Clique na imagem para ampliar – Alta resolução
Lançado em 2006 com a missão de rivalizar com SUVs de alta performance como Porsche Cayenne Turbo, Land Rover Range Rover Supersport, Mercedes ML 63 AMG e BMX X6M, o Grand Cherokeek SRT8 nunca foi pário para os seus rivais europeus. Porém a Jeep pretende mudar isto com a nova geração do modelo que foi totalmente redesenhado e agora ficou mais veloz e luxuoso.
Para fazer sucesso o Grand Cherokee SRT8, aposta na seguinte receita. Aliar um design extremamente marcante, com um interior refinado e muita esportividade, traduzida em um ótimo desempenho e dirigibilidade. Para completar um preço abaixo do que os seus concorrentes, a Jeep ainda não revelou quanto o SRT8, irá custar, porém certamente será menos do que um Porsche Cayenne ou BMW X6M.
Visualmente o SRT8 se distingue do Grand Cherokee normal pelo seu visual mais imponente e agressivo. O utilitário esportivo recebeu uma nova grade, para choque dianteiro mais musculoso com entradas de ar maiores e equipado com chamativas luzes LEDs que se mantém acesas mesmo durante o dia, há ainda novas e exclusivas rodas de alumínio forjado cromadas de 20 polegadas, calçadas por pneus esportivos de baixo perfil P295/45ZR20 Pirelli PZero , enquanto na traseira o para-choque ficou mais encorpado e ostenta as enormes saídas dupla de escapamento com ponteiras de 4 polegadas (10 cm).
Equipado com a nova geração do lendário motor HEMI, o Grand Cherokee SRT8 2012 é simplesmente o Jeep mais potente já construído. O propulsor 6.4 L V8 desenvolve 465 CV de potência (45 cv a mais do que a antiga geração – porém ainda perde feio em potência para os SUVs europeus que já apresentam em torno dos 500 a 550 cv de força), mais impressionante ainda é o seu desempenho. Segundo a montadora são necessários apenas 4.8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 250 km/h por questões de segurança. Este V8 pode ter até 4 de seus 8 cilindros desligados quando não é exigida toda a potência do motor, isto ajuda em muito a diminuir o consumo de combustível, que alias a Chrysler não revela, afirma apenas que o Cherokee SRT8 tem autonomia total de 720 km.
Como não estamos falando de um modelo coupê esportivo e sim de um SUV 4×4 que pesa mais de 2 toneladas, o poder de parar é muito importante, por isto o sistema de frenagem foi desenvolvido pela Brembo, e traz enormes discos ventilados nas quatro rodas (com medidas de 38 cm na dianteira e 35 cm na traseira) que permite ao SRT8 parar vindo de 96 km/h em apenas 35 metros.
Ainda segundo a Chrysler o Cherokee SRT8 2012 faz o teste de 0 km/h-160 km/h-0 km/h em 16 segundos
O câmbio é automático de cinco velocidades, do tipo AutoStick que traz a opção de se realizar as trocas de marchas de forma manual, através de borboletas posicionadas atrás do volante, ainda falando na parte mecânica outro recurso interessante é a suspensão ajustável, o conjunto pode se ajustar automaticamente analisando várias entradas como velocidade, piso em que se anda, peso do carro e etc, ou manualmente através de um botão no painel. No total há 5 modos: Auto, Sport, Tow (provem um condução mais segura próprio para quando o carro está carregado), Track (na qual se pode aproveitar toda a potência do carro), e Snow, (que ajusta o conjunto de suspensão e os controles eletrônicos do carro para se obter a melhor tração em condições de piso escorregadios).
No interior do novo Cherokee SRT8 o destaque fica por conta do acabamento, mais ousado do que as demais versões, há detalhes em fibra de carbono no painel e nas portas, os bancos possuem revestimento especial em couro Nappa, os pedais e alguns componentes são em alumínio. Há ainda algumas mordomias, como bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento, ajustes elétricos com memória e um moderno sistema multi-mídia, com tela touch-screen, que integra entre outras funções comandar o respeitável sistema de som de 825 watts e 19 alto-falantes, e o rádio por satélite Sirius, com CD/DVD/Mp3/Bluetooth. Há ainda controle climático com zonas independentes de temperatura e dezenas de equipamentos de segurança de última geração, como airbags frontais, laterais, do tipo cortina e dispositivos de segurança ativa.
Ao todo são mais de 40 itens de segurança, entre airbags, câmeras, os freios Brembo e sistemas como o Adaptative Control Cruise (ACC), que através de sensores mantém uma distância segura do veículo que vai à frente. Há ainda o Electronic Stability Control (ESC), controle eletrônico de subidas (Hill-start Assist – HSA), e Tire-pressure monitoring (TPM) e uma vasta sopa de letrinhas como BSM, ERM, EARS entre outros dispositivos.
Nos EUA o novo Grand Cherokee SRT8 chega as lojas no começo do segundo semestre, já no Brasil o lançamento desse SUV com temperamento de superesportivo deverá acontecer no final de 2011. Certamente ale será uma opção a ser considerado para aqueles que pretende comprar um SUV de luxo e gostam de esportividade.
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a versão Virtus Sense, a mais barata…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
A Honda vai lançar no inicio do próximo ano (2025) no Brasil a versão renovada…
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Richard,Aqui no Brasil ta em torno dos 200 a 250 mil.Mas se for da um carrinho que perde feio para mercedes e porsche eu pagaria 20 mil a mais e dava um carro de vdd para um filho meu... to t falando cara..vai gastar 250 mil a toa
esse carro ele e top vou dar um de surpresa para o meu filho.gostaria de saber quanto ta esse carro
ESSE CARRO CHEGOU PA FICAR NA FRENTE EM TODAS AS CATEGORIAS SIMPLESMENTE O CARRO. MUITO LINDO MEU SONHO.
oi, lindo carro, eu queria saber se este carro ja tem aqui no brasil? e se ele tam teto panoromico.
pensei que ele era mais potente tipo 600cv
lindo carro. ele tambem vem com teto panaromico?
Muito bom, porem poderia ter um motor mais potente, potência nunca é demais.