A Jeep divulgou oficialmente nessa última segunda feira (10 de janeiro), a primeira imagem do novo Jeep Renegade 2023, a aguardada versão reestilizada do SUV chegará ao mercado trazendo uma série de novidades. Do design que passou por um leve facelift ao novo motor T270 Turbo Flex, que estará presente em todas as versões.
Índice desta matéria
Assim como ocorreu com o Compass reestilizado no último ano, as mudanças do Renegade 2023 foram tímidas e sutis, mas vamos tentar detalha-las. O Jeep Renegade 2023 trará como novidades visuais um novo para-choque frontal mais volumoso e com os nichos dos farois de neblina reestilizados, alias os faróis de neblina também são novidades terão agora iluminação por LED, já a tradicional grade de sete barras ficou menor e mais estreita, apesar de não parecer os faróis redondos também foram atualizados, ficaram menores e ganharam uma nova iluminação por LEDs. Além disso as setas, antes posicionadas no para-choque, agora ficarão dentro dos faróis em LED, por fim as tomadas de ar dianteiras também foram modificadas (compare o Renegade novo na foto acima, com o modelo atual na foto abaixo).
Nas laterais praticamente não há mudanças, o SUV recebeu apenas novos retrovisores maiores e mais modernos, além de novas opções de rodas em liga leve, já na traseira há um novo conjunto de lanternas com aspecto mais futurista e iluminação em LED com efeito 3D, e o para-choque traseiro também foi redesenhado. Esse será o facelift mais robusto realizado no Jeep Renegade desde o seu lançamento em 2015 no Brasil.
Por dentro a Jeep buscou criar uma cabine mais refinada e tecnológica para o Renegade 2023. O volante passará é ser semelhante ao dos carros mais caros da marca, como o Compass e Commander. Outro diferencial é o painel de instrumentos que agora será totalmente digital e configurável tendo 7 polegadas, a peça é semelhante a usada na picape Fiat Toro. Porém infelizmente a central multimídia de 10.1 polegadas do tipo flutuante que estreou no Compass ficou de fora, a Jeep optou por apenas atualizar a já usada multimídia de 8.4 polegadas do Renegade que já é bastante moderna, conta com inovações como internet 4G e WiFi.
A grande novidade do Jeep Renegade 2023 estará embaixo do capô, finalmente o SUV recebeu o motor 1.3L Turbo da Fiat, chamado de T270, o bloco capaz de desenvolver 180 cv com gasolina ou 185 CV de potência com etanol, para um torque de 27 kgfm independente do combustível, o motor turbo flex estará disponível tanto para as versões 4X2 quanto para as configurações 4X4 do Renegade, ele trabalhará em conjunto com uma caixa de câmbio automática de nove velocidades (o câmbio automático de seis marchas alvo de inúmeras críticas por problemas foi descontinuado).
A Fiat retirou de linha o motor diesel do Renegade brasileiro, ou seja, todas as versões do modelo 2023 virão apenas com motor 1.3 turbo flex de 185 cv. Apesar de que muita gente amava o motor diesel, a Stellantis (grupo Fiat) está adotando a estratégia de finalizar a produção de motores diesel em todo mundo. Um substituto teórico para o Renegade diesel, é a versão híbrida 4Xe do Renegade que chegará ainda em 2022, movida pelo motor flex e também por um motor elétrico, tendo como grande diferencial a capacidade de rodar apenas com o motor elétrico e recarregar as baterias na tomada.
O novo motor 1.3L Turbo Flex tenta oferecer o melhor de dois mundos para o Renegade, um consumo de combustível mais baixo e um melhor desempenho em relação ao antigo motor 1.8L E.Torq que será descontinuado na linha 2023. Segundo dados de fábrica, o Jeep Renegade 2023 com motor 1.3L Turbo Flex vai de 0 a 100 km/h em 9.7 segundos com etanol e atinge a mesma marca em 9.9 segundos com gasolina.
Já a velocidade máxima é de até 202 km/h, contra 190 km/l do Renegade 1.8L que tinha apenas 148 cv e sofria para empurrar o Renegade.
O consumo ainda não foi divulgado, porém é esperado que o Renegade consiga superar a marca de 12 km/l na estrada com gasolina, só lembrando que o antigo motor 1.8 eTorQ raramente conseguia fazer mais de 10 km/l.
A expectativa é de que o Jeep Renegade 2023 seja oficialmente apresentado a imprensa agora fevereiro de 2022 e chegue às ruas no primeiro trimestre desse ano, os preços ainda não foram revelados, porém esperamos que haja um ligeiro aumento, lembrando que a versão híbrida 4Xe só deve chegar no final de 2022.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.