R$ 13.700 mensais do pacote mais básico. Após 1 ano você terá gasto R$ 164.000, o equivalente a cerca de 33 % do valor do carro, porém você será dono de 0% do veículo, nem mesmo um parafuso para chamar de seu.

Fonte: Stellantis

Equipe Encontracarros

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